ARTE - ARTES VISUAIS - 2º ANO EF


ARTES VISUAIS  -  2º ANO EF -  4º BIMESTRE.

CURRÍCULO PAULISTA

Situação de Aprendizagem I

Habilidade: (EF02AR01) Identificar e apreciar desenho, pintura, modelagem e escultura como modalidades das artes visuais tradicionais e contemporâneas presentes na cultura local e paulista, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Objetos de Conhecimento: Contextos e práticas
● Desenho, pintura, modelagem e escultura;
● Artes visuais tradicionais e contemporâneas.

Conceitos importantes.

Desenho - Modalidade das artes visuais que tem no traço seu elemento básico, como forma singular de comunicar uma ideia, um pensamento, uma emoção. O desenho se apresenta como possibilidade de conhecimento artístico e estético desde seu significado mágico para o homem das cavernas até os desenhos em grandes formatos e as linguagens híbridas contemporâneas, abarcando ainda as produções ilustrativas, formas construtivas e técnicas da arquitetura e do design, com enfoque artístico, científico, lúdico, industrial, arquitetônico, publicitário, digital etc.

Pintura - Artisticamente, a pintura tem na cor seu elemento mais simbólico. A pintura como modalidade das artes visuais implica conhecimento, intenção e processos criativos na utilização de técnicas, materiais, matérias, ferramentas, suportes, tecnologias digitais etc. 

Colagem – Modalidade das artes visuais que se caracteriza pela combinação, acumulação, união, fusão, anexação, conjapreciarem modelagens e esculturas como modalidades das artes visuais tradicionais e contemporâneas presentes na cultura local e paulista, por meio de vídeos e fotos.

Modelagem - A modelagem implica na manipulação de materiais maleáveis com a intenção de obter objetos tridimensionais. Artisticamente, trata-se de uma das mais antigas modalidades das artes visuais, e que somente produz resultados tridimensionais.

Artes visuais tradicionais e contemporâneas: As artes visuais tradicionais são aquelas que utilizam materiais, suportes, ferramentas e técnicas, tradicionalmente utilizados na configuração de uma produção artística. A arte visual contemporânea inclui meios, suportes, ferramentas, técnicas, investigações e tecnologias pouco comuns ou inusitadas, além de utilizar todos os meios tradicionais, para configurar suas produções, onde muitas vezes, os conceitos são priorizados em detrimento da obra.

Obra “São Francisco pregando aos pássaros”, do artista paulista Cândido Portinari.
Candido Portinari – São Francisco pregando aos pássaros, 1934 – Afresco – 137 x 227 cm. Fotografia de Carlos Povinha. Disponível em: https://pixabay.com/photos/portinari-s%C3%A3o-francisco-afresco-5673630/.

Candido Portinari. Disponível em:

Cândido Portinari - Expressionista
Apreciar modelagens e esculturas como modalidades das artes visuais tradicionais e contemporâneas presentes na cultura local e paulista, por meio de vídeos e fotos.
Seguem, as sugestões:
Animais de Argila. Disponível em: https://youtu.be/L19VZrBDzAM
Escultura em madeira. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hAIXvTP1iSQ

Planejamento de Artes Visuais para crianças de 5 a 6 anos. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/planejamento-de-artes-visuais-para-criancas-de-5-a-6-anos/

Situação de Aprendizagem II

Habilidade: (EF02AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos do desenho, da pintura, da modelagem e da escultura em suas produções.
Objetos de Conhecimento: Elementos da linguagem
● Elementos constitutivos do desenho; da pintura; da modelagem; da escultura.

Elementos constitutivos do desenho:

Ponto - é o menor, e o mais simples dos elementos da linguagem visual, se o ponto estivesse unido ao outro, numa sequência, teríamos uma linha.

Linha - uma sequência de pontos contínuos resulta numa linha, há vários tipos de linhas: reta, curva, quebrada, entre outras.

Forma - ocorre na intenção da junção de uma ou mais linhas ou no espaço obtido por elas, definindo e dando sentido a uma imagem.

Proporção - a proporção indica a relação entre dois elementos e/ou imagens de tamanhos diferentes, apontando a sua correlação de proporcionalidade.

Perspectiva - é a sensação de distanciamento entre elementos e/ou imagens numa obra, onde elementos próximos são maiores que os mais distantes.

Luz e sombra - num desenho, os efeitos de luz e sombra são percebidos pelas variações entre claro e escuro, e criam diferentes sensações, perspectivas, planos etc.

Elementos constitutivos da pintura:

Cor – divide-se em matiz, intensidade e tonalidade e para muitos artistas a cor define todo o seu estilo no trabalho.
Linha - na pintura, cada pincelada cria uma linha, definindo limites, criando sentidos, nuances e sensações de movimento.

Forma - ocorre na intenção da junção de uma ou mais linhas ou no espaço obtido por elas, definindo e dando sentido a uma imagem.

Espaço - o espaço e/ou volume demonstram o equilíbrio entre a forma principal, o contexto cênico ao redor e o fundo.

Textura - a ilusão das texturas é obtida por meio das pinceladas, dependendo do tipo de tinta, elas poderão ser mais espessas e dar profundidade ao trabalho. Também há possibilidades de criação com outros materiais de pintura (lápis de cor e giz, por exemplo).

Composição - é o arranjo da pintura, onde são inseridos a forma principal e os elementos do plano de fundo serão adicionados um a um fazendo parte de toda a obra.

Direção - Em arte, o termo é amplo, interpretado de diversas maneiras, na posição vertical e ou na horizontal, e pode ser atribuída para se referir à perspectiva.

Tamanho - é referente à escala da pintura e das proporções dos elemento.

Tempo – é regido pela quantidade de elementos utilizados para manter a atenção do espectador.

Movimento - é o modo como o artista insere os elementos, em lugares estratégicos, direcionando os olhos do espectador para percorrer a pintura.

Elementos constitutivos da escultura e da modelagem:

Dimensões – tridimensionalidade da obra (altura, largura e profundidade).
Linhas, formas, luz e sombra, proporção, textura, composição, direção, movimento.

Para saber mais:
Artesanato com argila. Disponível em: 

Situação de Aprendizagem III

Habilidade: (EF02AR04) Experimentar desenho, pintura, modelagem e escultura por meio de técnicas convencionais e não convencionais, fazendo uso sustentável de materiais e instrumentos.
Objetos de Conhecimento: Materialidade
● Desenho, pintura, modelagem, escultura
● Técnicas convencionais e não convencionais

Conceitos importantes

Técnicas convencionais: São aquelas, tradicionalmente utilizadas, nas quais se utiliza materiais e instrumentos comuns. Por exemplo: desenho de imaginação, de memória, de observação, ilustração; Pintura com dedo, com pincel, com lápis de cor, com giz de cera; recorte e colagem de papeis; modelagem de argila.

Técnicas não convencionais: São aquelas, pouco ou raramente utilizadas, que permitem experimentação e podem utilizar materiais e instrumentos comuns ou pouco comuns. Por exemplo: pintura de observação pelo espelho.

Uso sustentável de materiais e instrumentos: Requer a noção de que os recursos são limitados, e por isso devem ser usados de forma adequada e consciente.

Apreciar as imagens e vídeos de desenhos, pinturas, modelagens e esculturas realizadas com algumas técnicas convencionais e não convencionais.

Truques de desenho. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NQXcKCkxi1g

Ideias e técnicas de pintura. Disponível em: https://youtu.be/hF2K_YFyU1I


Modelagens e esculturas com argila e concreto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-5xV6PUSqjQ
Aprendendo a Recortar e a Colar. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lfxeE1uHNBw

Ação Expressiva I

Cadernos de desenho ou folhas de papel sulfite.
1. Material convencional – Técnica de sombreamento. Solicite que observem um objeto na sala de aula e tentem desenhá-lo com o carvão, observando os efeitos de luz e sombra sobre ele.
2. Material não convencional – Oriente-os a colocar a folha branca sobre o jornal e, com a tampa da caneta, o bico da régua, uma moeda ou com a própria unha, faça um desenho. Cada um, depois de terminar, deve observar o verso da folha, onde a tinta do jornal foi transferida, e o desenho ficou espelhado.

Ação Expressiva II

Para otimizar o uso dos materiais, organize as carteiras para grupos com quatro estudantes. Coloque, tintas guache, pote com água, pano ou papel para limpeza, no centro das mesas e entregue os cadernos ou folhas.

1- Pintura com o dedo – Oriente os estudantes para pintarem suas obras utilizando apenas os dedos. Atente-os sobre a limpeza dos dedos, como fariam com os pinceis.

2- Pintura impressa (não convencional) – Requer preparação prévia - Oriente os estudantes a fazerem um desenho sobre plástico bolha, papelão, isopor, pedra, chinelo velho, ou outro material disponível. Depois de pintar o desenho, ainda com a tinta fresca, eles deverão colocar a folha de papel sobre a pintura, apertar com cuidado e depois retirar. O resultado da pintura, ficará invertida.

3- Pintura com barbante (não convencional) – Oriente os estudantes para que dobrem uma folha ao meio (no sentido horizontal), e umedeçam pedaços de barbante em tintas diferentes. Eles deverão desdobrar a folha e colocar esses barbantes – deixando uma ponta de cada para fora - criando formas e desenhos, somente numa das partes da folha, e dobrar a outra parte da folha sobre os barbantes. Em seguida, eles deverão colocar um caderno sobre a folha, pressionar um pouco e puxar, com cuidado os barbantes, retirando-os completamente. Observe o resultado e deixe secar.

Ação Expressiva III
Professor, esta atividade necessita de preparação prévia, pois na experimentação da modalidade de modelagem, será utilizada argila ou massa de modelar (materiais convencionais). Será necessário também, que você providencie panos para limpeza e um balde com água para umedecer as mãos, se necessário.
Solicite aos estudantes que criem uma escultura, atentando para a altura, o volume e a profundidade. Guarde as produções para serem usadas na próxima atividade.
Finalize conversando com os estudantes sobre o que acharam dessa experiência.


Ação Expressiva IV
Nesta atividade serão utilizadas as duas produções em argila que foram guardadas e alguns materiais não convencionais, tais como tampinhas, canudos, palitos, lantejoulas, galhos etc., que poderão ser solicitados aos estudantes.
Professor, solicite aos estudantes que elaborem esboços de duas esculturas, que serão criadas com argila ou massa de modelar. Em cada uma delas será inserida uma das peças já criadas, porém, numa delas também serão utilizados alguns dos diversos materiais.

1. Material convencional – Solicite aos estudantes, que criem uma escultura de argila ou massa de modelar, a partir do esboço que produziu, considerando a agregação de uma das peças, já elaboradas.

2. Material não convencional - Solicite aos estudantes, que criem uma escultura de argila ou massa de modelar, a partir do esboço que produziu, considerando a agregação de uma das peças, já elaboradas e alguns dos materiais não conveniais.

Outras possibilidades:

Situação de Aprendizagem IV

Habilidade Articuladora: (EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Objetos de Conhecimento: Patrimônio Cultural
● patrimônio cultural, material e imaterial
● matrizes indígenas, africanas e europeias
● diferentes linguagens artísticas (dança, música, teatro e artes visuais)

Conceitos importantes

Patrimônio cultural material: conjunto de bens culturais móveis e imóveis existentes em um país ou região, cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da sua história, quer por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico.

Bens culturais móveis: coleções arqueológicas; acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.

Bens culturais imóveis: núcleos urbanos; sítios arqueológicos e paisagísticos; construções; bens individuais.
Patrimônio cultural imaterial: Abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras.
São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

Matrizes estéticas e culturais: são formas de expressão cultural, de usos e costumes que englobam a poética artística que representa uma etnia, um grupo, um povo, uma nação.

As principais matrizes estéticas culturais que compõem a cultura brasileira são:

Matrizes Indígenas: O legado cultural dos povos indígenas tem singular relevância para a formação da identidade cultural do povo brasileiro. O conceito de objeto de Arte, para os povos indígenas, tradicionalmente, não existe. Tudo o que eles produzem, apesar de conter elevado valor estético, tem caráter utilitário. Nesta produção, utilizam tudo aquilo que é encontrado na natureza (madeira, fibras, sementes e frutos, cipós, folhas, resinas, couro, penas, ossos, dentes, garras, conchas, terra, pedras etc.). Essa abundância de matérias proporciona grande variedade de produtos como cerâmica, tintas, adereços, armas, barcos, vestes, instrumentos musicais etc. A decoração de objetos e pintura corporal, apresenta estilos e composições que passam de geração em geração, e são baseadas nas formas da natureza e na geometrização.

Matrizes Africanas: As heranças culturais africanas, são importantes marcos para a construção do patrimônio cultural afro-brasileiro. As influências das matrizes africanas estão presentes nas artes visuais e são parte da nossa cultura, história e identidade. Primitivamente, a produção artística africana, assim como a indígena, tem caráter utilitário, porém, com maior expressão nas esculturas em madeira. A arte africana também utiliza materiais disponíveis na natureza, contudo, agrega algumas técnicas mais avançada, utilizando metais como bronze, cobre, latão, ouro e prata, tanto na forma decorativa quanto na pintura corporal a geometrização é muito recorrente e é passada de geração em geração.

Matrizes Europeias: A mudança da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, foi o fator determinante para a construção da nossa identidade cultural. A produção artística decorativa estava num momento de transição, demonstrando em temas idênticos, um afastamento da estética renascentista, mais austera, equilibrada e harmônica, e assumindo características do barroco, com exuberância, dinamismo, contrastes e dramaticidade mais intensos.

Apreciação

Imagens e/ou vídeos que apresentem elementos que as caracterizem o patrimônio cultural material e imaterial da região (e ou cidade), e as matrizes indígenas, africanas e europeias, a fim de reforçar a sondagem e ampliar o repertório cultural dos estudantes.

Ação Expressiva I
Professor, organize e apresente as linhas gerais de uma pesquisa, onde os estudantes deverão recolher, organizar e apresentar um resumo da história e origem de suas famílias. Solicite que os estudantes ao entrevistar seus responsáveis, recolham histórias e perguntem se existem antepassados indígenas, africanos ou europeus, para contar aos colegas na sala de aula. É importante detalhar bem e considerar os limites dos estudantes na produção de textos. Combine com a classe como serão as apresentações

Ação Expressiva II
Professor, organize e apresente as linhas gerais de uma pesquisa, onde os estudantes deverão recolher, organizar e apresentar uma lista das músicas que seus familiares mais gostam. Solicite que os estudantes ao entrevistar seus responsáveis, recolham os títulos das músicas e a justificativa de cada um para indicá-las, para apresentar aos colegas na sala de aula. É importante detalhar bem, valorizar e considerar os limites dos estudantes na produção de textos. Combine com a classe como serão as apresentações.

Ação Expressiva III
Professor, informe que você vai organizar uma exposição onde os estudantes deverão apresentar fotografias, objetos, peças de roupa, brinquedos etc., que fazem parte do patrimônio cultural de suas famílias. É importante detalhar bem, valorizar e considerar os
limites dos estudantes na produção. Combine com a classe todos os detalhes e registre, se possível, com fotos e vídeos.

Finalizadas as atividades, organize uma roda de conversa e verifique se os estudantes conseguiram conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Gestão da Educação Básica - Orientações Curriculares e Didáticas de Arte para o Ensino Fundamental Anos Iniciais 2º Ano. São Paulo, 2015.
MARTINS, Miriam Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo, Editora FTD S.A., 1998.
VENTRELLA, Roseli Cassar; GARCIA, Maria Alice Lima. O ensino de arte nas séries iniciais: ciclo I. São Paulo, FDE, 2006.

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