ARTE
1 - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
2 - ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
3 - ENSINO MÉDIO
4 - EJA - ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
5 - EJA - ENSINO MÉDIO
|
1 - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
1º ANO - 2º
BIMESTRE - 2021 |
|||||
HABILIDADES ESSENCIAIS |
OBJETOS DO CONHECIMENTO |
||||
Habilidade Essencial (EF01AR08) Experimentar, identificar e
apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em seu
cotidiano (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), cultivando a
percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. CMSP: 05/05 – DANÇAS. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10000&id=454 CMSP:
12/05 CRIANDO NOSSA DANÇA. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10432&id=454
|
Contextos e práticas ● formas distintas de manifestações da dança presentes em seu
cotidiano (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas) |
||||
Habilidade Essencial (EF01AR10) Experimentar diferentes
formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos
etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do
movimento dançado. CMSP: 19/05 MOVIMENTOS https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11633&id=454 CMSP:26/05
MOVIMENTOS II https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11663&id=454II
|
Elementos da
linguagem ● Formas de orientação no espaço deslocamentos, planos, direções,
caminhos etc. ●Ritmos de movimento lento, moderado e rápido. |
||||
Habilidade Essencial (EF01AR12) Dialogar, com respeito e sem
preconceito, sobre as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas
na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios
próprios. CMSP 09/06: RESPEITO DA DANÇA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14219&id=454
CMPS 16/06 - EXPERIÊNCIAS DA DANÇA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12798&id=454 |
Processo de Criação ●Experiências pessoais e coletivas em dança |
||||
Habilidade
Articuladora e Essencial (EF15AR23) Caracterizar e experimentar brinquedos,
brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes
estéticas e culturais. CMSP: 02/06 Brincando com Som I https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9263&id=454
CMSP 23/06: BARANGANDÃ https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12840&id=454 CMSP: 30/06 IAPO |
|
||||
|
|||||
Habilidade Essencial (EF02AR08) Experimentar, identificar e
apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da
dança próprias da cultura popular paulista de diferentes épocas, incluindo-se
suas matrizes indígenas, africanas e europeias, cultivando a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. CMSP:
19/05 DANÇA EM SÃO PAULO I https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11635&id=488 CMSP:
26/05 DANÇA EM SÃO PAULO II https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12662&id=488 |
Contextos e práticas ●Formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas
da dança.
|
||||
Habilidade Essencial (EF02AR10) Experimentar diferentes
formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos
etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do
movimento dançado. CMSP: 09/06 ORIENTAÇÃO E
MOVIMENTOS https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12769&id=488
CMSP 16/06: Conhecendo os Movimentos https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12800&id=488 |
Elementos da
linguagem ●
Diferentes formas de orientação no espaço; ● Ritmos de movimento.
|
||||
Habilidade Essencial (EF02AR12) Dialogar, com respeito e sem
preconceito, sobre as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas
na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios
próprios. |
Processos de criação ●
Experiências pessoais e coletivas em dança. |
||||
Habilidade Essencial e Articuladora (EF15AR24) Caracterizar e experimentar
brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes
matrizes estéticas e culturais. CMSP 23/06: Barangandã https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12842&id=488 |
Matrizes estéticas e culturais ●
Brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias; ●Diferentes matrizes estéticas e culturais. |
||||
Habilidade Essencial (EF01AR08) Experimentar, identificar e
apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em seu
cotidiano (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), cultivando a
percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. CMSP:
05/05 – RODA CANTADA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10002&id=0 CMSP:
12/05 BRINCADEIRA RITMICA E EXPRESSIVA. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9935&id=488 |
Contextos e práticas ●Formas distintas de manifestações da dança presentes em seu
cotidiano (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas). |
||||
Habilidade Essencial (EF01AR10) Experimentar diferentes
formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos
etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do
movimento dançado. |
Elementos
da linguagem ●Formas de orientação no espaço deslocamentos, planos, direções,
caminhos etc. ●
Ritmos de movimento lento, moderado e
rápido. |
||||
Apreciar
e experimentar sonorização de histórias, utilizando vozes, sons corporais
e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais. MEU SOM I https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9266&id=488
|
1º Bimestre |
||||
3º ANO - 2º
BIMESTRE - 2021 |
|||||
HABILIDADES ESSENCIAIS |
OBJETOS DO CONHECIMENTO |
||||
Habilidade Essencial (EF03AR08)
Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações
tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular brasileira
de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e
europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e
o repertório corporal. CMSP: 12/05 CULTURA DA DANÇA. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10005&id=522 CMSP:
19/05
OUTRAS DANÇAS. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11549&id=522 |
Contextos e
práticas ●Formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas
da dança. |
||||
Habilidade Essencial (EF03AR09)
Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na
construção do movimento dançado. CMSP:
26/05 CORPO E DANÇA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11581&id=522 |
Elementos da Linguagem ● Relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal |
||||
Habilidade Essencial (EF03AR10)
Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos,
planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e
rápido) na construção do movimento dançado. CMSP 16/06: MISTURANDO OS MOVIMENTOS https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13467&id=522 |
Elementos da Linguagem ●Formas de orientação no espaço; ● Ritmos de movimento. |
||||
Habilidade Essencial (EF03AR11)
Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e
colaborativo, tendo as brincadeiras infantis como fonte geradora,
utilizando-se dos elementos estruturantes da dança. CMSP 23/06: Improvisando com Barangandã https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13526&id=522 |
Processo de Criação ● Movimentos dançados ● Elementos estruturantes da dança: movimento corporal, espaço e
tempo. |
||||
Habilidade Essencial (EF02AR08)
Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações
tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular paulista
de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e
europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e
o repertório corporal. CMSP:
05/05 – DANÇAS E MATRIZES https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9938&id=0 |
Contextos e práticas ●Formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas
da dança
|
||||
Habilidade Essencial (EF02AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado. |
Elementos da Linguagem ●
diferentes formas de orientação no espaço ●ritmos de movimento |
||||
Habilidade(s): Explorar e perceber o próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal) como fonte sonora. CMSP 02/06: FONTES SONORAS https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9269&id=522
|
1º Bimestre |
||||
|
|||||
Habilidade Essencial (EF04AR08)
Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações
tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular de
diferentes países, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de
simbolizar e o repertório corporal. CMSP:
19/05 REPERTÓRIO CULTURAL I https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11551&id=557 CMSP:
26/05 REPERTÓRIO CULTURAL II https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11584&id=557 |
Contextos e Práticas ●Formas
distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança.
|
||||
Habilidade Essencial: (EF04AR09)
Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na
construção do movimento dançado.
|
Elementos da Linguagem ●
Relação entre as partes do corpo e destas
com o todo corporal. |
||||
Habilidade Essencial (EF04AR10)
Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos,
planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e
rápido) na construção do movimento dançado. CMSP 16/06: Construindo a Dança https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13470&id=557 |
Elementos da Linguagem ● Formas de orientação no espaço; ●
Ritmos de movimento.
|
||||
Habilidade Essencial (EF04AR11)
Explorar, criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo
e colaborativo, a partir das manifestações da dança presentes na cultura
brasileira, utilizando-se dos elementos estruturantes da dança. |
Processos de
criação ●.Movimentos
dançados; ●Elementos
estruturantes da dança. |
||||
Habilidade Essencial (EF03AR08)
Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações
tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular brasileira
de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e
europeias, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e
o repertório corporal. CMSP
05/05: DANÇA E MOVIMENTO. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10008&id=0 CMSP
12/05: MATRIZES DA DANÇA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9941&id=557 |
Contextos e
práticas ●Formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas
da dança. |
||||
Habilidade Essencial (EF03AR11)
Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e
colaborativo, tendo as brincadeiras infantis como fonte geradora,
utilizando-se dos elementos estruturantes da dança. CMSP 23/06: IMPROVISANDO COM BARANGANDÃ https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13529&id=557 |
Processos de
criação ● Movimentos
dançados ●Elementos estruturantes da dança: movimento
corporal, espaço e tempo. |
||||
Título
da aula: Notação Musical Habilidade(s): Explorar e reconhecer o desenho como forma de registro musical não
convencional (representação gráfica de sons) e reconhecer a notação musical
convencional, diferenciando-a de outros sinais gráficos. CMSP 02/06:NOTAÇÃO MUSICAL https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9272&id=557 |
1º Bimestre |
||||
|
|||||
Habilidade
Essencial (EF05AR08) Experimentar,
identificar e apreciar formas distintas de manifestações tradicionais e
contemporâneas da dança, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório corporal. CMSP 12/05: TRADICIONAL E
CONTEMPORÂNEA I https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9944&id=591 CMSP 19/05: TRADICIONAL E
CONTEMPORÂNEA II https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11526&id=591 CMSP 26/05: EXPERIMENTOS DA DANÇA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11529&id=591 |
Contextos e práticas ●Formas
distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas da dança.
|
||||
Habilidade
Essencial (EF05AR09) Estabelecer
relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção
do movimento dançado.
|
Elementos
da Linguagem ● Relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal. |
||||
Habilidade
Essencial (EF05AR10) Experimentar diferentes
formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos
etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do
movimento dançado. CMSP 16/06: DANÇA É SEMPRE IGUAL? https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13779&id=591 |
Elementos da Linguagem ● Formas de orientação no espaço - deslocamentos, planos, direções
e caminhos; ● Ritmos de movimento - lento, moderado e rápido. |
||||
Habilidade
Essencial (EF05AR11) Explorar,
criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e
colaborativo, a partir das manifestações da dança presentes na cultura
mundial, utilizando-se dos elementos estruturantes da dança. CMSP 23/06: Improvisando com Barangandã https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13802&id=591 |
Processos
de criação ● movimentos
dançados; ● elementos estruturantes da dança. |
||||
Habilidade
Essencial (EF04AR08)
Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações
tradicionais e contemporâneas da dança próprias da cultura popular de
diferentes países, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de
simbolizar e o repertório corporal. CMSP: 05/05 –
MANIFESTAÇÕES DA DANÇA. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10011&id=0 |
Contextos e práticas ●Formas distintas de manifestações tradicionais; e contemporâneas
da dança.
|
||||
Habilidade
Essencial (EF04AR11) Explorar,
criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e
colaborativo, a partir das manifestações da dança presentes na cultura
brasileira, utilizando-se dos elementos estruturantes da dança. |
Processos de criação ●.Movimentos
dançados; ●Elementos estruturantes da dança. |
||||
Explorar e perceber
elementos da natureza como fontes sonoras, considerando os elementos
constitutivos da música. CMSP 02/06 SONS NATURAIS. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9272&id=557 |
1º Bimestre
|
6º ANO - 2º
BIMESTRE - 2021 |
|
HABILIDADES ESSENCIAIS |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
(EF06AR09)
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e
encenação de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de
dança de artistas, Contextos e práticas grupos e coletivos paulistas e
brasileiros de diferentes épocas. CMSP 10/05: DANÇAS FOLCLÓRICAS BRASILEIRAS https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11268&id=321 CMSP 07/06: GRUPOS E COLETIVOS DA
DANÇA FOLCLÓRICA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12207&id=321 CMSP 21/06: FOLGUEDOS https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12249&id=321 |
Contextos e práticas ● Diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas; ● Artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros, de dança, de diferentes épocas. |
(EF06AR10)
Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas danças folclóricas
paulistas e brasileiras, abordando, criticamente, o desenvolvimento dessas
manifestações da dança em sua história tradicional e contemporânea. CMSP 17/05: ELEMENTOS DO MOVIMENTO DANÇADO. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12020&id=321 |
Elementos da
linguagem ● Elementos constitutivos do
movimento ●
Dança
folclórica paulista e brasileira |
(EF06AR11)
Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e
espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o
movimento dançado. CMSP 24/05: UM CORPO QUE DANÇA. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11324&id=321 CMSP 31/05: CENÁRIO DA DANÇA FOLCLÓRICA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12187&id=321 |
Elementos da
linguagem ●
Fatores
do movimento - tempo, peso, fluência e espaço |
(EF06AR14)
Analisar e experimentar diferentes elementos das danças folclóricas paulistas
e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) e espaços
(convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação
coreográfica, individual e coletiva. CMSP
14/06: ESPAÇOS DA DANÇA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12228&id=321 |
Processos de
criação ● Elementos das danças
folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) ●
Espaços
(convencionais e não convencionais) das danças folclóricas paulistas e
brasileiras |
(EF05AR08)
Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações
tradicionais e contemporâneas da dança, cultivando a percepção, o imaginário,
a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. CMSP 03/05: MANIFESTAÇÕES TRADICIONAIS E CONTEMPORÂNEAS DA DANÇA. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10183&id=321 CMSP 28/06: MÃO NA MASSA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12270&id=321 |
Contextos e
práticas ●Formas distintas de manifestações tradicionais e contemporâneas
da dança.
|
(EF05AR09)
Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na
construção do movimento dançado. |
Elementos da Linguagem ● Relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal. |
7º ANO - 2º
BIMESTRE - 2021 |
|
HABILIDADES ESSENCIAIS |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
(EF07AR09)
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e
encenação das danças clássica e moderna, reconhecendo e apreciando
composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas. CMSP 03/05: DANÇAS FOLCLÓRICAS https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10186&id=353 CMSP 10/05: EXPRESSÃO DA DANÇA CLÁSSICA. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11270&id=353 CMSP 21/06: ESTILOS DE BALÉ https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12345&id=353 CMSP 28/06: FIGURAS FEITO A MÃO https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12442&id=353 |
Contextos e práticas ● Diferentes formas de expressão, representação e encenação das danças clássica e moderna; ● Composições de dança de
artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de
diferentes épocas. |
(EF07AR10)
Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas diferentes
manifestações das danças clássica e moderna, abordando, criticamente, o
desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea. CMSP 17/05: MOVIMENTOS DA DANÇA CLÁSSICA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12022&id=353 |
Elementos da
linguagem ● Elementos constitutivos do
movimento dançado nas diferentes manifestações das danças clássica e moderna; ●
Dança
em sua história tradicional e contemporânea. |
(EF07AR11)
Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e
espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o
movimento dançado. CMSP 24/05: O Corpo e a Dança https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12497&id=353 CMSP 21/06: DESLOCAMENTO DO CORPO DA DANÇA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12366&id=353 |
Elementos da
linguagem ●
Fatores
de movimento (tempo, peso, fluência e espaço). |
(EF07AR14)
Analisar e experimentar diferentes elementos das danças clássica e moderna
(coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.) para
composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva. CMSP 3105: CENÁRIO DA DANÇA FOLCLÓRICA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12306&id=353 CMSP
0706: INDUMENTÁRIA DA DANÇA
CLÁSSICA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12324&id=353 |
Processos de
criação ● Elementos das danças clássica
e moderna (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.). |
(EF06AR09)
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e
encenação de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de
dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes
épocas. |
Contextos e prática ● Diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas; ● Artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros, de dança, de diferentes épocas. |
(EF06AR14)
Analisar e experimentar diferentes elementos das danças folclóricas paulistas
e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) e espaços
(convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação
coreográfica, individual e coletiva.
|
Processos de
criação ● Elementos das danças
folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora); ●
Espaços
(convencionais e não convencionais) das danças folclóricas paulistas e
brasileiras. |
8º ANO - 2º BIMESTRE - 2021 |
|
HABILIDADES ESSENCIAIS |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
(EF08AR09) Pesquisar e
analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças
de matriz indígena, africana e afro-brasileira, reconhecendo e apreciando
composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros
de diferentes épocas. CMSP 03/05: DANÇA CLÁSSICA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10189&id=385 CMSP 10/05: MATRIZES DA DANÇA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11272&id=385 CMSP 07/06: SAMBA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12430&id=385 |
Contextos e práticas ● Formas de expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira; ● Composições de dança. |
(EF08AR11) Experimentar e
analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como
elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado. CMSP 17/05: FATORES DO MOVIMENTO https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12024&id=385 |
Elementos
da linguagem ● Fatores do movimento (tempo, peso, fluência e
espaço). |
(EF08AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios. CMSP 24/05: DANÇA E IMPROVISO https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13008&id=385 CMSP 21/06: IMPROVISO NA PRÁTICA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12528&id=385 |
Processos
de criação ● Procedimentos de
improvisação e criação do movimento. |
(EF08AR13) Investigar
brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de
matriz indígena, africana e afro-brasileira como referência para a criação e
a composição de danças autorais, individualmente e em grupo. CMSP 31/05: COMPOSIÇÃO DA DANÇA. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12412&id=385 CMSP 14/06: JOGOS E SUAS MATRIZES https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12507&id=385 CMSP 28/06: BRINCADEIRA DE FAZER https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12578&id=385 |
Processos
de criação ●
Brincadeiras,
jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena,
africana e afro-brasileira. |
(EF07AR09) Pesquisar e
analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação das danças
clássica e moderna, reconhecendo e apreciando composições de dança de
artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de
diferentes épocas |
Contextos
e práticas ●
Diferentes
formas de expressão, representação e encenação das danças clássica e moderna; ●
Composições
de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros
de diferentes épocas. |
(EF07AR14) Analisar e
experimentar diferentes elementos das danças clássica e moderna (coreografia,
figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.) para composição cênica e
apresentação coreográfica, individual e coletiva. |
Processos
de criação ● Elementos das danças clássica e moderna
(coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.). |
9º ANO - 2º
BIMESTRE - 2021 |
|
HABILIDADES ESSENCIAIS |
OBJETOS DE CONHECIMENTO |
(EF09AR09)
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e
encenação da dança contemporânea, incluindo aquelas que envolvem recursos de
tecnologias digitais, reconhecendo e apreciando composições de dança de
artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de
diferentes épocas. CMSP 03/05: DANÇAS BRASILEIRAS https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10192&id=417 CMSP 10/05: DANÇA CONTEMPORÂNEA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11274&id=417 CMSP
07/06: DANÇA E TECNOLOGIA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12644&id=417 CMSP 28/06: CRIAÇÃO DE DANÇAS AUTORAIS https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12880&id=417 |
Contextos e
práticas ● Formas de composição,
expressão, representação e encenação de dança contemporânea; ●
Composições
de dança |
(EF09AR10)
Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento
dançado nas diferentes manifestações da dança contemporânea, abordando,
criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e
contemporânea. CMSP 17/05: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO MOVIMENTO https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12025&id=417 |
Elementos da
linguagem ● Elementos constitutivos do
movimento cotidiano; ●
Elementos
constitutivos do movimento dançado; |
(EF09AR13)
Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações da
dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais, como também
fatos, notícias, temáticas e situações atuais, como referência para a criação
e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo. CMSP 14/06: JOGOS E DANÇAS https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12680&id=417 |
Processos de
criação ● Brincadeiras, jogos, danças
coletivas e outras manifestações da dança contemporânea |
(EF09AR14)
Analisar e experimentar diferentes elementos da dança contemporânea
(coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc., incluindo o
recurso a tecnologias digitais) e espaços (convencionais e não convencionais)
para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva. CMSP 24/05: O CENÁRIO DA DANÇA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13894&id=417 CMSP 31/05: ELEMENTOS DA DANÇA CONTEMPORÂNEA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12570&id=417 CMSP 21/06: FORMAS E EXPRESSÃO NA DANÇA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12831&id=417 |
Processos de
criação ● Elementos da dança
contemporânea (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação
etc). |
(EF08AR09)
Pesquisar e analisar diferentes Contextos e práticas formas de expressão,
representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e
afro-brasileira, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas,
grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas. |
Contextos e
práticas ● Formas de expressão,
representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e
afro-brasileira. ●
Composições
de dança |
(EF08AR13)
Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de
dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira como referência para a
criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo. |
Processos de criação ● Brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira. |
|
3 - ENSINO MÉDIO
1ª SÉRIE DO
EM |
|
HABILIDADE |
OBJETOS DO CONHECIMENTO |
(EF69AR34)
Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas
diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas,
africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de
vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. |
Patrimônio
cultural |
(EM13LGG601)
Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares,
compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das
manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e
histórica. CMSP 28/05: PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E MEDIAÇÃO CULTURAL. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11745&id=6
CMSP 11/06: HERANÇA CULTURAL E MATRIZES ESTÉTICAS. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13040&id=6 |
-Patrimônio
artístico e processos de legitimação. -
Mediação Cultural – Imagens estáticas e em movimento de artes visuais, dança,
música e teatro. -Patrimônio
Cultural: Patrimônio Cultural material e imaterial -Saberes
Estéticos e Culturais: Herança cultural, matrizes estéticas, políticas
culturais, educação patrimonial, memória coletiva, restauração e tombamento. |
(EM13LGG305) Mapear e criar, por
meio de práticas de linguagem, possibilidades de atuação social, política,
artística e cultural para enfrentar desafios contemporâneos, discutindo
princípios e objetivos dessa atuação de maneira crítica, criativa, solidária
e ética. CMSP 11/06: Processos de criação e saberes estéticos e culturais em arte. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13080&id=6 -
Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social,
cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. CMSP 14/05: MÚSICA POPULAR E
RITMOS POPULARES BRASILEIROS: O SAMBA (PARTE 1). https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9875&id=6 |
-Práticas de linguagem e atuação
social, política, artística e cultural - Mediação Cultural – Imagens
estáticas e em movimento de artes visuais, dança, música e teatro. -Processo
de Criação: Construção de um Clown e Projeto de grafite -Saberes estéticos e
culturais: Profissional DJ, profissional da dança, Doutores da Alegria,
Clown, Commedia Dell’arte, Mímica, Improvisação, Pantomima, Grafite, Inclusão
social, Deficiência (visual, auditiva, física e intelectual). |
Habilidade: (EM13LGG704 )
Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por
meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do
conhecimento na cultura de rede. -
Analisar o funcionamento das
linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de
diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais). CMSP 30/04 ELEMENTOS DA LINGUAGEM - CONCEITOS E DEFINIÇÕES https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9305&id=6
|
Objetos do Conhecimento: Processos de pesquisa, busca de informação e cultura
de rede. - Mediação
Cultural: Imagens estáticas e em movimento. - Processos de Criação: Linha
do Tempo. - Saberes estéticos e culturais: História da Arte, Identidade Visual - Cabelo,
adereços, figurinos e maquiagem. |
2ª SÉRIE DO
EM |
|
HABILIDADES |
OBJETOS DE CONHECIMENTO / CONTEÚDOS |
(Retomada)
Articular imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos
processos de criação nas linguagens das artes visuais, dança, música e teatro
gerando projetos de intervenção na escola. CMSP 14/05: INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS
EM ARTES VISUAIS E DANÇA. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10270&id=36
CMSP 28/05: INTERVENÇÃO ARTÍSTICA E PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTES
VISUAIS E DANÇA. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11748&id=36
CMSP 11/06: INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
E PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM MÚSICA E TEATRO. |
Modos de
intervenção artística e seus processos de criação em artes visuais, dança,
música e teatro.
|
Investigar
as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo. CMSP 25/06: RELAÇÕES ENTRE AS
LINGUAGENS ARTÍSTICAS E A FORMA-CONTEÚDO https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13291&id=62 Investigar o encontro entre arte e
público na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser
compartilhada. CMSP 30/04: OS PROCESSOS CRIATIVOS ARTÍSTICOS. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9306&id=36
|
As linguagens das linguagens artísticas |
Produzir
poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de
experimentação. |
A operação
poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos da
gramática das linguagens artísticas; |
3ª SÉRIE DO
EM |
|
HABILIDADE |
OBJETOS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDOS |
(Retomada)
Inventar e elaborar a escrita de pré-projetos individuais ou colaborativos
como condutores de espaço para a realização do fazer artístico da comunidade
escolar e/ou do seu entorno, no segundo semestre. CMSP
28/05: OPERAÇÃO
POÉTICA EM PRÉ-PROJETOS INDIVIDUAIS OU COLABORATIVOS. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11752&id=62
|
A
operação poética de levantamento de hipóteses, escolha e testes de elementos
da gramática das linguagens artísticas. |
Investigar as
potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo. Investigar
novas possibilidades como videodança e performance em dança. CMSP 11/06: DIÁLOGO ENTRE CORPO E
COMUNICAÇÃO VISUAL. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13209&id=62
|
Percursos
de experimentação do corpo em diálogo com os meios de comunicação virtuais. |
Registrar,
produzir e divulgar um processo de criação em dança que use a tecnologia e
ambientes digitais. CMSP
25/06/2021: RELAÇÕES ENTRE PÚBLICO, OBRA E
VISUALIDADES. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13291&id=62 |
Relações
entre público e obra e visualidades |
Compreender a Integração entre as Linguagens Artísticas. CMSP
30/04: ENTRELACE ENTRE TECNOLOGIAS, MÍDIAS E ARTE. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=9307&id=62 CMSP
14/05: INTEGRANDO AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10274&id=62
|
- Integração entre as artes visuais e dança. - Integração entre as artes visuais e música. - Integração entre as artes visuais e teatro. |
|
4 - EJA ENSINO FUNDAMENTAL
EJA - 6º ANO –
I TERMO |
HABILIDADE |
Reconhecer
e apreciar artistas, grupos e coletivos cênicos de circo-teatro (teatro
circense) e circo paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas,
investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e
organização da atuação profissional. CMSP 06/05: GÊNEROS TEATRAIS https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11911&id=0
|
Investigar,
identificar e analisar a comédia e a farsa como gêneros teatrais e a relação
entre as linguagens teatral e circense em diferentes tempos e espaços,
aprimorando a capacidade de apreciação estética teatral. CMSP 20/05: COMÉDIA E FARSA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12716&id=0
|
Investigar
e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista e
maquiador/visagista etc.) e compreender a relação entre elas nos processos de
criação de personagem. CMSP 03/06:PROFISSÕES TEATRAIS https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14278&id=0
|
Explorar
e analisar paisagem sonora, sons corporais e instrumentos musicais não
convencionais e outros materiais sonoros em práticas de composição/criação,
execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características dessas
fontes e materiais sonoros. CMSP 17/06: PAISAGEM SONORA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14603&id=0
|
EJA - 7º ANO -
II TERMO |
HABILIDADE |
Compor
cenas, performances, esquetes e improvisações com base em textos dramáticos
ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), explorando o teatro de
animação e considerando a relação com o espectador. CMSP 06/05: PERFORMANCE E IMPROVISO https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11912&id=0
|
Pesquisar,
apreciar e analisar mosaico, escultura, muralismo e assemblage nas artes
visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. CMSP 20/05: MOSAICO https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12717&id=0
|
Pesquisar
e analisar diferentes estilos visuais do mosaico, da escultura, do muralismo
e da assemblage, contextualizando-os no tempo e no espaço. CMSP 03/06: MOSAICO E SEUS ESTILOS https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14279&id=0
|
Pesquisar,
apreciar e analisar mosaico, escultura, muralismo e assemblage nas artes
visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. CMSP 17/06: ESCULTURA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14604&id=0
|
EJA - 8º ANO -
III TERMO |
HABILIDADE |
Explorar
diferentes elementos envolvidos na composição de manifestações cênicas de
matriz indígena, africana e afro-brasileira (figurinos, adereços,
maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários. CMSP 06/05: COMPOSIÇÃO MANIFESTAÇÃO CÊNICA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11956&id=0
|
Investigar
e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista,
maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e
assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e
colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho. CMSP 20/05: PROFISSÕES TEATRAIS https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12719&id=0
|
Pesquisar,
apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e outras
modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e
latinoamericanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a
experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar
a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. CMSP 03/06: DESENHO DE CULTURA AFRICANA E INDÍGENA
(BRASILEIRA E LATINO AMERICANA) https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14281&id=0
|
Pesquisar
e analisar diferentes estilos visuais de culturas indígenas (brasileiras e
latinoamericanas) e africanas, contextualizando-os no tempo e no espaço. CMSP 17/06: ESTILOS DE DESENHO EM
DIFERENTES CULTURAS https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14606&id=0
|
EJA - 9º ANO -
IV TERMO |
HABILIDADE |
Investigar,
identificar e analisar o drama como gênero teatral e a relação entre as
linguagens teatral e cinematográfica e as tecnologias digitais em diferentes
tempos e espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro, aprimorando a
capacidade de apreciação estética teatral. CMSP 06/05: TEATRO, CINEMA E TECNOLOGIA. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11957&id=0
|
Investigar,
identificar e analisar o drama como gênero teatral e a relação entre as
linguagens teatral e cinematográfica e as tecnologias digitais em diferentes
tempos e espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro, aprimorando a
capacidade de apreciação estética teatral. CMSP 20/05: TEATRO E TECNOLOGIA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12721&id=0
|
Pesquisar,
apreciar e analisar fotografia, grafite, escultura, intervenção e outras
modalidades da arte pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a
ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e
cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório
imagético. CMSP 03/06: ESCULTURA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14283&id=0
|
Pesquisar
e analisar diferentes estilos visuais da fotografia, do grafite, da
escultura, da intervenção e de outras modalidades da arte pública
contemporânea, contextualizando-os no tempo e no espaço. CMSP 17/06: ESTILOS DE ESCULTURAS https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14608&id=0
|
|
5- EJA ENSINO MÉDIO
EJA - 1ª SÉRIE
EM - I TERMO |
HABILIDADE |
Analisar
o lugar-espaço-escola como modo de fazer uma leitura-sondagem detonadora de questões
propositivas para a intervenção; CMSP 06/05 INTERVENÇÃO EM ARTE: PROJETOS POÉTICOS NA
ESCOLA – 2º BIMESTRE – AULA 06 https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11913&id=246
|
Identificar,
com base em registros de projetos, ideias de intervenção em artes visuais,
dança, música e teatro. CMSP 27/05: PATRIMÔNIO CULTURAL E AS MEMÓRIAS COLETIVAS https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14530&id=246
|
-Articular
imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade dos processos de
criação nas linguagens das artes visuais, dança, música e teatro gerando
projetos de intervenção na escola; - Utilizar
conhecimentos sobre a intervenção em artes visuais, para elaborar e realizar
na escola projetos individuais ou colaborativos visando à mediação cultural
na escola; CMSP 17/06: OS PROCESSOS CRIATIVOS ARTÍSTICOS. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14605&id=246
|
EJA - 2ª SÉRIE
EM - II TERMO |
HABILIDADE |
Reconhecer a invenção poética durante o fazer da contrução artística criando seu modo de fazer. CMSP 06/05: POÉTICAS PESSOAIS E/OU DE PROCESSOS COLABORATIVOS https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11914&id=262 |
Analisar
a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de
criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do
teatro ou da dança. CMSP 27/05: TEMPO DE FAZER,
GERANDO O MOSTRAR https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=13997&id=262
|
Investigar
as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo. CMSP 09/06: AÇÃO DRAMÁTICA: O TEATRO. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=12141&id=262
|
Operar
com diferentes procedimentos artísticos na criação de poéticas pessoais ou de
processos colaborativos. CMSP 17/06: TEMPO DE FAZER, GERANDO O MOSTRAR https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14607&id=262
|
EJA - 3ª SÉRIE
EM - III TERMO |
HABILIDADE |
Pesquisar
Profissionais e Profissões diretamente ligadas a linguagem da música. CMSP 06/05: DISCUTINDO A PROPOSTA E ELABORANDO O
PROJETO CON OS ESTUDANTES - MÚSICA. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=11915&id=281
|
Compreender
e relacionar as diversas linguagens artísticas de forma integrada na produção
de um videoclipe. CMSP 27/05: DISCUTINDO A PROPOSTA E ELABORANDO O PROJETO COM OS ESTUDANTES: MÚSICA https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14000&id=281
|
Usar
linguagens e mídias em situações de planejamento e desenvolvimento de
projetos artísticos musical. CMSP 17/06: DISCUTINDO A PROPOSTA E ELABORANDO O
PROJETO COM OS ESTUDANTES - MÚSICA. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=14609&id=281
|
|
Comentários
Postar um comentário