ARTE - ARTES VISUAIS - 1º ANO EF


              ARTES VISUAIS  -  1º ANO EF -  4º BIMESTRE.

CURRÍCULO PAULISTA
(Recorte)

Situação de Aprendizagem I

Habilidade: (EF01AR01) Identificar e apreciar desenho, pintura, modelagem e colagem como modalidades das artes visuais, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Objetos de Conhecimento: Contextos e práticas
• desenho
• pintura
• modelagem

Conceitos importantes.

Desenho - Modalidade das artes visuais que tem no traço seu elemento básico, como forma singular de comunicar uma ideia, um pensamento, uma emoção. O desenho se apresenta como possibilidade de conhecimento artístico e estético desde seu significado mágico para o homem das cavernas até os desenhos em grandes formatos e as linguagens híbridas contemporâneas, abarcando ainda as produções ilustrativas, formas construtivas e técnicas da arquitetura e do design, com enfoque artístico, científico, lúdico, industrial, arquitetônico, publicitário, digital etc. Pintura - Artisticamente, a pintura tem na cor seu elemento mais simbólico. A pintura como modalidade das artes visuais implica conhecimento, intenção e processos criativos na utilização de técnicas, materiais, matérias, ferramentas, suportes, tecnologias digitais etc. 

Colagem – Modalidade das artes visuais que se caracteriza pela combinação, acumulação, união, fusão, anexação, conjunção, incorporação, integração, acúmulo ou agregação de elementos, de qualquer natureza plástica, de forma homogênea ou heterogênea, com a intenção de organizar uma composição visual, que também pode ser digital. 

Modelagem - A modelagem implica na manipulação de materiais maleáveis com a intenção de obter objetos tridimensionais. Artisticamente, trata-se de uma das mais antigas modalidades das artes visuais, e que somente produz resultados tridimensionais.



Ação expressiva I
Professor, esta atividade exige preparação prévia para sua realização. Prepare envelopes contendo algumas imagens, de cada uma das modalidades artísticas já estudadas – desenho, pintura, modelagem e colagem - e quatro painéis ou cartolinas, onde as imagem deverão ser colocadas, com fita adesiva. Nesta atividade você irá verificar se os estudantes conseguem identificar cada uma das modalidades, por meio de um jogo. Entregue um envelope para cada grupo, com 5 ou 6 estudantes. Faça combinados sobre colaboração e respeito, para o desenvolvimento da atividade. Veja os exemplos a seguir:

Coloque os painéis na parede, reforce os combinados e peça que, depois de analisar as imagens, colem cada uma delas. Ao final da atividade, aproxime-se dos painéis e faça uma análise dos resultados. É importante conversar e pontuar, sem expor nenhum estudante, caso alguém tenha se confundido. Para tanto, sugerimos que você retire a respectiva imagem, pergunte para a turma em qual painel ela se encaixa e a coloque lá.

Situação de Aprendizagem II

Habilidade: (EF01AR04) Experimentar desenho, pintura, modelagem e colagem por meio de técnicas convencionais e não convencionais, fazendo uso sustentável de materiais e instrumentos.
Objetos de conhecimento: Materialidade
• Desenho, pintura, modelagem e colagem

Conceitos importantes.

Técnicas convencionais: São aquelas, tradicionalmente utilizadas, nas quais se utiliza materiais e instrumentos comuns. Por exemplo: desenho de imaginação, de memória, de observação, ilustração; Pintura com dedo, com pincel, com lápis de cor, com giz de cera; recorte e colagem de papeis; modelagem de argila.

Técnicas não convencionais: São aquelas, pouco ou raramente utilizadas, que permitem experimentação e podem utilizar materiais e instrumentos comuns ou pouco comuns. Por exemplo: pintura de observação pelo espelho.

Uso sustentável de materiais e instrumentos: Requer a noção de que os recursos são limitados, e por isso devem ser usados de forma adequada e consciente.

Apreciação
Para realizar esta apreciação, sugerimos que você reúna materiais e instrumentos artísticos que são ou podem ser utilizados na elaboração de desenhos, pinturas, modelagem e colagem, e os apresente aos estudantes (lápis comum, lápis de cor, giz de cera, papeis, borracha, tintas, pinceis, espátulas, esponjas, palitos, argila, massa de modelar, areia, enfim, tudo o que você quiser e puder).
É importante que você faça, previamente, uma curadoria de imagens que possam demonstrar pessoas e obras que representem as modalidades e pelo menos uma técnica convencional e não convencional de cada uma. A seguir, indicamos alguns vídeos:

Não convencionais:
Pintura de quadro em 3 minutos – Artista de rua. https://www.youtube.com/watch?v=r45DoPrwmbw 
(Vídeo em inglês – Recomendamos encerrar em 2min 59s) Alexa Meade – Transforma pessoas em ilusão bidimensional. https://www.youtube.com/watch?v=6rq6EZtPR9M
(Recomendamos encerrar em 8min 36s) Grafite no celofane e mundos fantásticos feitos de massa de modelar.
Colagens com Tangram – Aprenda a fazer: gato, cachorro, cavalo, peixe, águia e caranguejo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wq5RB9s8utM

DER Taquaritinga

TANGRAM - MONTE FIGURAS - PEIXE, PESSOA, CACHORRO, GATO


Ação Expressiva I
Professor, para esta atividade selecione livros de arte, com imagens, do acervo da escola e organize os estudantes em grupos. Distribua um exemplar para cada grupo, e oriente-os a observar as imagens. Converse com eles sobre a presença das imagens em diferentes épocas, povos e países enquanto eles folheiam os livros à vontade. Continuando, dê-lhes a seguinte tarefa: cada grupo deverá escolher uma imagem que gostariam de colocar em uma parede de suas casas. O grupo precisa conversar e pensar sobre a escolha, por exemplo: A imagem principal (tema/assunto), as cores, o que sentem ao ver a imagem, o que imaginam sobre como seria poder ver aquela obra todos os dias etc. Combine com eles, um tempo para isso e que, ao final cada grupo deve mostrar a imagem escolhida para a classe e contar por que a escolheram. É importante que você percorra os grupos e medeie as conversas, sem interferir nas escolhas.
Finalize a aula com uma roda de conversa retomando a atividade. Estimule-os a falar sobre o livro e as imagens que escolheram, especialmente sobre como escolheram uma obra entre tantas. Diga a eles que desenhos e pinturas podem transmitir ideias, despertar sentimentos, emoções e outras imagens em nossos pensamentos, e que toda imagem tem um autor – ou vários, e que a maioria delas traz a assinatura de quem as fez, mas, algumas, não.

Ação Expressiva II
Professor, selecione e apresente, para aos estudantes, uma obra de cada modalidade (desenho, pintura, modelagem e colagem). Certamente você ou a escola possuem reproduções que podem ser utilizadas para isso.
Organize-os sentados em círculo e explique que, você quer que conheçam obras que você aprecia muito. Convide-os para, silenciosamente, observarem as imagens por alguns minutos prestando atenção aos detalhes. Peça que observem cores, formas, luzes, sombras, tamanhos, o que está mais longe, o que está mais perto etc.
Em seguida, incentive-os a falar sobre suas impressões e opiniões sobre as obras. Pode ser que alguns não gostem ou tenham impressões negativas sobre elas. Por exemplo, quando um grupo disser o que determinada imagem significa para eles, pergunte-lhes se é por causa das cores, do tamanho de determinada figura, das formas, enfim, explore ao máximo suas percepções. Comente cada leitura, sem avaliar. Esclareça que a leitura de cada imagem muda de pessoa para pessoa, portanto, nem sempre o que é dito por uns coincide com a fala de outros.
Depois disso, conte a eles quem produziu cada obra, onde e quando viveram, que materiais e instrumentos utilizaram. Se for possível faça alguma relação com algum acontecimento da época, sem entrar em detalhes, apenas reforçando o período histórico. Em seguida, conte a eles por que gosta dessas obras.

Ação Expressiva III - Desenho de imaginação
Professor, distribua a cada aluno uma folha de papel e um lápis, se possível, diferente do sulfite padrão e do lápis grafite preto. Diga-lhes que agora os autores das imagens serão eles. Peça-lhes que façam um desenho com seu tema (assunto) preferido, pois, já viram obras de diferentes autores, mas ainda não conhecem o trabalho de seus colegas e nem mostraram a seu a eles. Explique que esse desenho não será colorido, pois as cores serão aplicadas em outro momento. Lembre-os que artistas assinam as suas obras e que também eles deverão colocar seu nome em suas produções. Este trabalho é de imaginação e individual. Acompanhe a produção só para garantir que não pintem o desenho.
Circule pela sala estimulando os alunos e ao término dos trabalhos, exponha-os, de preferência em uma das paredes da sala. Solicite aos alunos que se levantem para contemplar os resultados. Estimule um início de leitura com perguntas e registre em seu caderno as respostas, impressões e opiniões.
1. O que mais aparece nos desenhos? (Paisagens, pessoas, animais, árvores, carro, flores, monstros, super-heróis, formas).
2. Todo mundo desenha igual ou os desenhos são muito diferentes?
3. Como as imagens foram feitas? Peça que relatem como as fizeram?
4. Parecem com algo ou algum lugar conhecido? O quê? Qual?
5. Onde está a maior forma? E a menor?
6. Como reconhece o seu trabalho no meio de tantos outros? *
7. Como reconhecem os dos colegas?
Incentive todos a falar, a manifestar as suas opiniões. Não se esqueça de reforçar que cada um tem seu modo de desenhar, e por isso, reconhecem as suas produções no meio de tantas outras.

Ação Expressiva IV - Desenho de Memória
Professor, converse com a turma e pergunte quais são os objetos e/ou lugares que fazem parte da vida de cada um deles e faça uma lista numa folha. Diga aos estudantes que você vai dizer os nomes de alguns objetos e/ou lugares, e eles deverão usar a memória para desenhar. Distribua as folhas de sulfite ou os cadernos de desenho. A quantidade de objetos e/ou lugares e divisão da folha fica ao seu critério.
Por exemplo: Escova de dentes, celular, casa da vó, tv, cômodo da casa, jardim, fruta, bicicleta etc.

Apreciação II
Professor, para esta atividade utilizaremos a obra “Natureza-Morta: Vaso com Quinze Girassóis” de Vincent Van Gogh. Mostre a obra aos estudantes e converse com eles explorando suas percepções sobre cores, formas, disposição e tamanho das flores, folhas etc., existentes na obra.
Para o desenvolvimento das próximas ações expressivas, desta Situação de Aprendizagem, serão necessárias cinco cópias, do modelo a seguir, para cada auno. (utilizarão uma para cada atividade). Caso não seja possível providenciar as cópias, cada estudante deverá desenhar seu próprio vaso, posicionando-o conforme o modelo.

Para cada modelo o estudante utilizará uma técnica diferente de pintura. Selecione previamente os materiais: tintas guache de cores variadas, pincéis, canudo do rolo de papel higiênico, tesoura, panos, água, pratinhos ou bandejas descartáveis, giz de cera, lápis comum, lápis de cor e esponjas. Diga aos estudantes que, para cada folha eles deverão pintar flores para completar o vaso, porém, utilizarão três técnicas diferentes.
Após a finalização de cada ação expressiva recolha os trabalhos dos estudantes e guarde-os para que, ao final de todas as técnicas, possam ser expostas, observadas, analisadas e comparadas.

Ação Expressiva V - Pintura com tinta guache e pincel convencional
Professor, entregue a folha com o modelo (vaso inacabado), as tintas e os pincéis aos estudantes e oriente-os para que criem flores, folhas e/ou outros elementos em seus vasos, utilizando cores, formas e elementos na quantidade que desejarem. Lembre-se de orientá-los sobre a limpeza e secagem dos pincéis a cada mudança de cor.
Ação Expressiva VI - Pintura com tinta guache e rolo de papel higiênico
Professor, nesta atividade os estudantes utilizarão materiais não convencionais, o canudo do rolo de papel higiênico, tinta guache, tesoura, pratinho ou bandeja descartável.
Peça a eles que cortem uma das pontas do rolo de papel higiênico na forma de pétalas de uma flor. Coloquem tinta nos pratinhos e molhem o canudo nessa tinta, para carimbar a folha modelo criando assim suas flores. Para as folhas, basta apertar a outra ponta do rolo, molhar na tinta e carimbar. Há um exemplo na imagem a seguir.
Ação Expressiva VII - Pintura com tinta guache e esponja
Professor, nesta atividade, os estudantes utilizarão a técnica de pintura com esponja. Previamente corte as esponjas em pedaços menores e oriente os estudantes para que coloquem as tintas nos pratinhos e umedeçam, com cuidado, as esponjas. Eles podem raspar, carimbar ou esfregar as esponjas na folha (vaso inacabado), criando assim sua composição. Lembre-se de orientá-los sobre a limpeza e secagem das esponjas a cada mudança de cor.

Ação Expressiva VIII - Pintura com lápis de cor
Nesta atividade, os estudantes poderão desenhar e pintar livremente, as flores em seus vasos (modelo). Para isso, diga a eles que também é possível desenhar e pintar utilizando somente lápis de grafite comum, variando a força empregada na aplicação do grafite. Esta liberdade é uma oportunidade de aproximação com obras em preto e branco. Porém, eles também deverão utilizar os lápis de cor, para as duas coisas. Mostre o exemplo a seguir.

 Ação Expressiva IX - Pintura com giz de cera.

Novamente, com o mesmo modelo agora o arranjo do vaso será pintado com giz de cera, explorando as possibilidades de seu uso, como pintar com o giz na horizontal, colocando objetos embaixo da folha, riscando etc.

Ação Expressiva X - Colagem
Professor, para esta atividade será necessário trazer revistas, catálogos ou imagens para recorte, tesoura sem ponta e cola. Peça para que os estudantes também tragam revistas.
Inicie a atividade perguntando aos estudantes se eles sabem ou, como imaginam que as colagens são feitas, e quais tipos de materiais podem ser utilizados. Pesquise e mostre a eles diferentes exemplos de colagens em obras de arte, desde as tradicionais até montagens com materiais diversificados. Segue, um exemplo:
Gilberto Mattos. “Rubro”. 2005. Colagem.

Os estudantes deverão procurar e recortar imagens para completar a composição de seus vasos, como flores, folhas etc. Ao seu critério, também poderão utilizar outros materiais para esta composição, como sementes, folhas secas, tecidos etc.

Ação Expressiva - Modelagem

Figura 1 - Menino e a Massinha. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/crian%C3%A7as-massinha-jogar-2002917 Acesso em 07 nov. 2019.
Figura 2 - Ludmila Seriani Fontoura. “Sereia”. 2019. Modelagem

Professor, nesta atividade, oriente os estudantes a modelar um vaso com flores. Deixe que explorem as possiblidades de formatos, tamanhos e texturas.
Segue, a seguir, uma receita de massa de modelar:
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de vinagre
1/2 xícara de sal
2 colheres de óleo de soja
Água (menos de meia xícara)
Corante alimentício nas cores desejadas
Modo de fazer:
Em uma tigela, coloque as 2 xícaras de trigo, o vinagre, o sal e o óleo de soja. Misture bem e vá pingando a água e sovando a massa até que ela fique bem macia. Em seguida, separe a massa em partes e vá tingindo, uma a uma, com o corante alimentício.
Avaliação - Organize uma exposição com todas produções elaboradas pelos estudantes. É muito importante analisar a exposição, converse e estimule os estudantes a apresentar, livremente, suas impressões sobre as técnicas utilizadas, as semelhanças e diferenças de cada obra, acabamentos etc. O caráter da análise não deve ser de comparação, mas de valorização das possibilidades criativas.

Situação de Aprendizagem III
Habilidade: (EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.
Objetos de conhecimento:
• Tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.).

Conceitos Importantes

Tecnologias e recursos digitais: filmadora, máquina fotográfica, smartphone, computador, plataformas da internet, Chroma Key etc., formatos de imagens digitais mais comuns: JPG, GIF e PNG.
Animação: – técnica que utiliza meios físicos ou digitais para “dar vida” a objetos ou desenhos. Atualmente existem várias formas de se trabalhar com animação, seja através de “flip book” ou mesmo com tecnologias avançadas (destaques para efeitos especiais ou mesmo animações inteiras feitas em 3D).
Jogos eletrônicos: Jogo com ações, recursos, estratégias, desenvolvimento e objetivos pré-estabelecidos. Para funcionar, estes jogos necessitam de computador, programas, tela e controles.
Fotografia: Imagem captada por meio de um equipamento digital ou analógico, que pode ou não ser impressa. Ela pode ser colorida ou em preto e branco.
Softwares: Conjunto de programas com instruções que fazem equipamentos eletroeletrônicos funcionar. Eles produzem diferentes resultados: calcular, registrar, processar, armazenar, imprimir etc.
Professor, nas atividades a serem realizadas ressaltamos a importância da utilização das tecnologias e recursos digitais como celular, câmera fotográfica, impressora, filmadora, data show, notebook, todos como recursos para criações em artes visuais. É importante verificar, antecipadamente, as possibilidades e disponibilidade desses recursos.

Apreciação
Será necessário para esta atividade um data show, um computador, uma TV, ou até mesmo um notebook para que os estudantes assistam e apreciem desenhos animados. Sugerimos que você assista aos vídeos, antes de apresentá-los. Aproveite para criar um clima motivador para que posteriormente se sintam à vontade para criar.
Toy ioiô - Mônica Toy. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0MpDWj8MnTo

Monica Toy | Temporada completa 5. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tSbFc67wgBo
Escalada de cabelo - Monica Toy - Making of. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hgFU4lBfp5s


Como levar seu gatinho ao veterinário - Monica Toy - Making of. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9kKjkazZpto

Natal da Turma da Mônica - Versão Original. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kcU1p_eqpow 

Ação Expressiva I
Para esta atividade, utilizarão bloquinhos de papel do tipo anotações, lápis e borracha.
Professor.
1. Como desenhar no “Flip book”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RdEByf0QCz8 
2. Minhas Primeiras Animações em “Flip book”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sqHg2AQajRM 

Divida cada bloco em três partes iguais. Se não for possível utilizar blocos de papel, a atividade pode ser feita utilizando o canto superior de um caderno comum. (vídeo 2).
Distribua os blocos aos estudantes, e oriente-os para que desenhem mudando um pouco cada figura - de posição ou de tamanho - de preferência na extremidade da folha, para que ao folheá-las seja possível visualizar o “movimento”. Cada estudante deve criar seu “Flip book”. Circule pela sala e certifique-se de que todos estão conseguindo. Ao término dos desenhos, peça a eles que mostrem seus desenhos em movimento.
Professor, filme com um celular ou uma filmadora a produção dos estudantes (virando as páginas). Se possível, salve num computador e assista com eles. 

Ação Expressiva II - Visitas virtuais a museus
Professor, para esta atividade, será necessário utilizar os recursos tecnológicos de sua escola. Antecipadamente navegue pelos mapas interativos nos sites, conheça, clique em tudo que puder, utilize todas as ferramentas para depois levar os estudantes a fazer o mesmo. Se houver meios, agrupe-os e deixe que eles mesmos explorem os sites. Oriente-os como navegar pelos museus e sites de visitação que estão citados a seguir. Caso não seja possível, sugerimos que você mesmo o faça, com o auxílio de um computador e de um data show. Mostre aos estudantes como se explora uma visita num ambiente virtual.
Para que os estudantes possam navegar explorando todas as possibilidades deste recurso tecnológico, disponibilize mais de uma aula, deixe que troquem ideias, mostrem para os outros as suas descobertas. 

Museu Casa de Portinari. Disponível em: http://www.museucasadeportinari.org.br 









Museu da Pessoa. Disponível em: http://www.museudapessoa.net/pt/home 

Museu Afro-Digital da Memória Africana e Afro-Brasileira. Disponível em: https://museuafrodigital.ufba.br/
Era Virtual - Visitas Virtuais Imersivas. Disponível em: http://eravirtual.org/ 


Museu Imperial. Disponível em: http://museuimperial.museus.gov.br/ 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GUERRA, Maria Terezinha T. Ensinar e Aprender: Corrigindo o fluxo do ciclo II. SEE, SP: 2001. _____________________ (et.al.) Ensinar e Aprender Arte. Ensino Fundamental Ciclo II, volume do Professor. Cenpec: São Paulo, 2010. 
FERRAZ, Maria Heloisa Correa de Toledo. Metodologia de ensino de Arte. 
Maria Heloisa C de T Ferraz, Maria F. de Rezende e Fusari. São Paulo: Cortez 1993. São Paulo: Publifolha, 2012. 
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. 
O ensino de Arte nas séries iniciais: ciclo I / Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas; organização de Roseli Ventrella e Maria Alice Lima Garcia. São Paulo: FDE, 2006.

Comentários