ARTE - ARTES VISUAIS - 5º ANO EF

 


 ARTES VISUAIS  - 5º ANO EF - 4º BIMESTRE.

CURRÍCULO PAULISTA

Situação de Aprendizagem I

Habilidade: (EF05AR01) Identificar e apreciar desenho, pintura, fotografia e vídeo como modalidades das artes visuais tradicionais e contemporâneas presentes na cultura brasileira e de outros países, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Objetos de Conhecimento: Contextos e práticas
● Desenho, pintura, fotografia e vídeo;
● Artes visuais tradicionais e contemporâneas.

Conceitos importantes.

Desenho - Modalidade das artes visuais que tem no traço seu elemento básico, como forma singular de comunicar uma ideia, um pensamento, uma emoção. O desenho se apresenta como possibilidade de conhecimento artístico e estético desde seu significado mágico para o homem das cavernas até os desenhos em grandes formatos e as linguagens híbridas contemporâneas, abarcando ainda as produções ilustrativas, formas construtivas e técnicas da arquitetura e do design, com enfoque artístico, científico, lúdico, industrial, arquitetônico, publicitário, digital etc. Pintura - Artisticamente, a pintura tem na cor seu elemento mais simbólico. A pintura como modalidade das artes visuais implica conhecimento, intenção e processos criativos na utilização de técnicas, materiais, matérias, ferramentas, suportes, tecnologias digitais etc.
Fotografia: Originalmente, trata-se de uma imagem fixada em papel (ou outros materiais), por meio de agentes químicos. É também, o nome do processo pelo qual é possível registrar imagens por meio de equipamentos mecânicos/eletrônicos/digitais.
Vídeo: Trata-se da tecnologia de captura, armazenamento e transmissão de imagens em diversos tipos de mídia – película de celuloide, fita magnética, equipamentos e arquivos digitais, cartão de memória, pen drive, CD, DVD etc.
Artes visuais tradicionais e contemporâneas: As artes visuais tradicionais são aquelas que utilizam materiais, suportes, ferramentas e técnicas, tradicionalmente utilizados na configuração de uma produção artística. A arte visual contemporânea inclui meios, suportes, ferramentas, técnicas, investigações e tecnologias pouco comuns ou inusitadas, além de considerar a preparação do ambiente para o acontecimento da obra, utiliza todos os meios tradicionais, para configurar suas produções, onde muitas vezes, os conceitos são priorizados em detrimento das obras.

Situação de Aprendizagem II

Habilidade: (EF05AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos do desenho, da pintura, da fotografia e do vídeo em suas produções.
Objetos de conhecimento: Elementos da linguagem
• elementos constitutivos do desenho, da pintura, da fotografia e do vídeo.

Elementos constitutivos do desenho:
Ponto - é o menor, e o mais simples dos elementos da linguagem visual, se o ponto estivesse unido ao outro, numa sequência, teríamos uma linha.
Linha - uma sequência de pontos contínuos resulta numa linha, há vários tipos de linhas: reta, curva, quebrada, entre outras.
Forma - ocorre na intenção da junção de uma ou mais linhas ou no espaço obtido por elas, definindo e dando sentido a uma imagem.
Proporção - a proporção indica a relação entre dois elementos e/ou imagens de tamanhos diferentes, apontando a sua correlação de proporcionalidade
Perspectiva - é a sensação de distanciamento entre elementos e/ou imagens numa obra, onde elementos próximos são maiores que os mais distantes.
Luz e sombra - num desenho, os efeitos de luz e sombra são percebidos pelas variações entre claro e escuro, e criam diferentes sensações, perspectivas, planos etc.
Elementos constitutivos da pintura:
Cor – divide-se em matiz, intensidade e tonalidade e para muitos artistas a cor define todo o seu estilo no trabalho.
Linha - na pintura, cada pincelada cria uma linha, definindo limites, criando sentidos, nuances e sensações de movimento.
Forma - ocorre na intenção da junção de uma ou mais linhas ou no espaço obtido por elas, definindo e dando sentido a uma imagem.
Espaço - o espaço e/ou volume demonstram o equilíbrio entre a forma principal, o contexto cênico ao redor e o fundo.
Textura - a ilusão das texturas é obtida por meio das pinceladas, dependendo do tipo de tinta, elas poderão ser mais espessas e dar profundidade ao trabalho. Também há possibilidades de criação com outros materiais de pintura (lápis de cor e giz, por exemplo).
Composição - é o arranjo da pintura, onde são inseridos a forma principal e os elementos do plano de fundo serão adicionados um a um fazendo parte de toda a obra.
Direção - Em arte, o termo é amplo, interpretado de diversas maneiras, na posição vertical e ou na horizontal, e pode ser atribuída para se referir à perspectiva.
Tamanho - é referente à escala da pintura e das proporções dos elemento.
Tempo – é regido pela quantidade de elementos utilizados para manter a atenção do espectador.
Movimento - é o modo como o artista insere os elementos, em lugares estratégicos, direcionando os olhos do espectador para percorrer a pintura.

Elementos constitutivos da fotografia:
Ponto de vista – lugar, posicionamento intencional do fotógrafo em relação ao foco principal.
Luz, sombra, cor, composição, textura, linhas, formas, proporção, movimento, planos, perspectiva, textura, direção.

Elementos constitutivos do vídeo:
Tema – assunto central
Roteiro – planejamento geral, todas as informações e planos de todas as etapas do vídeo.
Formato – determina a identidade visual - animação, curta metragem, teaser etc.
Edição – etapa de revisão e seleção de tudo o que foi captado para configurar a mensagem desejada.
Duração – elemento diretamente ligado ao formato, que considera o tempo necessário para a transmissão da mensagem planejada.

Vídeo: Mickey Mouse - The Haunted House (1929). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3hoThry5WsY

Vídeo: 27 quadros de Van Gogh. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wgjsiehIe30

A proposta é que os estudantes percorram os espaços da escola observando e identificando os elementos estudados, e façam anotações da localização desses lugares. A partir dessas referências, os estudantes deverão registrar um deles, utilizando pelo menos duas das quatro modalidades, sendo uma fotografia/vídeo e outra modalidade (se possível, pois, pode ser que nem todos possuam um smartphone).
Oriente que realizem suas pesquisas e registros, da seguinte maneira:
• Explorando diversos ângulos dos ambientes internos e externos do prédio escolar;
• Explorando iluminação natural e artificial, cores, expressando diferentes sensações e sentimentos;
• Explorando os efeitos de luz e sombra, perspectiva e composição.
Organize momentos de observação, registro e produção.

Para saber mais:
Desenho de Observação. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xpfTOMpb7W4
Tutorial de desenho – Vegetação. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mITMf3rSGCM
Perspectiva externa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iSC0DZjj1F4

Situação de Aprendizagem III

Habilidade: (EF05AR04) Experimentar desenho, pintura, fotografia e vídeo por meio de técnicas convencionais e não convencionais, fazendo uso sustentável de materiais e instrumentos.
Objetos de conhecimento: Materialidades
● Desenho, pintura, fotografia e vídeo
● Técnicas convencionais e não convencionais.

Para ampliação de seu repertório elencamos a seguir alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.
Técnicas convencionais: São aquelas, tradicionalmente utilizadas, nas quais se utiliza materiais e instrumentos comuns. Por exemplo: desenho de imaginação, de memória, de observação, ilustração; Pintura com dedo, com pincel, com lápis de cor, com giz de cera, com tinta guache; recorte e colagem de papeis; modelagem de argila.
Técnicas não convencionais: São aquelas, pouco ou raramente utilizadas, que permitem experimentação e podem utilizar materiais e instrumentos comuns ou pouco comuns. Por exemplo: pintura de observação pelo espelho
Uso sustentável de materiais e instrumentos: Requer a noção de que os recursos são limitados, e por isso devem ser usados de forma adequada e consciente.
Processo de Criação: exercício criativo e intencional que considera os elementos visuais para configurar um produto artístico.

Vídeo - (tradicional) - The Beatles - A Hard Day's Night. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Yjyj8qnqkYI
Vídeo - (contemporâneo) - Kylie Minogue - Come Into My World. Disponível em: .https://www.youtube.com/watch?time_continue=251&v=63vqob-MljQ&feature=emb_title 

Para saber mais:


Grafite – Estêncil. Disponível em: https://arteurbanaworld.wordpress.com/category/stencil/



Experimentação do desenho, com técnicas convencionais e não convencionais, fazendo uso sustentável de materiais e instrumentos. 
A proposta será a realização de dois desenhos de observação:
Desenho 1 - Segue o procedimento convencional – o estudante observa e desenha;
Desenho 2 – O procedimento (não convencional) é o de desenhar sem olhar para o papel ou caderno de desenho. A elaboração deste desenho é relativamente rápida e se obtém melhores resultados se for realizado em duplas, onde um estudante segura uma folha entre quem desenha e seu caderno/folha de desenho, de forma que ele não consiga ver o que está desenhando. Quando quem desenha acredita que terminou, repete-se o procedimento com o colega. Leve um objeto grande ou quadro para a sala de aula ou utilize uma cadeira sobre a mesa como elemento a ser observado.

Experimentação da pintura, com técnicas convencionais e não convencionais, fazendo uso sustentável de materiais e instrumentos. Há necessidade de preparar antecipadamente: copos descartáveis, água com sabão (detergente), canudos, pincéis, tintas (guache ou aquarela) e panos para limpeza. Solicite que cada um traga seu canudo. A proposta será a realização em duas etapas:
Etapa 1 – Misturar um pouco de tinta em cada copo com água e sabão – várias cores.
Etapa 2 – Pensar num tema e iniciar a pintura, considerando e deixando espaços para formas redondas (rodas de um carro, sol, frutas, pessoas, roda gigante etc.). Fazer “bolas de sabão” e colocá-las sobre o papel, complementando os espaços.

Experimentação da fotografia, com técnicas convencionais e não convencionais, fazendo uso sustentável de materiais e instrumentos. Para realizá-la, é necessário verificar as possibilidades de utilização de celulares ou câmeras fotográficas digitais. A proposta será a realização em duas etapas:
Etapa 1 - A proposta, não convencional, é fotografar, em preto e branco, alguma coisa colocada dentro de uma caixa de papelão (que pode ser utilizada muitas vezes), através de um pequeno recorte. É necessário fazer dois recortes na caixa: um para entrada de luz e outro para posicionar a câmera.
Etapa 2 - A proposta, convencional, é fotografar estudantes realizando a etapa 1.

Experimentação do vídeo, com técnicas convencionais e não convencionais, fazendo uso sustentável de materiais e instrumentos. Para realizá-la, é necessário verificar as possibilidades de utilização de celulares ou câmeras digitais. A proposta será a realização em duas etapas:
Etapa 1 – Proponha aos estudantes temas não convencionais: filme uma coisa que não existe; filme uma coisa que ninguém vê; filme uma coisa que nunca ninguém viu;
Etapa 2 - A proposta, convencional, é filmar os estudantes realizando a etapa 1.

Situação de Aprendizagem IV 

Habilidade: (EF05AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade. Objetos de conhecimento: Processos de criação 
• Experimentar a criação em artes visuais;

Paisagem – modalidade artística que implica no registro visual de um ambiente natural ou construído. 

Para saber mais: Enciclopédia Itaú Cultural. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/busca?q=paisagem 

Processo de criação e o tema “Paisagem”.

Experimentem a criação artística de modo individual, coletivo e colaborativo, para que o estudante aprenda a dialogar sobre os processos, negociar e justificar suas escolhas. O desafio para o estudante é desfrutar de diferentes percepções, elaborar novas formas de proposições estéticas, ser protagonista em sua singularidade, inclusive ao trabalhar no coletivo, quando deve assumir uma atitude de colaboração.
Professor, verifique espaços externos ao prédio escolar que, podem ou não ser acessíveis aos estudantes e leve-os para uma visita de observação. Os estudantes deverão sair munidos de pranchetas, cadernos ou folhas para desenho e lápis, para registrar uma árvore que existe no local. Reforce que eles deverão observar a árvore, percebendo a paisagem, luzes, sombras, cores, formas, pássaros, insetos etc.

Deixe-os livres para escolher seus posicionamentos para os primeiros esboços. Em seguida organize-os em duplas ou grupos para elaboração final, com a técnica e os materiais que escolherem. Quando os trabalhos estiverem prontos, organize uma exposição com apreciação das obras, por todos.

Repita a atividade anterior, porém, organizando uma saída da escola, se possível.

Situação de Aprendizagem V 

Habilidade: (EF05AR06) Dialogar sobre a sua criação, as dos colegas e a de diferentes artistas, para alcançar sentidos plurais. Objetos de conhecimento: Processos de criação
• Processos de criação pessoais, dos colegas e de artistas.

Assista e depois apresente os vídeos sugeridos a seguir, onde Beatriz Milhazes e Jun Nakao falam sobre seus processos de criação. Faça pausas durante a apresentação, reforce conceitos e faça comentários sobre pontos que já tenham sido trabalhados pelos estudantes, aproximando seus fazeres aos dos artistas. Solicite que façam anotações daquilo que considerem importante, para uma conversa após a apreciação dos vídeos.

Vídeo: Beatriz Milhazes. Disponível em:
Vídeo: Jum Nakao - Processo Criativo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1HxGKJwih6w

Exposição com a obra que mais gostam, entre aquelas que produziram até este momento. Durante a exposição, cada um vai falar um pouco sobre seu processo de criação, considerando as questões respondidas na sondagem. Finalizadas as explanações, faça um fechamento reforçando a importância de dialogar, escutar e refletir sobre seus processos de criação, construir argumentos, ponderações, ampliando a percepção da pluralidade de significados atribuíveis às manifestações artísticas. Nesse processo, potencializa-se a produção criativa dos estudantes.
Solicite que façam um registro escrito sobre o quê, e como aprenderam.

Situação de Aprendizagem VI 

Habilidade: (EF05AR07) Investigar e reconhecer espaços (museus, galerias, instituições, feiras, casas de cultura etc.) e profissionais do sistema das artes visuais (artistas, artesãos, curadores etc.) no contexto brasileiro e de outros países. Objetos de conhecimento 
● Espaços e profissionais do sistema das artes visuais

Conceitos importantes 

Sistema das Artes Visuais: universo pelo qual a produção, circulação, legitimação e consumo das artes visuais transitam.
Artista: é aquele que realiza atividades expressivas exclusivas, diretamente relacionadas a uma ou mais linguagens da Arte e suas modalidades.
Artesão: profissional que fabrica e comercializa produtos em série, manufaturados, com auxílio ou não de instrumentos, utilizando-se de elementos constitutivos das artes visuais, de teor decorativo ou utilitário.
Curador: é o profissional responsável pela pesquisa, criação, montagem, supervisão e manutenção de uma exposição, além de ser também o responsável pela concepção, produção e revisão do catálogo da mesma. Faz o papel de mediador cultural entre o público e o artista. Atua como um tutor, que cuida e preserva a exposição desde a ideia, montagem, gerenciamento e desmontagem.
Museu: Espaço, público ou privado, dedicado à exposição, difusão e preservação de obras de arte.
Galeria de Arte: Espaço para exposições e comercialização de obras de arte.
Instituições, feiras e espaços, casas e centros culturais: Espaços dedicados à exposição, difusão e comercialização de obras de arte e artesanato. 

Apreciação 

Museu Frida Kahlo. Disponível em: https://artsandculture.google.com/partner/museo-frida-kahlo 

Tour virtual (Mikhail Bulgakov Museum; Palácio Nacional de Sintra; Château de Vaux le Vicomte). Disponível em: https://artsandculture.google.com/project/streetviews

Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte. Disponível em: http://www.eravirtual.org/mao_br_1/


Entrevista com artesão que transforma argila em arte. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4VzJZNUy8w8

Profissão Curador de Arte. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sNlRayPNQxQ

Pesquisa sobre exposições pelo mundo, e a biografia de alguns artistas, artesãos e curadores, considerando que uma exposição acontece em um lugar, por um determinado tempo, para um determinado público e com obras escolhidas. Determine prazos e estrutura básica.
Organize momentos para que cada grupo apresente sua pesquisa, em forma de seminário. Durante as apresentações, realize intervenções quando houver necessidade. Solicite que todos realizem registros, em seus cadernos, sobre o que e como aprenderam.

Situação de Aprendizagem VII

Habilidade: (EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Objetos de conhecimento
● patrimônio cultural material e imaterial
● matrizes indígenas, africanas e europeias

Conceitos importantes.
 
Patrimônio cultural material: conjunto de bens culturais móveis e imóveis existentes em um país ou região, cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da sua história, quer por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico.
Bens culturais móveis: coleções arqueológicas; acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.
Bens culturais imóveis: núcleos urbanos; sítios arqueológicos e paisagísticos; construções; bens individuais.
Patrimônio cultural imaterial: Abrange expressões culturais e tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras.
São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
Matrizes estéticas e culturais: são formas de expressão cultural, de usos e costumes que englobam a poética artística que representa uma etnia, um grupo, um povo, uma nação.
Matrizes Indígenas: O conceito de objeto de Arte, para os povos indígenas, tradicionalmente, não existe. Tudo o que eles produzem, apesar de conter elevado valor estético, tem caráter utilitário. Nesta produção, utilizam aquilo que é encontrado na natureza (madeira, fibras, sementes e frutos, cipós, folhas, resinas, couro, penas, ossos, dentes, garras, conchas, terra, pedras etc.). Essa abundância de matérias proporciona grande variedade de produtos como cerâmica, tintas, adereços, armas, barcos, vestes, instrumentos musicais etc. A decoração de objetos e pintura corporal, apresenta estilos e composições que passam de geração em geração, e são baseadas nas formas da natureza e na geometrização.
Matrizes Africanas: As heranças culturais africanas, são importantes marcos para a construção do patrimônio cultural afro-brasileiro. As influências das matrizes africanas estão presentes nas artes visuais e são parte da nossa cultura, história e identidade. Primitivamente, a produção artística africana, assim como a indígena, tem caráter utilitário, porém, com maior expressão nas esculturas em madeira. A arte africana também utiliza materiais disponíveis na natureza, contudo, agrega algumas técnicas mais avançadas, utilizando metais como bronze, cobre, latão, ouro e prata.
Matrizes Europeias: A mudança da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, foi o fator determinante para a construção da nossa identidade cultural. A produção artística decorativa estava num momento de transição, demonstrando em temas idênticos, um afastamento da estética renascentista, mais austera, equilibrada e harmônica, e assumindo características do barroco, com exuberância, dinamismo, contrastes e dramaticidade mais intensos. 

Apreciação.

Museu de Arte Indígena - Disponível em: http://maimuseu.com.br/. Acesso em: 20 dez. 2019.







Museu da casa brasileira. Disponível em: https://mcb.org.br/pt/


MASP. Disponível em: https://masp.org.br/exposicoes


Museu Kunsthistorischesd de Viena - Disponível em: https://www.khm.at/en/

Museu Britânico. Disponível em: https://www.britishmuseum.org/

Por dentro do Museu do Louvre - (Parte 1 e 2)
Por dentro do Museu do Louvre - (Parte 2)

Para saber mais: Horizontes Culturais – 

Realizar o projeto “Escola Museu”. 
Nele serão organizados e expostos os trabalhos produzidos, ao longo do ano, pelos estudantes. Para tanto, será necessário, definir um título para a exposição, locais, datas de início e fim, textos, e quem vai fazer o que. É importante registrar o processo de montagem e a visitação. As salas podem ser: Sala 1: Artes visuais; Sala 2: Música; Sala 3: Dança; Sala 4: Teatro

Para saber mais: Vamos montar uma exposição? – Multiciltura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x1IkLdes3ko

Referências Bibliográficas
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. O ensino de arte nas séries iniciais: ciclo I/Secretaria da Educação, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas; organização Roseli Cassar Ventrella e Maria Alice Lima Garcia. - São Paulo:FDE, 2006.
Guerra, Maria Terezinha Telles: Artes Visuais: Cores e Formas. In: Ensinar e Aprender Arte – Ensino Fundamental – Ciclo II. Governo do Estado de São Paulo, 20.
Kinderley, Dorling: tradução Rodrigues, Maria Anunciação. Arte para Crianças. Publifolhinha, São Paulo, 2010.
BARBOSA, Ana Mae. (org) Arte/educação contemporânea. Consonâncias internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
GUERRA, M. Terezinha Telles. “Leituras de mundo... ou a Traição das Imagens” in Currículo em Debate – Reorientação Curricular do 6o ao 9o ano – Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Goiânia: SEE, 2005
________ Estudar pra Valer! – ARTE – Leitura e Produção de Textos. São Paulo: CENPEC, 2011.

Comentários