ARTE - CMSP REPOSITÓRIO - 2º Bimestre 2021


ARTE

1 - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

2 - ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

3 - ENSINO MÉDIO

4 - EJA - ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

5 - EJA -  ENSINO MÉDIO

 

1 - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


1º ANO - 2º BIMESTRE  - 2021

 HABILIDADES ESSENCIAIS

 OBJETOS DO CONHECIMENTO

Habilidade Essencial (EF01AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em seu cotidiano (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

CMSP: 05/05 – DANÇAS.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10000&id=454

CMSP: 12/05 CRIANDO NOSSA DANÇA.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10432&id=454 

Contextos e práticas

formas distintas de manifestações da dança presentes em seu cotidiano (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas)

Habilidade Essencial (EF01AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.

CMSP: 19/05 MOVIMENTOS

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11633&id=454

CMSP:26/05 MOVIMENTOS II

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11663&id=454II    

Elementos da linguagem

Formas de orientação no espaço deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.

Ritmos de movimento lento, moderado e rápido.

Habilidade Essencial (EF01AR12) Dialogar, com respeito e sem preconceito, sobre as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

CMSP 09/06: RESPEITO DA DANÇA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14219&id=454   

CMPS 16/06 - EXPERIÊNCIAS DA DANÇA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12798&id=454 

Processo de Criação

Experiências pessoais e coletivas em dança

Habilidade Articuladora e Essencial (EF15AR23) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

CMSP: 02/06 Brincando com Som I

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9263&id=454

CMSP 23/06: BARANGANDÃ

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12840&id=454

CMSP: 30/06 IAPO


 

2º ANO - 2º BIMESTRE  - 2021

 HABILIDADES ESSENCIAIS

 OBJETOS DO CONHECIMENTO

Habilidade Essencial (EF02AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular paulista de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

CMSP: 19/05 DANÇA EM SÃO PAULO I

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11635&id=488

CMSP: 26/05 DANÇA EM SÃO PAULO II

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12662&id=488 

Contextos e práticas

Formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança.

 

Habilidade Essencial (EF02AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.

CMSP: 09/06 ORIENTAÇÃO E MOVIMENTOS  

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12769&id=488

CMSP 16/06: Conhecendo os Movimentos

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12800&id=488

Elementos da linguagem

Diferentes formas de orientação no espaço;

Ritmos de movimento.

 

Habilidade Essencial (EF02AR12) Dialogar, com respeito e sem preconceito, sobre as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

Processos de criação

Experiências pessoais e coletivas em dança.

Habilidade Essencial e Articuladora (EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

CMSP 23/06: Barangandã                               

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12842&id=488 

Matrizes estéticas e culturais

Brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias;

Diferentes matrizes estéticas e culturais.

Habilidade Essencial (EF01AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em seu cotidiano (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

CMSP: 05/05 – RODA CANTADA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10002&id=0

CMSP: 12/05 BRINCADEIRA RITMICA E EXPRESSIVA.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9935&id=488

Contextos e práticas

●Formas distintas de manifestações da dança presentes em seu cotidiano (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas).

Habilidade Essencial (EF01AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.

Elementos da linguagem

Formas de orientação no espaço deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.

Ritmos de movimento lento, moderado e rápido.

Apreciar e experimentar sonorização de histórias, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais.

MEU SOM I

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9266&id=488

1º Bimestre

3º ANO - 2º BIMESTRE  - 2021

 HABILIDADES ESSENCIAIS

 OBJETOS DO CONHECIMENTO

Habilidade Essencial (EF03AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular brasileira de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

CMSP: 12/05 CULTURA DA DANÇA. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10005&id=522

CMSP: 19/05 OUTRAS DANÇAS.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11549&id=522

Contextos e práticas

Formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança.

Habilidade Essencial (EF03AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.

CMSP: 26/05 CORPO E DANÇA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11581&id=522

Elementos da Linguagem

Relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal

Habilidade Essencial (EF03AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.

CMSP 16/06: MISTURANDO OS MOVIMENTOS

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13467&id=522

Elementos da Linguagem

Formas de orientação no espaço;

Ritmos de movimento.

Habilidade Essencial (EF03AR11) Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, tendo as brincadeiras infantis como fonte geradora, utilizando-se dos elementos estruturantes da dança.

CMSP 23/06: Improvisando com Barangandã

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13526&id=522

Processo de Criação

Movimentos dançados

Elementos estruturantes da dança: movimento corporal, espaço e tempo.

Habilidade Essencial (EF02AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular paulista de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

CMSP: 05/05 – DANÇAS E MATRIZES

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9938&id=0

Contextos e práticas

Formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança

 

Habilidade Essencial (EF02AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.

Elementos da Linguagem

 diferentes formas de orientação no espaço

ritmos de movimento

Habilidade(s): Explorar e perceber o próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal) como fonte sonora.                                                                                   

CMSP 02/06: FONTES SONORAS

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9269&id=522  

1º Bimestre

4º ANO - 2º BIMESTRE  - 2021

 HABILIDADES

 OBJETOS DO CONHECIMENTO

Habilidade Essencial (EF04AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular de diferentes países, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

CMSP: 19/05 REPERTÓRIO CULTURAL I

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11551&id=557

CMSP: 26/05 REPERTÓRIO CULTURAL II

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11584&id=557

Contextos e Práticas

●Formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança.

 

 

Habilidade Essencial: (EF04AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.

 

Elementos da Linguagem

Relação entre as partes do corpo e destas com o todo corporal.

Habilidade Essencial (EF04AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.

CMSP 16/06: Construindo a Dança

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13470&id=557

Elementos da Linguagem

Formas de orientação no espaço;

Ritmos de movimento.

 

Habilidade Essencial (EF04AR11) Explorar, criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, a partir das manifestações da dança presentes na cultura brasileira, utilizando-se dos elementos estruturantes da dança.

Processos de criação

.Movimentos dançados;

Elementos estruturantes da dança.

 

Habilidade Essencial (EF03AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular brasileira de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

CMSP 05/05: DANÇA E MOVIMENTO.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10008&id=0

CMSP 12/05: MATRIZES DA DANÇA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9941&id=557

Contextos e práticas

Formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança.

Habilidade Essencial (EF03AR11) Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, tendo as brincadeiras infantis como fonte geradora, utilizando-se dos elementos estruturantes da dança.

CMSP 23/06: IMPROVISANDO COM BARANGANDÃ

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13529&id=557

Processos de criação

Movimentos dançados

Elementos estruturantes da dança: movimento corporal, espaço e tempo.

Título da aula: Notação Musical

Habilidade(s): Explorar e reconhecer o desenho como forma de registro musical não convencional (representação gráfica de sons) e reconhecer a notação musical convencional, diferenciando-a de outros sinais gráficos.

CMSP 02/06:NOTAÇÃO MUSICAL

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9272&id=557


1º Bimestre

5º ANO - 2º BIMESTRE  - 2021

 

HABILIDADES

 

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Habilidade Essencial (EF05AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

CMSP 12/05: TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEA I

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9944&id=591

CMSP 19/05: TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEA II

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11526&id=591

CMSP 26/05: EXPERIMENTOS DA DANÇA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11529&id=591

Contextos e práticas

Formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança.

 

Habilidade Essencial (EF05AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.

 

Elementos da Linguagem

Relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal.

Habilidade Essencial (EF05AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.

CMSP 16/06:  DANÇA É SEMPRE IGUAL?

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13779&id=591

  Elementos da Linguagem

Formas de orientação no espaço - deslocamentos, planos, direções e caminhos;

Ritmos de movimento - lento, moderado e rápido.

Habilidade Essencial (EF05AR11) Explorar, criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, a partir das manifestações da dança presentes na cultura mundial, utilizando-se dos elementos estruturantes da dança.

CMSP 23/06:  Improvisando com Barangandã

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13802&id=591

Processos de criação

 movimentos dançados;

elementos estruturantes da dança.

Habilidade Essencial (EF04AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular de diferentes países, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

CMSP: 05/05 – MANIFESTAÇÕES DA DANÇA.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10011&id=0

Contextos e práticas

●Formas distintas de manifestações tradicionais; e contemporâneas da dança.

 

Habilidade Essencial (EF04AR11) Explorar, criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, a partir das manifestações da dança presentes na cultura brasileira, utilizando-se dos elementos estruturantes da dança.

Processos de criação

.Movimentos dançados;

Elementos estruturantes da dança.

Explorar e perceber elementos da natureza como fontes sonoras, considerando os elementos constitutivos da música.

CMSP 02/06 SONS NATURAIS.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9272&id=557

1º Bimestre

 



2 - ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 

6º ANO - 2º BIMESTRE  - 2021

 HABILIDADES ESSENCIAIS

OBJETOS DE CONHECIMENTO

(EF06AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, Contextos e práticas grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.

CMSP 10/05:  DANÇAS FOLCLÓRICAS BRASILEIRAS  https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11268&id=321

CMSP 07/06:  GRUPOS E COLETIVOS DA DANÇA FOLCLÓRICA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12207&id=321

CMSP 21/06: FOLGUEDOS

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12249&id=321

Contextos e práticas                    Diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas;                                                      

Artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros, de dança, de diferentes épocas.

(EF06AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas manifestações da dança em sua história tradicional e contemporânea.

CMSP 17/05:  ELEMENTOS DO MOVIMENTO DANÇADO.  https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12020&id=321

Elementos da linguagem

Elementos constitutivos do movimento

Dança folclórica paulista e brasileira

(EF06AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

CMSP 24/05:  UM CORPO QUE DANÇA.  https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11324&id=321

CMSP 31/05:  CENÁRIO DA DANÇA FOLCLÓRICA  https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12187&id=321

Elementos da linguagem

Fatores do movimento - tempo, peso, fluência e espaço

(EF06AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.

CMSP 14/06:  ESPAÇOS DA DANÇA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12228&id=321

Processos de criação

Elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora)

Espaços (convencionais e não convencionais) das danças folclóricas paulistas e brasileiras

(EF05AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

CMSP 03/05: MANIFESTAÇÕES TRADICIONAIS E CONTEMPORÂNEAS DA DANÇA.                         https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10183&id=321

CMSP 28/06: MÃO NA MASSA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12270&id=321

Contextos e práticas

Formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança.

 

(EF05AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.

Elementos da Linguagem

Relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal.


7º ANO - 2º BIMESTRE  - 2021

 HABILIDADES ESSENCIAIS

 OBJETOS DE CONHECIMENTO

(EF07AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação das danças clássica e moderna, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

CMSP 03/05:  DANÇAS FOLCLÓRICAS  https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10186&id=353

CMSP 10/05:  EXPRESSÃO DA DANÇA CLÁSSICA.  https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11270&id=353

CMSP 21/06:   ESTILOS DE BALÉ

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12345&id=353

CMSP 28/06: FIGURAS FEITO A MÃO

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12442&id=353

Contextos e práticas

Diferentes formas de expressão, representação e encenação das danças clássica e moderna;

Composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

(EF07AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas diferentes manifestações das danças clássica e moderna, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.

CMSP 17/05:  MOVIMENTOS DA DANÇA CLÁSSICA  https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12022&id=353

Elementos da linguagem

Elementos constitutivos do movimento dançado nas diferentes manifestações das danças clássica e moderna;

Dança em sua história tradicional e contemporânea.

(EF07AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

CMSP 24/05:   O Corpo e a Dança  https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12497&id=353

CMSP 21/06: DESLOCAMENTO DO CORPO DA DANÇA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12366&id=353

Elementos da linguagem

Fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço).

(EF07AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos das danças clássica e moderna (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.

CMSP 3105:  CENÁRIO DA DANÇA FOLCLÓRICA  https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12306&id=353

CMSP 0706:  INDUMENTÁRIA DA DANÇA CLÁSSICA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12324&id=353

Processos de criação

Elementos das danças clássica e moderna (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.).

(EF06AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.

Contextos e  prática 

Diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas;                                                

Artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros, de dança, de diferentes épocas.

(EF06AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.

 

Processos de criação

Elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora);

Espaços (convencionais e não convencionais) das danças folclóricas paulistas e brasileiras.


8º ANO - 2º BIMESTRE  - 2021

 HABILIDADES ESSENCIAIS

 OBJETOS DE CONHECIMENTO

(EF08AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.

CMSP 03/05:  DANÇA CLÁSSICA  https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10189&id=385

CMSP 10/05:  MATRIZES DA DANÇA  https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11272&id=385

CMSP 07/06:  SAMBA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12430&id=385

Contextos e práticas

Formas de expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira;

Composições de dança.

(EF08AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

CMSP 17/05:  FATORES DO MOVIMENTO  https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12024&id=385

Elementos da linguagem

Fatores do movimento (tempo, peso, fluência e espaço).

(EF08AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.            

 CMSP 24/05:  DANÇA E IMPROVISO

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13008&id=385

 CMSP 21/06: IMPROVISO NA PRÁTICA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12528&id=385

Processos de criação

Procedimentos de improvisação e criação do movimento.

(EF08AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

CMSP 31/05:  COMPOSIÇÃO DA DANÇA.  https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12412&id=385

CMSP 14/06:  JOGOS E SUAS MATRIZES

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12507&id=385

CMSP 28/06: BRINCADEIRA DE FAZER

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12578&id=385

Processos de criação

Brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira.

(EF07AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação das danças clássica e moderna, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas

Contextos e práticas

Diferentes formas de expressão, representação e encenação das danças clássica e moderna;

Composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

(EF07AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos das danças clássica e moderna (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.

Processos de criação

Elementos das danças clássica e moderna (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.).




























9º ANO - 2º BIMESTRE  - 2021

 HABILIDADES ESSENCIAIS

 OBJETOS DE CONHECIMENTO

(EF09AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança contemporânea, incluindo aquelas que envolvem recursos de tecnologias digitais, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

CMSP 03/05: DANÇAS BRASILEIRAS  https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10192&id=417

CMSP 10/05: DANÇA CONTEMPORÂNEA  https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11274&id=417

CMSP 07/06: DANÇA E TECNOLOGIA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12644&id=417  

CMSP 28/06: CRIAÇÃO DE DANÇAS AUTORAIS

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12880&id=417

Contextos e práticas

Formas de composição, expressão, representação e encenação de dança contemporânea;

Composições de dança

(EF09AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado nas diferentes manifestações da dança contemporânea, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.

CMSP 17/05: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO MOVIMENTO         https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12025&id=417

Elementos da linguagem

Elementos constitutivos do movimento cotidiano;

Elementos constitutivos do movimento dançado;

(EF09AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais, como também fatos, notícias, temáticas e situações atuais, como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

CMSP 14/06: JOGOS E DANÇAS

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12680&id=417

Processos de criação

Brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações da dança contemporânea

(EF09AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos da dança contemporânea (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc., incluindo o recurso a tecnologias digitais) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.

CMSP 24/05: O CENÁRIO DA DANÇA  https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13894&id=417

CMSP 31/05:  ELEMENTOS DA DANÇA CONTEMPORÂNEA  https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12570&id=417

CMSP 21/06: FORMAS E EXPRESSÃO NA DANÇA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12831&id=417

Processos de criação

● Elementos da dança contemporânea (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc).

(EF08AR09) Pesquisar e analisar diferentes Contextos e práticas formas de expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.

Contextos e práticas

Formas de expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira.

Composições de dança

(EF08AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

Processos de criação         

Brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira.




 


3 - ENSINO MÉDIO

1ª SÉRIE DO EM

HABILIDADE

OBJETOS DO CONHECIMENTO

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

 

Patrimônio cultural

(EM13LGG601) Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.

CMSP 28/05: PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E MEDIAÇÃO CULTURAL.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11745&id=6

CMSP 11/06HERANÇA CULTURAL E MATRIZES ESTÉTICAS.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13040&id=6

-Patrimônio artístico e processos de legitimação.

- Mediação Cultural – Imagens estáticas e em movimento de artes visuais, dança, música e teatro.

-Patrimônio Cultural: Patrimônio Cultural material e imaterial

-Saberes Estéticos e Culturais: Herança cultural, matrizes estéticas, políticas culturais, educação patrimonial, memória coletiva, restauração e tombamento.

(EM13LGG305) Mapear e criar, por meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política, artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária e ética.

CMSP 11/06:  Processos de criação e saberes estéticos e culturais em arte.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13080&id=6

- Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

CMSP 14/05:  MÚSICA POPULAR E RITMOS POPULARES BRASILEIROS: O SAMBA (PARTE 1).

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9875&id=6

-Práticas de linguagem e atuação social, política, artística e cultural - Mediação Cultural – Imagens estáticas e em movimento de artes visuais, dança, música e teatro. -Processo de Criação: Construção de um Clown e Projeto de grafite -Saberes estéticos e culturais: Profissional DJ, profissional da dança, Doutores da Alegria, Clown, Commedia Dell’arte, Mímica, Improvisação, Pantomima, Grafite, Inclusão social, Deficiência (visual, auditiva, física e intelectual).

Habilidade: (EM13LGG704 ) Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede.

- Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

CMSP 30/04   ELEMENTOS DA LINGUAGEM - CONCEITOS E DEFINIÇÕES

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9305&id=6

Objetos do Conhecimento: Processos de pesquisa, busca de informação e cultura de rede.

- Mediação Cultural: Imagens estáticas e em movimento.

- Processos de Criação: Linha do Tempo.

- Saberes estéticos e culturais: História da Arte, Identidade Visual - Cabelo, adereços, figurinos e maquiagem.


2ª SÉRIE DO EM

 HABILIDADES

OBJETOS DE CONHECIMENTO / CONTEÚDOS

(Retomada) Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, dança, música e teatro gerando projetos de intervenção na escola.

CMSP 14/05: INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS EM ARTES VISUAIS E DANÇA.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10270&id=36

CMSP 28/05: INTERVENÇÃO ARTÍSTICA E PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTES VISUAIS E DANÇA.  

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11748&id=36

CMSP 11/06: INTERVENÇÃO ARTÍSTICA E PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM MÚSICA E TEATRO.

Modos de intervenção artística e seus processos de criação em artes visuais, dança, música e teatro.

 

Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo.

CMSP 25/06:  RELAÇÕES ENTRE AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS E A FORMA-CONTEÚDO

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13291&id=62

Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada.

CMSP 30/04: OS PROCESSOS CRIATIVOS ARTÍSTICOS.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9306&id=36

As linguagens das linguagens artísticas

Produzir poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação.

A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das linguagens artísticas;




















3ª SÉRIE DO EM

 HABILIDADE

OBJETOS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDOS

(Retomada) Inventar e elaborar a escrita de pré-projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a realização do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno, no segundo semestre.

CMSP 28/05:  OPERAÇÃO POÉTICA EM PRÉ-PROJETOS INDIVIDUAIS OU COLABORATIVOS.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11752&id=62

A operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da gramática das linguagens artísticas.

Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo.

Investigar novas possibilidades como videodança e performance em dança.

CMSP 11/06: DIÁLOGO ENTRE CORPO E COMUNICAÇÃO VISUAL.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13209&id=62

Percursos de experimentação do corpo em diálogo com os meios de comunicação virtuais.

Registrar, produzir e divulgar um processo de criação em dança que use a tecnologia e ambientes digitais.

CMSP 25/06/2021: RELAÇÕES ENTRE PÚBLICO, OBRA E VISUALIDADES.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13291&id=62

Relações entre público e obra e visualidades

Compreender a Integração entre as Linguagens Artísticas.

CMSP 30/04: ENTRELACE ENTRE TECNOLOGIAS, MÍDIAS E ARTE.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9307&id=62

CMSP 14/05: INTEGRANDO AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10274&id=62

- Integração entre as artes visuais e dança.

- Integração entre as artes visuais e música.

- Integração entre as artes visuais e teatro.


 


4 - EJA ENSINO FUNDAMENTAL

EJA - 6º ANO – I TERMO

HABILIDADE

Reconhecer e apreciar artistas, grupos e coletivos cênicos de circo-teatro (teatro circense) e circo paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.

CMSP 06/05: GÊNEROS TEATRAIS

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11911&id=0

Investigar, identificar e analisar a comédia e a farsa como gêneros teatrais e a relação entre as linguagens teatral e circense em diferentes tempos e espaços, aprimorando a capacidade de apreciação estética teatral.

CMSP 20/05: COMÉDIA E FARSA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12716&id=0

Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista e maquiador/visagista etc.) e compreender a relação entre elas nos processos de criação de personagem.

CMSP 03/06:PROFISSÕES TEATRAIS

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14278&id=0

Explorar e analisar paisagem sonora, sons corporais e instrumentos musicais não convencionais e outros materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características dessas fontes e materiais sonoros.

CMSP 17/06: PAISAGEM SONORA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14603&id=0



EJA - 7º ANO - II TERMO

HABILIDADE

Compor cenas, performances, esquetes e improvisações com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), explorando o teatro de animação e considerando a relação com o espectador.

CMSP 06/05: PERFORMANCE E IMPROVISO

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11912&id=0

Pesquisar, apreciar e analisar mosaico, escultura, muralismo e assemblage nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

CMSP 20/05: MOSAICO

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12717&id=0

Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais do mosaico, da escultura, do muralismo e da assemblage, contextualizando-os no tempo e no espaço.

CMSP 03/06:  MOSAICO E SEUS ESTILOS

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14279&id=0

Pesquisar, apreciar e analisar mosaico, escultura, muralismo e assemblage nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

CMSP 17/06: ESCULTURA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14604&id=0


EJA - 8º ANO - III TERMO

HABILIDADE

Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

CMSP 06/05: COMPOSIÇÃO MANIFESTAÇÃO CÊNICA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11956&id=0

Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho.

CMSP 20/05:  PROFISSÕES TEATRAIS

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12719&id=0

Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latinoamericanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

CMSP 03/06: DESENHO DE CULTURA AFRICANA E INDÍGENA (BRASILEIRA E LATINO AMERICANA)

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14281&id=0

Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais de culturas indígenas (brasileiras e latinoamericanas) e africanas, contextualizando-os no tempo e no espaço.

 CMSP 17/06: ESTILOS DE DESENHO EM DIFERENTES CULTURAS

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14606&id=0


EJA - 9º ANO - IV TERMO

HABILIDADE

Investigar, identificar e analisar o drama como gênero teatral e a relação entre as linguagens teatral e cinematográfica e as tecnologias digitais em diferentes tempos e espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro, aprimorando a capacidade de apreciação estética teatral.

CMSP 06/05: TEATRO, CINEMA E TECNOLOGIA.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11957&id=0

Investigar, identificar e analisar o drama como gênero teatral e a relação entre as linguagens teatral e cinematográfica e as tecnologias digitais em diferentes tempos e espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro, aprimorando a capacidade de apreciação estética teatral.

CMSP 20/05: TEATRO E TECNOLOGIA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12721&id=0

Pesquisar, apreciar e analisar fotografia, grafite, escultura, intervenção e outras modalidades da arte pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

CMSP 03/06:  ESCULTURA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14283&id=0

Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais da fotografia, do grafite, da escultura, da intervenção e de outras modalidades da arte pública contemporânea, contextualizando-os no tempo e no espaço.

CMSP 17/06: ESTILOS DE ESCULTURAS

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14608&id=0


 


5- EJA ENSINO MÉDIO

EJA - 1ª SÉRIE EM - I TERMO

HABILIDADE

Analisar o lugar-espaço-escola como modo de fazer uma leitura-sondagem detonadora de questões propositivas para a intervenção;

CMSP 06/05 INTERVENÇÃO EM ARTE: PROJETOS POÉTICOS NA ESCOLA – 2º BIMESTRE – AULA 06

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11913&id=246

Identificar, com base em registros de projetos, ideias de intervenção em artes visuais, dança, música e teatro.

CMSP 27/05:  PATRIMÔNIO CULTURAL E AS MEMÓRIAS COLETIVAS

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14530&id=246

-Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais, dança, música e teatro gerando projetos de intervenção na escola;

- Utilizar conhecimentos sobre a intervenção em artes visuais, para elaborar e realizar na escola projetos individuais ou colaborativos visando à mediação cultural na escola;

CMSP 17/06: OS PROCESSOS CRIATIVOS ARTÍSTICOS.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14605&id=246


EJA - 2ª SÉRIE EM - II TERMO

HABILIDADE

Reconhecer a invenção poética durante o fazer da contrução artística criando seu modo de fazer. 

CMSP 06/05: POÉTICAS PESSOAIS E/OU DE PROCESSOS COLABORATIVOS

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11914&id=262

Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança.

CMSP 27/05: TEMPO DE FAZER, GERANDO O MOSTRAR

 https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13997&id=262

Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo.

CMSP 09/06: AÇÃO DRAMÁTICA: O TEATRO.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12141&id=262

Operar com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou de processos colaborativos.

CMSP 17/06: TEMPO DE FAZER, GERANDO O MOSTRAR

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14607&id=262



EJA - 3ª SÉRIE EM - III TERMO

HABILIDADE

Pesquisar Profissionais e Profissões diretamente ligadas a linguagem da música.

CMSP 06/05: DISCUTINDO A PROPOSTA E ELABORANDO O PROJETO CON OS ESTUDANTES - MÚSICA.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11915&id=281

Compreender e relacionar as diversas linguagens artísticas de forma integrada na produção de um videoclipe.

CMSP 27/05: DISCUTINDO A PROPOSTA E ELABORANDO O PROJETO COM OS ESTUDANTES: MÚSICA

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14000&id=281

Usar linguagens e mídias em situações de planejamento e desenvolvimento de projetos artísticos musical.

CMSP 17/06: DISCUTINDO A PROPOSTA E ELABORANDO O PROJETO COM OS ESTUDANTES - MÚSICA.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14609&id=281


 



Comentários