ARTE - CMSP - MÚSICA EF 2021

 
ANOS INICIAIS E ANOS FINAIS DO EF

                                 1º Bimestre de 2021

1º ANO DO EF 

LINGUAGEM: MÚSICA

 

HABILIDADE

 

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Habilidade Essencial (EF01AR13) Experimentar, identificar e apreciar músicas brasileiras próprias do universo infantil, inclusive aquelas presentes em seu cotidiano.

CMSP:17/02 – O que é Música?

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7827&id=454

CMSP:24/02 – Universo Infantil.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7837&id=454

CMSP:03/03 – O Sítio de seu Lobato.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7832&id=454

Contextos e práticas

• Músicas brasileiras próprias do universo infantil.

 

Habilidade Essencial (EF01AR17) Apreciar e experimentar sonorização de histórias, utilizando vozes e sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais.

CMSP:10/03 – O Som da História I – SEI (31/03)

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8314&id=454

 CMSP:07/04 – 21/04:  O Som da História II

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8321&id=454

Processo de criação

• Sonorização de histórias

 

Habilidade Articuladora e Essencial (EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

CMSP:14/04: Música e Desenho

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8328&id=454

Processo de Criação

• Relações processuais entre diversas linguagens artísticas.


2º ANO DO EF

LINGUAGEM: MÚSICA

 

HABILIDADE

 

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Habilidade Essencial (EF02AR13) - Experimentar, identificar e apreciar músicas próprias da cultura popular paulista de diferentes épocas.

CMSP:24/02 – Música Caipira.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7877&id=488

CMSP:03/03 – Cultura Popular

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7897&id=488

Contextos e práticas

Músicas da cultura popular paulista de diferentes épocas

 

Habilidade Essencial (EF02AR15)-  Explorar e perceber o próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal) como fonte sonora.

CMSP:07/04- 21/04 - Som do Corpo I

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8419&id=488

CMSP:14/04 - Som do Corpo II

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8452&id=488

Materialidades

● Corpo como fonte sonora (palmas, voz, percussão corporal).

 

 

 

Habilidade Essencial (EF01AR13) Experimentar, identificar e apreciar músicas brasileiras próprias do universo infantil, inclusive aquelas presentes em seu cotidiano.

CMSP:17/02 – O que é Música?https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7857&id=488

Contextos e práticas

• Músicas brasileiras próprias do universo infantil.

 

Habilidade Essencial (EF02AR14) - Perceber, explorar e identificar a intensidade, altura e duração por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de apreciação musical.

CMSP: 10/03 – O Jumento - SEI (31/03)

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8386&id=488

Elementos da Linguagem

● Intensidade, altura e duração.

                 






















3º ANO DO EF

LINGUAGEM: MÚSICA

 

HABILIDADE

 

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Habilidade Essencial (EF03AR14) - Perceber, explorar e identificar pulso, ritmo, melodia, ostinato, andamento e compasso por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de execução e apreciação musical.

CMSP:24/02 – Identificando os sons.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7878&id=522

CMSP:03/03 – Sons – Altura e Intensidade.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7898&id=522

CMSP:10/03 – Pulso e ritmo. SEI (31/03)

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8389&id=522

Elementos da Linguagem

Pulso, ritmo, melodia, ostinato, andamento e compasso.

Habilidade Essencial (EF03AR13) Experimentar, identificar e apreciar músicas próprias da cultura popular brasileira de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias.

CMSP:17/02 – Sansa Koma

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7858&id=52

Contextos e práticas:

Músicas da cultura popular brasileira em diferentes épocas; matrizes indígenas, africanas e europeias.

 

 

Habilidade Essencial (EF02AR15)-  Explorar e perceber o próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal) como fonte sonora.

CMSP: 07/04  - 21/04: Fazendo Som

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8422&id=522

CMSP:14/04 – IAPO

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8455&id=522

Materialidades

● Corpo como fonte sonora (palmas, voz, percussão corporal).

 


4º ANO DO EF

LINGUAGEM: MÚSICA

 

HABILIDADE

 

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Habilidade Essencial (EF04AR13) Identificar e apreciar gêneros musicais (populares e eruditos) próprios da cultura de diferentes países.

CMSP: 24/02 – Gênero Musical I

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7879&id=557

 

CMSP: 03/03 – Gênero Musical II

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7899&id=557

Contextos e Práticas

Gêneros musicais - populares e eruditos próprios da cultura de diferentes países;

 

 

 

Habilidade Essencial: (EF04AR14) Perceber, explorar e identificar intensidade, altura, duração, ritmo, melodia e timbre, por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de execução e apreciação musical.

CMSP: 10/03 – Jogo da Percepção.  SEI (31/03)

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8484&id=557

Elementos da Linguagem

● Intensidade, altura, duração, ritmo, melodia e timbre;

 

Habilidade Essencial (EF04AR15) Explorar e caracterizar instrumentos convencionais e não convencionais, considerando os elementos constitutivos da música.

CMSP: 07/04- 21/04: Meu Instrumento I

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8514&id=557

 CMSP: 14/04: Meu Instrumento II

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8544&id=557

Materialidade

● Instrumentos musicais convencionais e não convencionais

● Elementos constitutivos da música (Intensidade, altura, duração, ritmo, melodia e timbre)

 

Habilidade Essencial (EF03AR13) Experimentar, identificar e apreciar músicas próprias da cultura popular brasileira de diferentes épocas, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias.

CMSP:17/02 – Mutum

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7859&id=557

Materialidades

● Corpo como fonte sonora (palmas, voz, percussão corporal).

 


5º ANO DO EF

 

LINGUAGEM: MÚSICA

 

HABILIDADE

 

OBJETOS DO CONHECIMENTO

Habilidade Essencial (EF05AR14) Perceber e explorar elementos constitutivos da música, por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

CMSP: 24/02 – Elementos Musicais

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7880&id=591

CMSP: 03/03 – Ritmo e melodia.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7900&id=591

CMSP: 10/03 – Música e Brincadeira.  SEI (31/03)

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8487&id=591

Elementos da linguagem

● Elementos constitutivos da música;

 

 

Habilidade Essencial (EF05AR13). Apreciar jingles, vinheta, trilha de jogo eletrônico, trilha sonora etc., analisando e reconhecendo seus usos e funções em diversos contextos de circulação.

 CMSP: 17/02 – Trilha Musical.

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7860&id=591

Contextos e práticas

● Jingles, vinheta, trilha de jogo eletrônico, trilha sonora

● Usos e funções em diversos contextos de circulação

Habilidade Essencial (EF04AR15) Explorar e caracterizar instrumentos convencionais e não convencionais, considerando os elementos constitutivos da música.

CMSP: 07/04- 21/04:Criando Instrumentos

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8517&id=591

CMSP: 14/04: Sonorização de História

https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=8547&id=591

Materialidade

● Instrumentos musicais convencionais e não convencionais

● Elementos constitutivos da música (Intensidade, altura, duração, ritmo, melodia e timbre)







Comentários