ARTE - ARTES VISUAIS - 6º ANO EF.


 ARTE - ARTES VISUAIS  - 6º ANO EF.

CURRÍCULO PAULISTA

Situação de Aprendizagem I

Habilidades:
(EF06AR01) Pesquisar, apreciar e analisar dobradura, gravura, lambe-lambe e animação nas
artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de
diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a
experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o
imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas
● Dobradura
● Gravura
● lambe-lambe
● Animação

(EF06AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais da dobradura, da gravura, do
lambe-lambe e da animação, contextualizando-os no tempo e no espaço.
Objetos de conhecimento: contextos e Práticas
● estilos visuais da dobradura
● estilos visuais da gravura
● estilos visuais do lambe-lambe
● estilos visuais da animação

Conceitos importantes

Dobradura - é uma modalidade artística que tem como função, transformar papel em arte, a partir de diversas dobras. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam o origami e o kirigami.
Origami - Técnica baseada na dobra do papel para construção de figuras.
Kirigami - Técnica baseada no corte e colagem de papéis dobrados, para construir figuras.
Gravura - é uma modalidade artística que tem como função obter uma imagem por meio de uma matriz artesanal. Diversos materiais podem ser usados como matrizes, tais como madeira, metal e pedra estão entre os tradicionais. Adaptações com isopor ou papelão também podem ser utilizadas em ambiente escolar. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam: Xilogravura e Linoleogravura.
Xilogravura - Técnica que utiliza matrizes de madeira. Linoleogravura - Técnica que utiliza matrizes de placas de borracha.
Lambe-lambe - é um cartaz de diferentes tamanhos, exposto em espaços públicos. Originalmente, tinha como função, divulgar um produto ou evento; hoje em dia, além dessa função, também permeia por temas diversos que podem ir de política a poesia. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam aqueles que mantêm o formato cartaz e aqueles que utilizam formato recortado, que procura se incorporar ao local onde está colocado.
Animação – técnica que utiliza meios físicos ou digitais para “dar vida” a objetos ou desenhos. Atualmente existem várias formas de se trabalhar com animação, seja através de flipbook ou mesmo com tecnologias avançadas (destaques para efeitos especiais ou mesmo animações inteiras feitas em 3D).
Flipbook - técnica de animação feita a partir de desenhos sequenciados em folhas de papel, que ao serem folheadas rapidamente, o desenho ganha ilusão de movimento.
Animação 3D - Técnica embasada na utilização de poderosos programas de computador que agregam movimentos, ângulos, volumes e texturas mais realistas, por exemplo. Gera com mais realismo a ilusão de profundidade e volume de objetos, cenários e personagens.

Vídeo 1 - Akira Yoshizawa Origami Collections. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ruZJZf8_y3Y
Vídeo 2 - Cartão Árvore de Natal (Kirigami - pop up). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DlYKa_f550E
Imagem 1 - Exemplo de lambe-lambe. Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke/Pixabay.


Vídeo 3 – Lambe-lambe recortado.

A Arte do Lambe-Lambe


Vídeo 4 - Flipbook - Homem Palito.

Vídeo 5 - Amor à Primeira Vista - Animação romântica em 3D.
Imagem 2 - Tsuru (origami). Imagem de Anke Sundermeier/Pixabay.

Imagem 3 - Kirigami. Imagem de Rafael Javier/Pixabay.

Imagem 4 - Matrizes de madeira. Imagem de Free-Photos/Pixabay

Imagem 5 - Xilogravura. Imagem de Thanks for your Like/Pixabay.

Imagem 6 - Placa de linóleo, tintas e ferramentas - Imagem de Thanks for your Like/Pixabay.

Imagem 7 - Linoleogravura - Imagem de Catherine Francois/Pixabay.

Outras imagens gratuitas de gravuras também podem ser encontradas no site Domínio Público

Uma viagem pela história da gravura.
A história da animação.
História do Origami
Origami, Kirigami e origami arquitetônico.

Lambes na Laje apresentará trabalhos de 66 artistas que buscam explorar lambe-lambes de diferentes maneiras. O lambe – tipo de cartaz que é colado em paredes, muros e postes – sempre foi utilizado para transmitir avisos públicos ou propagandas, mas recentemente consagrou-se no meio artístico como um meio de intervenção urbana. O evento, que ocupa o prédio do Red Bull Station, na região central de São Paulo, ocorrerá das 14h às 22h e a entrada é gratuita. Exposição de lambe-lambe.

A Arte do Lambe-Lambe.

A Arte do Lambe-Lambe

Origem

Lambe lambe é reconhecido como arte urbana


O que é a Rotoscopia?
10 Estilos de animação: Qual é o seu favorito?

Motion Graphics: 17 grandes tendências atuais e para o futuro

Arte em papel: dobraduras em tamanho real.

Gravuras registram a história do Brasil e das artes gráficas | Jornal da USP.

Gravura na História - Caderno em PDF da Rede Pública Paranaense

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM II

Habilidades:
(EF06AR03) Analisar situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram ao audiovisual (cinema, animações, vídeos etc.) e ao design gráfico (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.).
Objetos de conhecimento: Contextos e Práticas
● situações nas quais as modalidades das artes visuais se integram ao audiovisual (cinema, animações, vídeos etc.) e ao design gráfico (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.).
(EF06AR05) Experimentar e analisar lambe-lambe e animação como modalidades das artes visuais.
Objetos de conhecimento: Materialidade
● lambe-lambe
● animação

Conceitos importantes.

Audiovisual: é uma forma de comunicação que envolve som e imagem.
Cinema: É uma tecnologia que apresenta imagens em movimento.
Animações: é uma vertente do cinema, que utiliza imagens fotografadas frame a frame, passando ou não por computação gráfica, para gerar a ideia de movimento.
Produção de vídeos: é o processo pelo qual se planeja e se concretiza um vídeo.
Design gráfico: é uma forma de comunicação visual, ou seja, o design vai além da simples imagem de uma peça ou cartaz, ele cria uma identidade para aquele produto. Apesar de parecer novidade, o design teve sua origem por volta de 1920, na Alemanha e tinha como objetivo, produzir em grande escala, peças bonitas e úteis, de baixo custo, para qualquer classe social.
Ilustração: na arte, pode ser considerada qualquer imagem que tenha como objetivo expor ou complementar algo ou um relato.
Artes híbridas: nomenclatura ou termo utilizado para indicar produções artísticas que não se restringem a apenas uma linguagem.

Vídeo 4 - Loving Vincent: a animação sobre a vida de Van Gogh.

A  técnica da pintura à óleo (uma das modalidades das Artes
Visuais) foi utilizada como base para a produção audiovisual.

Vídeo 5 - Spellbound - Quando fala o coração - Cinema e
Fundamentos do audiovisual.

Cena do filme “Quando Fala o Coração” (1945). Os cenários que aparecem no sonho do personagem foram produzidos pelo pintor e artista plástico Salvador Dali.

Imagens 10 - Design gráfico/Pixabay.

Imagens 11 - Design gráfico/Pixabay.

Imagem 12 - Cartaz The Black Cat/Pixabay

Cinema e Arquitetura: A cenografia desenhada por Salvador Dalí para "Spellbound" de Hitchcock.

Aquela vez em que Salvador Dalí criou um sonho para um filme de Hitchcock

Modalidades Artísticas.

Linguagens - Fichas 

Técnica de gravura e lambe-lambe, porém, utilizando materiais alternativos

Para saber mais:
How to make flipbook machine.
https://www.youtube.com/watch?v=4WLU50bsNOY

Situação de Aprendizagem III
Habilidades:
(EF06AR04) Analisar os elementos constitutivos da dobradura, do lambe-lambe e da
animação na apreciação de diferentes produções artísticas.
Objetos de conhecimento: Elementos da Linguagem
● elementos constitutivos da dobradura
● elementos constitutivos do lambe-lambe
● elementos constitutivos da animação
(EF06AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou
interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais,
instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
Objetos de Conhecimento: Processos de Criação
● processos de criação em artes visuais
(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar,
apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo
reflexivo, ético e responsável.
Objetos de Conhecimento: Arte e Tecnologia
● diferentes tecnologias e recursos digitais

Conceitos importantes

Elementos constitutivos da animação: imagem, movimento, áudio, personagens, história, cenário.
Processos de criação: ato de criar, caracterizado por uma construção em etapas, que se desenvolvem, geralmente, na seguinte ordem: percepção de um problema/tema, reflexão, pesquisa, insights, planejamento técnico e realização.
Materiais: Tudo o que é utilizado para a configuração de uma produção artística. Nas artes visuais são utilizados, por exemplo: tintas, plástico, metais, madeira, mármore, água etc.
Instrumentos: São as ferramentas utilizadas para manipular os materiais na configuração de uma produção artística. Nas artes visuais são utilizados, por exemplo: pincel, tesoura, máquina de solda, goiva, cinzel, fogo etc.
Recursos convencionais: São meios e técnicas, tradicionalmente utilizados, pelos quais se articula a utilização de materiais e instrumentos na configuração de uma produção artística.

Nas artes visuais são utilizados, por exemplo: pincel para pintar, cinzel para esculpir etc.
Recursos Alternativos: São meios e técnicas, pouco ou raramente utilizados, que permitem investigações e articulações na produção e utilização de materiais e instrumentos para configuração de produções artísticas. Sua aplicação pode ser observada nas obras de Adriana Varejão, por exemplo, que utilizou carne (feita de poliuretano) em suas obras.
Recursos Digitais: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.
Tecnologias e recursos digitais: filmadora, máquina fotográfica, smartphone, computador, plataformas da internet, Chroma Key etc., formatos de imagens digitais mais comuns: JPG, GIF e PNG.

Apreciação

1. Um desenho animado feito com dobraduras!

Mundo de papel. Curta metragem de animação 3D de László Ruska & David Ringeisen. Fonte: CGMeetup.

3. Matilda My - Poéticas urbanas: a cultura do lambe-lambe pelas ruas de São Paulo.
4. Instituto Fayga: Fayga Ostrower - A intuição, a criação e a beleza.

O primeiro vídeo usa materiais mais simples como o papel e o lápis, além de traços mais geométricos, por vezes, simples, se comparados ao segundo vídeo. Já no segundo, podemos ver que a computação gráfica utiliza a dobradura como uma característica para criar os personagens, dentro do contexto do vídeo. Podemos perceber também, que os elementos que compõem esses dois vídeos são bem diferentes. Mesmo que ambos abordem a dobradura como ponto principal para contar a história, cada vídeo utiliza elementos, suportes e recursos diferentes em sua produção.
Questione os estudantes sobre o tema desses vídeos e faça também uma análise sobre seus contextos, no qual o primeiro é feito de uma forma mais simples - desenho a lápis e papel, como se fosse uma arte mais urbana, assim como o parkour retratado no vídeo.

Enquanto que o segundo vídeo, aborda uma questão ambiental sobre o uso do papel e toda a história que o envolve, como o desperdício, o desmatamento das florestas, o lixo no mar, entre outras causas presentes na poluição mundial. Reforce com os estudantes que isso faz parte do processo criativo dos artistas que produziram esses vídeos, no qual a temática está totalmente alinhada aos materiais, suportes e técnicas utilizados.

O terceiro vídeo aborda o estilo do lambe-lambe na metrópole e o processo de criação desses artistas para produzir e divulgar sua arte para todas as pessoas, assim como no último vídeo, a artista Fayga Ostrower explica sobre o seu processo de criação. Explique aos estudantes que o processo de criação, assim como o Projeto de Vida deles requer planejamento em qualquer área e não somente em uma produção artística.

 Apreciação

As duas animações são feitas a partir de dobraduras. Destaque os elementos utilizados em cada uma delas para dar vida à história do filme. Converse sobre a possibilidade
de trabalhar Arte com outros recursos como o lambe-lambe e a gravura, especificados nos
vídeos 3 e 4.
1. Um desenho animado feito com dobraduras! Disponível em:

Mundo de papel. Curta metragem de animação 3D de László Ruska & David Ringeisen. Fonte: CGMeetup. Disponível em:

3. Matilda My - Poéticas urbanas: a cultura do lambe-lambe pelas ruas de São Paulo. Disponível em: http://gg.gg/hu2x9 

4. Instituto Fayga: Fayga Ostrower - A intuição, a criação e a beleza.
Disponível em: http://gg.gg/hu2xe 

O primeiro vídeo usa materiais mais simples como o papel e o lápis, além de traços mais geométricos, por vezes, simples, se comparados ao segundo vídeo. Já no segundo, podemos ver que a computação gráfica utiliza a dobradura como uma característica para criar os personagens, dentro do contexto do vídeo. Podemos perceber também, que os elementos que compõem esses dois vídeos são bem diferentes. Mesmo que ambos abordem a dobradura como ponto principal para contar a história, cada vídeo utiliza elementos, suportes e recursos diferentes em sua produção.
Questione os estudantes sobre o tema desses vídeos e faça também uma análise sobre seus contextos, no qual o primeiro é feito de uma forma mais simples - desenho a lápis e papel, como se fosse uma arte mais urbana, assim como o parkour retratado no vídeo.
Enquanto que o segundo vídeo, aborda uma questão ambiental sobre o uso do papel e toda a história que o envolve, como o desperdício, o desmatamento das florestas, o lixo no mar, entre outras causas presentes na poluição mundial. Reforce com os estudantes que isso faz parte do processo criativo dos artistas que produziram esses vídeos, no qual a temática está totalmente alinhada aos materiais, suportes e técnicas utilizados.
O terceiro vídeo aborda o estilo do lambe-lambe na metrópole e o processo de criação desses artistas para produzir e divulgar sua arte para todas as pessoas, assim como no último vídeo, a artista Fayga Ostrower explica sobre o seu processo de criação. Explique aos estudantes que o processo de criação, assim como o Projeto de Vida deles requer planejamento em qualquer área e não somente em uma produção artística.

Escrever frases de efeito (se necessário, explique o que isso quer dizer) sobre um tema que ele julga importante tratar, ou mesmo sobre algo que ele queira chamar a atenção da comunidade escolar. Em seguida, em uma folha de sulfite, peça que ele escreva essa frase, conforme ele pôde apreciar no vídeo de lambe-lambe, ou seja, letras grandes, frases curtas e de impacto; afinal, trata-se de um cartaz que será colado em um espaço público. Após a escrita (e correção gramatical, se necessário), convide os estudantes a pensarem em um bom local para expor seu lambe-lambe. Se possível, sugira que eles divulguem seus trabalhos nas redes sociais da escola.
Peça que registrem todo o processo de criação e, a partir desses registros, produzam com a turma, um pequeno documentário em vídeo sobre como foi esse processo, desde a criação no papel até a sua divulgação. Você pode divulgar o trabalho dos estudantes nas redes sociais da escola. Se for o caso, crie uma hashtag (#) para divulgar o trabalho realizado.

Produzam um stop motion, fotografando dobraduras produzidas por eles (como personagens, barquinhos, entre outros). Converse com um colega que trabalha com Tecnologia. Pode-se fotografar com o celular e editar em algum programa gratuito ou baixar as fotos no computador e editar com Movie Maker (disponível no Windows 7) ou Editor de Vídeo disponível no Windows 10, ou outros programas similares. A ideia não é uma produção elaborada e sim, propor que o estudante passe pela experiência de produzir uma animação. Essa animação, caso sua escola não disponha de sala de informática ou outros recursos digitais, pode ser realizada com técnicas como o flipbook, por exemplo.
Outra proposta é fazer uma produção um pouco maior com toda a classe, na qual um grupo de estudantes cria o cenário, outro grupo fica responsável pelos personagens (utilizando a técnica da dobradura), outro grupo fotografa a sequência da história e, por fim, um grupo faz a edição para apresentar para a própria classe e, se possível, para a comunidade
escolar.
Caso queira mostrar um exemplo de animação para a turma, sugerimos o link a seguir:
Origami Stop Motion - Henri Origami. Disponível em:
Para saber mais sobre programas de edição:
5 Melhores EDITORES DE VÍDEO para CELULAR. Disponível em: http://gg.gg/h2826/


StopMotion - Aplicativo para computador com plataforma Windows.
Disponível em: http://gg.gg/hs0g4 

Situação de Aprendizagem IV

Habilidade: (EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte
(arte, artesanato, folclore, design etc.).
Objetos de conhecimento: Contextos e Práticas
● aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística
● narrativas eurocêntricas
● categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).

Utilizar a tecnologia no cotidiano escolar, como ferramenta pedagógica, por meio dos QR Codes. Os smartphones, mais recentes, já possuem os aplicativos capazes de lê-los. Verifique junto aos estudantes, a possibilidade de utilização
desse recurso.

Conceitos importantes

Artesanato: é uma forma de trabalho manual que o artesão realiza em pequena escala e, dessa forma, com características próprias. Por ser feito à mão, as peças têm sua própria identidade e exclusividade.
Folclore: É uma forma de manifestação artística que inclui costumes e cultura de um determinado povo e que se perpetua por gerações.
Design: Palavra de língua inglesa derivada da palavra em latim designare, a qual pode significar traçar, apontar ou direcionar. É uma atividade que atua na criação, planejamento e desenvolvimento de produtos e serviços, oferecendo soluções criativas. Busca inovar e personalizar um produto, ajudando a fortalecer a identidade de uma marca. O design se desdobra em diversas áreas de atuação, como design gráfico, design industrial, design de produto
etc.
Narrativas Eurocêntricas: São aquelas que consideram a produção cultural dos povos europeus com maior importância. Conceito utilizado principalmente a partir dos séculos XV e XVI, como forma de dominação cultural sobre outros povos. Segundo esse conceito, a cultura da Europa é o centro de referência da história da Arte, dando assim menor
importância para as produções artísticas de outras civilizações.
Aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística: Toda comunidade configura um contexto sociocultural composto por aspectos diferentes entre si e que são quase indissociáveis. A arte incluiu-se nesse viés e pode ser abordada e relacionada com cada um desses aspectos, a partir de experiências sensíveis. Os aspectos citados podem ser observados em, por exemplo: uma escultura, pintura ou fotografia que retrata um acontecimento histórico; uma escultura, pintura ou fotografia que retrata um evento social, acontecimentos do dia a dia; uma escultura, pintura ou fotografia que apresentam referências culturais e estéticas de países, culturas, povos ou regiões.

História da Arte, não somente a europeia dos renomados artistas que conhecemos, como também a africana, oriental, asiática, perguntando o que eles consideram arte, artesanato, folclore e design.

Apreciação

Analise as imagens e os vídeos.

História da Arte - Linha do tempo. Disponível em:

Por que o Cinema é conhecido como a “sétima arte”? 

Arte efêmera - Instalações, performances e happenings. 


Qual a diferença entre Artes Visuais e Artes Plásticas? E o que são as Belas Artes? - Art Insider by Aline Pascholati. 
Artes decorativas – Escola Britânica. 

As imagens, a seguir, complementam os vídeos:

Imagem 13 - Arte decorativa - Detalhe de mosaico do Mausoléu de Gala Placídia, Itália.

DER TAQUARITINGA

Mausoleu de Gala Placidia parte 1

 

DER TAQUARITINGA

MAUSOLEO DE GALA PLACIDIA EN RAVENA


Imagem 14 - Estátua budista asiática.

Imagem 15 - Artesanato africano

Imagem 16 - Aleijadinho, Doze Profetas (detalhe), esculturas em pedra-sabão. Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas/MG.

Imagem 17 - Vincent van Gogh, A sesta (depois de Millet), óleo sobre tela, 1890.

Imagem 18 - Michelangelo, A Criação de Adão. Teto da Capela Sistina, Vaticano. Disponível

Imagem 19 - Vaca decorada - Arte de rua. 

Imagem 20 - Pintura Mehndi - tatuagem henna indiana.

Para saber mais:
Breve história da arte – linha do tempo | Fonte de Arte.

Beaux-Arts - Enciclopédia Itaú Cultural. Disponível em:
 
Arte Efêmera | Enciclopédia Itaú Cultural. Disponível em:


Análise dos aspectos sociais, políticos e históricos da produção artística, tendo em vista, não somente a arte europeia, como também, a arte produzida em diversas partes do mundo, incluindo a arte brasileira.
Faça uma retomada da história da Arte, apresentada no momento da Apreciação.
Leve-os à sala de informática ou utilize celulares, caso seja possível, ou traga livros de Arte para auxiliá-los nessa atividade. Solicite que os estudantes criem, individualmente ou em duplas, uma linha do tempo com períodos, estilos e artistas que eles considerem relevantes.
A linha do tempo deve conter pelo menos 3 fatos, épocas ou períodos. Pode ser específica de um lugar (como uma linha do tempo da história do Arte do Brasil, ou de alguma modalidade como desenho, dobradura etc.), e deve contemplar as Artes Visuais. Se for necessário permita que os estudantes pesquisem na internet ou em livros que a escola tenha disponível. A linha do tempo pode ser feita em folha sulfite, cartolina, ou recursos digitais que estiverem disponíveis na escola (como PowerPoint ou outros programas gráficos).

Referências Bibliográficas:
ARISTÓTELES. Arte Poética. São Paulo: Martin Claret, 2003.
CANTELE, Bruna R. Arte, etc e tal..., São Paulo: . IBEP, 1990.
CARLINI, Álvaro L. R. S., Projeto escola e cidadania para todos, São Paulo: Editora do Brasil, 2005.
COELHO, Teixeira e Setúbal, Olavo Egídio. Coleção Itaú Moderno: Arte no Brasil, 1911- 1980. São Paulo: Itaú Cultural, 2007. 388 p.
MARTINS, Miriam Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Teoria e prática de ensino de arte: a língua do mundo . São Paulo: FTD, 2010.
NEWBERY, Elizabeth. Como e por que se faz arte. Ática, 2003.
PROENÇA, Graça. História da arte. editora ática, 2002.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo:Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2010.
________ Caderno do professor: arte, anos finais/Secretária da Educação: coordenação geral, Maria Inês Fini, São Paulo: SEE, 2009.

Links:
Design - Guia do Estudante. Disponível em:

O que é design e como ele influencia na rotina de uma empresa - SEBRAE. Disponível em:


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