1º Bimestre de 2021
1º ANO DO EF LINGUAGEM:
MÚSICA |
|
HABILIDADE |
OBJETOS DO CONHECIMENTO |
Habilidade
Essencial (EF01AR13) Experimentar,
identificar e apreciar músicas brasileiras próprias do universo infantil,
inclusive aquelas presentes em seu cotidiano. CMSP:17/02 – O que é Música? https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7827&id=454 CMSP:24/02 – Universo Infantil. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7837&id=454 CMSP:03/03 – O Sítio de seu Lobato. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7832&id=454 |
Contextos e
práticas • Músicas
brasileiras próprias do universo infantil. |
Habilidade
Essencial (EF01AR17) Apreciar e
experimentar sonorização de histórias, utilizando vozes e sons corporais e/ou
instrumentos musicais convencionais ou não convencionais. CMSP:10/03 – O Som da História I – SEI
(31/03) https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8314&id=454 CMSP:07/04 – 21/04: O Som da História II https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8321&id=454 |
Processo de
criação •
Sonorização de histórias
|
Habilidade
Articuladora e Essencial (EF15AR23) Reconhecer
e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas
linguagens artísticas. CMSP:14/04: Música e Desenho https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8328&id=454 |
Processo de
Criação • Relações
processuais entre diversas linguagens artísticas. |
2º ANO DO EF LINGUAGEM: MÚSICA |
|
HABILIDADE |
OBJETOS DO
CONHECIMENTO |
Habilidade
Essencial (EF02AR13) - Experimentar, identificar e apreciar músicas
próprias da cultura popular paulista de diferentes épocas. CMSP:24/02
– Música Caipira. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7877&id=488 CMSP:03/03
– Cultura Popular https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7897&id=488 |
Contextos e
práticas ● Músicas da
cultura popular paulista de diferentes épocas
|
Habilidade
Essencial (EF02AR15)- Explorar e
perceber o próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal) como fonte sonora. CMSP:07/04-
21/04 - Som do Corpo I https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8419&id=488 CMSP:14/04
- Som do Corpo II https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8452&id=488 |
Materialidades
● Corpo como
fonte sonora (palmas, voz, percussão corporal).
|
Habilidade
Essencial (EF01AR13) Experimentar, identificar e apreciar músicas
brasileiras próprias do universo infantil, inclusive aquelas presentes em seu
cotidiano. CMSP:17/02 – O que é Música?https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7857&id=488 |
Contextos e práticas • Músicas
brasileiras próprias do universo infantil.
|
Habilidade
Essencial (EF02AR14) - Perceber, explorar e identificar a
intensidade, altura e duração por meio de jogos, brincadeiras, canções e
práticas diversas de apreciação musical. CMSP: 10/03 – O Jumento - SEI (31/03) https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8386&id=488 |
Elementos
da Linguagem ●
Intensidade, altura e duração. |
LINGUAGEM: MÚSICA |
|
HABILIDADE |
OBJETOS DO CONHECIMENTO |
Habilidade Essencial
(EF03AR14) - Perceber,
explorar e identificar pulso, ritmo, melodia, ostinato, andamento e compasso
por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de execução e
apreciação musical. CMSP:24/02
– Identificando os sons. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7878&id=522 CMSP:03/03
– Sons – Altura e Intensidade. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7898&id=522 CMSP:10/03
– Pulso e ritmo. SEI (31/03) https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8389&id=522 |
Elementos da
Linguagem ● Pulso, ritmo, melodia, ostinato, andamento e
compasso. |
Habilidade
Essencial (EF03AR13) Experimentar,
identificar e apreciar músicas próprias da cultura popular brasileira de
diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e
europeias. CMSP:17/02
– Sansa Koma https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7858&id=52 |
Contextos e
práticas: ● Músicas da cultura popular brasileira em
diferentes épocas; matrizes indígenas, africanas e europeias.
|
Habilidade
Essencial (EF02AR15)- Explorar e perceber o próprio corpo (palmas,
voz, percussão corporal) como fonte sonora. CMSP:
07/04 - 21/04: Fazendo Som https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8422&id=522 CMSP:14/04 – IAPO https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8455&id=522 |
Materialidades
● Corpo como
fonte sonora (palmas, voz, percussão corporal).
|
4º ANO DO EF
LINGUAGEM:
MÚSICA |
|
HABILIDADE |
OBJETOS
DO CONHECIMENTO |
Habilidade Essencial (EF04AR13) Identificar
e apreciar gêneros musicais (populares e eruditos) próprios da cultura de
diferentes países. CMSP: 24/02 – Gênero Musical I https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7879&id=557
CMSP: 03/03 – Gênero Musical II https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7899&id=557 |
Contextos e Práticas ● Gêneros musicais - populares e
eruditos próprios da cultura de diferentes países;
|
Habilidade Essencial: (EF04AR14) Perceber,
explorar e identificar intensidade, altura, duração, ritmo, melodia e timbre,
por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de execução e
apreciação musical. CMSP: 10/03 – Jogo da Percepção. SEI
(31/03) https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8484&id=557 |
Elementos da Linguagem ●
Intensidade, altura, duração, ritmo, melodia e timbre;
|
Habilidade Essencial (EF04AR15) Explorar e
caracterizar instrumentos convencionais e não convencionais, considerando os
elementos constitutivos da música. CMSP: 07/04- 21/04: Meu Instrumento I https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8514&id=557 CMSP: 14/04: Meu Instrumento II https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8544&id=557 |
Materialidade ●
Instrumentos musicais convencionais e não convencionais ●
Elementos constitutivos da música (Intensidade, altura, duração, ritmo,
melodia e timbre)
|
Habilidade Essencial (EF03AR13) Experimentar,
identificar e apreciar músicas próprias da cultura popular brasileira de
diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e
europeias. CMSP:17/02
– Mutum https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7859&id=557 |
Materialidades ●
Corpo como fonte sonora (palmas, voz, percussão corporal).
|
5º ANO DO EF
LINGUAGEM: MÚSICA |
|
HABILIDADE |
OBJETOS DO
CONHECIMENTO |
Habilidade Essencial
(EF05AR14) Perceber e explorar elementos constitutivos
da música, por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de
composição/criação, execução e apreciação musical. CMSP:
24/02 – Elementos Musicais https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7880&id=591 CMSP:
03/03 – Ritmo e melodia. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7900&id=591 CMSP:
10/03 – Música e Brincadeira. SEI
(31/03) https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8487&id=591 |
Elementos da
linguagem ● Elementos
constitutivos da música;
|
Habilidade
Essencial (EF05AR13). Apreciar jingles, vinheta, trilha de jogo
eletrônico, trilha sonora etc., analisando e reconhecendo seus usos e funções
em diversos contextos de circulação. CMSP: 17/02 – Trilha
Musical. https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7860&id=591 |
Contextos e
práticas ● Jingles,
vinheta, trilha de jogo eletrônico, trilha sonora ● Usos e
funções em diversos contextos de circulação |
Habilidade Essencial
(EF04AR15) Explorar e caracterizar instrumentos
convencionais e não convencionais, considerando os elementos constitutivos da
música. CMSP:
07/04- 21/04:Criando Instrumentos https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8517&id=591 CMSP:
14/04: Sonorização de História https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8547&id=591 |
Materialidade
●
Instrumentos musicais convencionais e não convencionais ● Elementos
constitutivos da música (Intensidade, altura, duração, ritmo, melodia e
timbre) |
Comentários
Postar um comentário