ARTE - 3ª SÉRIE EM - 4º BIMESTRE.
CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Tema: "Discutindo a proposta e elaborando o Projeto com os estudantes –Teatro".
Conteúdos:
● O teatro como fruto de uma construção simbólica coletiva de diferentes profissionais – A produção teatral e o mundo do trabalho;
● O Teatro Digital e suas características de desterritorialização;
● Suportes e ferramentas para a produção nas linguagens artísticas;
● O uso dos códigos verbais e não verbais em manifestação artística – divulgação, apresentação e registro.
Habilidades e Orientações Curriculares e Didáticas de ARTE.
● Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo tendo em vista um objetivo comum, respeitando as poéticas e potencialidades individuais;
● Operar com diferentes ferramentas tecnológicas, de forma a compreender a hibridização das linguagens e suas possibilidades dentro das artes;
● Reconhecer as mudanças de paradigma no teatro atual, possibilitando uma compreensão dos processos que norteiam a arte contemporânea;
● Estabelecer comunicabilidade por meio da utilização dos códigos verbais e não verbais.
As atividades propostas abaixo estão alinhadas às habilidades do quadro acima e da Matriz de Referência de Língua Portuguesa do SAEB:
D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D11 – Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
Professor, neste volume, o estudante vai entrar em contato com a linguagem teatral, numa interface com recursos tecnológicos – mídias digitais em produção artística, relacionadas como campo do teatro num contexto de hibridismo. Além disso, vai conhecer as profissões contemporâneas que dialogam com o teatro, ampliando assim as possibilidades de escolha na construção e incorporação de conhecimentos e valores que permitam a tomada de decisões no campo profissional e o desenvolvimento das habilidades e competências do século XXI.
Talvez o teatro não esteja diretamente ligado à profissão que o estudante almeja, mas o estudo dessa linguagem da arte pode auxiliá-lo em outras áreas da vida pessoal e profissional
e na construção de seu Projeto de Vida. A ideia inicial é que os estudantes, nas atividades complementares, pesquisem as profissões que estejam diretamente envolvidas com o estudo de teatro e as possibilidades que o mercado de trabalho oferece, vislumbrando diferentes cenários e possibilidades para sua formação acadêmica e profissional.
As atividades indicadas a seguir promovem o desenvolvimento de habilidades propostas, por meio de pesquisas sobre profissões e profissionais do teatro, experimentações e estudos sobre processos individuais, coletivos e/ou colaborativos de criação e produção de um espetáculo teatral. É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, para colaborar com os momentos de avaliação e recuperação. Ao final de cada linguagem, no item “O que eu aprendi?”, oriente os estudantes a registrarem, em seus cadernos, o que e como aprenderam, descrevendo as experimentações e vivências na construção de um portfólio com toda a produção artística.
Conceitos importantes.
Processos colaborativos – Nascem da disponibilidade para conversar, problematizar, pesquisar, trocar, provocar, aprofundar a experiência de cada um, enriquecida na produção coletiva.
Logística colaborativa – Consiste na colaboração entre pessoas para a idealização e produção artística. Esta parceria caracteriza-se pelo alto grau de compromisso entre todos os envolvidos, estando sempre focada na eficácia das produções, eliminando desperdícios e otimizando equipamentos, mão-de-obra e recursos empregados. É também caracterizada pela ajuda mútua, sendo obtidas melhorias significativas, que são comuns a todos. Não existe uma hierarquia; todos trabalham em conjunto em prol de um mesmo objetivo.
Profissionais do Teatro
Aderecista – Profissional responsável pela confecção dos adereços, objetos de cena para teatro, cinema, televisão etc. O aderecista também é conhecido no teatro como contrarregra, envolvido com a execução dos inúmeros objetos que serão utilizados na cena, por exemplo: garrafas, copos, figurinos, quadros, bolsas, chapéus etc.
DER TAQUARITINGA
Aderecista - Qual é a função desse profissional
Assessor de imprensa – Profissional responsável pela divulgação dos serviços e/ou produtos de uma empresa ou de uma determinada pessoa, tratando dos interesses desses grupos numa intermediação junto aos interesses dos meios de comunicação.
Ator profissional – Responsável pela representação e/ou interpretação de uma ação dramática, por intermédio de criação autoral, improvisada ou coletiva, fazendo uso de recursos corporais, vocais e emocionais nas transmissões aos expectadores.
Coreógrafo – Profissional responsável pelos ensinamentos dos movimentos de dança, estimulando, incentivando e orientando individualmente dançarinos ou grupos, por intermédio de uma sincronização de movimentos e elaboração de diferentes coreografias.
DER TAQUARITINGA
Profissões do Teatro: Cenografia com Pâmela Peregrino
Diretor artístico – Profissional responsável pela seleção e recrutamento de produtores e coordenadores de programas e pela execução dos programas que, uma vez formatados, são
disponibilizados aos Diretores de Programação.
DER TAQUARITINGA
Profissões do Teatro: Direção com Tati Rehder
Figurinista – Profissional responsável pela criação e elaboração de figurinos e acessórios para atender personagens de uma produção de cinema, teatro, música, televisão etc. Este profissional tem a função de desenvolver o seu trabalho respeitando todo um roteiro já idealizado pelos produtores da obra em questão.
DER TAQUARITINGA
Profissões do Teatro: Figurino com Carla Costa
Iluminador – Profissional responsável por toda a iluminação do espetáculo, desde sua pesquisa, passando pela criação de um mapa de utilização de luz, até a operação de equipamentos no momento do espetáculo. Nos shows musicais e nas peças de teatro, muitas vezes, existe um grande refletor que foca um cantor ou um ator – este equipamento que dá destaque ao objeto que deve ter a maior atenção é operado pelo iluminador.
DER TAQUARITINGA
Profissões do Teatro: Iluminação com Nicolas Caratori
Maquiador – Profissional responsável por cuidar e realçar o rosto das pessoas com o auxílio de produtos cosméticos e o intuito de melhorar a imagem e a aparência, para que elas possam se sobressair numa produção de arte ou outro evento qualquer.
Produtor – Profissional responsável pelas questões administrativas, financeiras e gerenciais de uma produção artística e que tem como objetivo viabilizar toda a estrutura de um espetáculo, desde a contratação dos atores até da equipe técnica com que vai trabalhar.
DER TAQUARITINGA
Profissões do Teatro: Produção Cultural com Cynthia Margareth
Roteirista – Profissional responsável pela criação e/ou adaptação de uma história. É o que cria o roteiro, com os diálogos (falas) das personagens e as cenas, transpondo-o e adequando às necessidades dos veículos de exibição, cinema ou televisão.
Sonoplasta – Profissional que tem por função realizar efeitos sonoros especiais, criar fundos sonoros, adequar volume e intensidade dos sons, inserir músicas em cenas, criar e misturar ruídos, sons e músicas. Sensibilizar o ouvinte transmitindo mensagens e mexendo com os sentimentos do outro por meio dos sons/músicas utilizadas.
DER TAQUARITINGA
Profissões do Teatro: Sonoplastia com Lucas Pinheiro Paiva
Visagista – Profissional responsável pela harmonização das características mais marcantes de uma pessoa, em conformidade com sua personalidade, tipo físico, beleza interior e exterior.
Para saber mais:
Faculdade de Teatro. Disponível em:
Fazer teatro: 7 motivos para começar as aulas o quanto antes. Disponível em:
https://www.macunaima.com.br/vivaarteviva/fazer-teatro-7-motivos-para-comecar-asaulas-o-quanto-antes
8 MOTIVOS PARA VOCÊ FAZER CURSO DE TEATRO. Disponível em:
10 coisas que o Teatro vai mudar em você. Disponível em: http://wolfmaya.com.br/10-
coisas-que-o-teatro-vai-mudar-em-voce/
Teatro – Tudo sobre o curso e a profissão. Disponível em:
8 faculdades para quem quer trabalhar na TV. Disponível em:
Atividade 1: Apreciação
O processo colaborativo de criação e concepção de um espetáculo teatral tem demonstrado ser uma ferramenta criativa e poderosa, influenciando diversos grupos teatrais,
com diferentes vertentes no teatro contemporâneo. Para que os estudantes reconheçam as diferentes vertentes, propõe-se para esta sondagem que inicialmente você organize com eles
uma pesquisa sobre as peças teatrais que estejam em cartaz na cidade onde moram, em cidades vizinhas ou em outras localidades, utilizando as informações impressas nos guias de espetáculos, cartazes e folders disponíveis (geralmente distribuídos pelos bairros, cidade etc.), ou se utilizando da internet
Em seguida, escolha e selecione o link de vídeos de uma peça de teatro que tenha sido criada a partir de processo colaborativo, que utiliza novas tecnologias e/ou se apropria de espaços não convencionais, e passe para os estudantes, solicitando que apreciem atentamente o espetáculo. O importante é que o estudante possa vivenciar, em algum grau, a experiênciade ser plateia de uma peça teatral com características inovadoras e contemporâneas.
Para saber mais:
Processos contemporâneos de criação em teatro. Está indicado, a seguir, o trecho do documentário “Rastros” de processo colaborativo. Disponível em:
Documentário “Teatro e Circunstância: Caixa preta e outros espaços convencionais”.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uaatGZcuUtU
Atividade 2: Ação expressiva – Experimentação com jogos teatrais
Para essa atividade, forme um círculo com os estudantes e solicite a eles que coloquem no centro do círculo dois ou três objetos diferentes que tenham em suas bolsas ou mochilas. Quanto mais inusitado o objeto, mais divertida será a atividade. Explique que um aluno de cada vez deverá ir ao centro, escolher um objeto e iniciar uma improvisação. Um segundo aluno, aleatoriamente, também se dirige ao centro, escolhe outro objeto, continua a história e, por fim, um terceiro aluno faz o mesmo, escolhe outro objeto e finaliza a história.
Feito isso, inicie outra história improvisada, de forma a contemplar todos os alunos (sempre aos trios, um que inicia, outro que desenvolve e, por último, um que finalize a história) e o maior número de objetos possíveis.
É imprescindível que a história improvisada tenha começo, meio e fim e que se utilizem três objetos diferentes. Antecipe com os alunos que, mesmo sendo umaimprovisação, ao escolher o objeto, o aluno já deve elaborar como será seu personagem (trejeitos, características, sotaques, postura etc.) e como ele desenrolará a história.
Feito esse primeiro exercício de improvisação, agora organize a turma em dois grupos: um será a plateia e o outro, os atores. Depois troquem, para que todos passem pela experimentação do jogo.
O grupo plateia dará as comandas do que o grupo de atores realizará. Por exemplo, pode dizer que os atores estão jogando basquete, porém a bola é muito grande ou muito pequena. Observe como o grupo de atores vai reagir às comandas, se fazem movimentos de acordo com a comanda dada. Depois troque os grupos.
Após todos jogarem, discuta com os grupos, numa roda de conversa, como foi improvisar recebendo comandas tão diversas, quais as dificuldades encontradas quando se trabalha com improvisação ou mesmo quais as facilidades encontradas nesses jogos.
Para sistematizar essa atividade, sugerimos que, após as atividades com jogos, você apresente aos alunos alguns vídeos disponíveis no YouTube, do grupo Cia. Barbixas de Humor, que utiliza sugestões do público para realizar suas apresentações. O grupo nasceu em 2004, fruto da parceria entre Anderson Bizzochi, Daniel Nascimento e Elidio Sanna.
IMPROVÁVEL – ESTILOS #20. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TDA5INF9QQ
IMPROVÁVEL – ESTILOS #21. Disponível em:
Caso queira utilizar outros jogos teatrais, consulte o livro “Improvisação para o teatro”, de Viola Spolin.
Durante as apresentações, realize momentos de análise e discussão ou, se preferir, faça uma roda de conversa após o término de todos os exercícios. Professor, contextualize, tire dúvidas e avalie o processo.
Atividade 3: Ação Expressiva
Antes de iniciar essa atividade, converse com os alunos sobre a importância do teatro e dos exercícios a seguir. Argumente sobre o poder da ferramenta teatral, que possibilita que eles exercitem expressar suas verdades, seus pensamentos e suas ideias; e que esta será uma oportunidade única para revelarem sua criatividade com total liberdade. Instigue-os a refletirem sobre o quão importante é estar em cena, pois, no teatro, o ator é o elemento principal.
Explique, também, que o processo colaborativo é uma ferramenta essencial para estimular o trabalho em grupo, promovendo a solução de conflitos e a valorização de diferentes poéticas pessoais.
O teatro permite um desenvolvimento pessoal único ao aluno, pois trabalhar sua postura em público dá a ele maior consciência e domínio de seu corpo e sua voz e, como consequência, maior desenvoltura em qualquer campo futuro de atuação. Sendo assim, o aprendizado propiciado por estas atividades será útil, não só nesta proposta em Arte para a 3ª série do Ensino Médio, como também para a futura carreira profissional do aluno, num mercado que exige cada vez mais expressão e criatividade.
Nesta experimentação, os alunos terão a oportunidade de vivenciarem o papel de ator e a função de videoartista. Para o desenvolvimento da atividade, serão utilizados um projetor multimídia conectado a um computador. Desta forma, primeiramente, é necessárioque você, professor, verifique se a escola dispõe desses equipamentos e de uma sala onde acontecerão as projeções dos vídeos que serão produzidos pelos alunos.
Organize os alunos em dois grupos. Ambos deverão experimentar, em dois momentos diferentes, as funções de videoartistas e de atores.
A proposta final consiste num grupo produzir um vídeo que permita a interação dos atores com o que está sendo projetado ao fundo. O vídeo deve ser desafiador para que os
atores possam interagir com os cenários e as situações. É importante ressaltar que os alunos videoartistas irão trabalhar conforme as limitações técnicas dos equipamentos, porém com muita criatividade. Para que fique mais claro e visível o produto ao qual se deseja chegar, solicitamos que você e seus estudantes assistam ao vídeo que ilustra esta ideia.
FORD KA – Dirija Minha História – Fernanda Paes Leme. Disponível em:
Peça aos alunos que escolham um tema para a experimentação, de preferência que trate de assuntos do cotidiano e que tenha relação com a realidade contemporânea, como, por exemplo, os desejos e conflitos vividos pelas pessoas atuais. Desta forma, espera-se o envolvimento de todos neste processo, pois a escolha do tema deve ser discutida por todos.
Antes da montagem da videoarte, assista com seus alunos ao vídeo que trata do processo de produção de Projeções Mapeadas.
Reportagem – O que é Projeção Mapeada? Disponível em:
Esses vídeos ilustram bem o quanto os avanços tecnológicos abrem as portas para novos e criativos profissionais. As experiências neles retratadas demonstram o uso de equipamentos e softwares de última geração, assim como exemplos de empresas consolidadas no mercado do entretenimento e empresarial. São bons exemplos para os alunos de possibilidades de trabalho que combinam conhecimento técnico e criatividade.
Após a apreciação dos vídeos, peça aos estudantes que, divididos em dois grupos, planejem o que irão produzir a partir do tema eleito por todos e das ideias planejadas. Cada
grupo deverá providenciar desenhos, músicas, fotos e vídeos – animações ou não – curtos (até 10 segundos), de autoria própria ou coletados na internet, que possam ser utilizados.
Além da coleta, diversos softwares de desenho ou de animação podem ser utilizados, ou mesmo imagens capturadas por meio de dispositivos móveis ou filmadoras caseiras.
Peça a cada grupo que providencie a edição das imagens e vídeos coletados pelos seus membros, agrupando-as em uma sequência, que pode ser aleatória ou não. Para essa tarefa de edição poderão utilizar programas de apresentação como, por exemplo, Microsoft PowerPoint, Windows Media Player, Windows Live Movie Maker ou similares. Essa tarefa de edição poderá ocorrer na Sala de Informática da escola, e sua apresentação pode acontecer com o data show, se a escola possuir esse equipamento.
Apresentamos a Ficha de Apoio: tutorial Movie Maker para auxiliar no trabalho de edição do vídeo.
FICHA DE APOIO: TUTORIAL MOVIE MAKER
1. Abrir o programa Movie Maker (obs.: ele apresenta duas versões – a diferença entre elas está no layout, mas o procedimento é o mesmo, ok?).
2. Clicar em adicionar vídeos e fotos. Escolher na sua pasta as fotos que deverão ser adicionadas. Não importa a sequência, pois na tela do programa é possível mudar a posição das fotos, basta clicar na foto e arrastar para o local em que ela deverá ficar. Caso queira repetir a cena, é só copiar e colar. Se for excluir, basta clicar na foto e clicar em deletar. Porém, é importante que todas as imagens, sons e vídeos que for utilizar neste projeto estejam na mesma
pasta.
3. No ícone iniciar, clicar em título e créditos, para adicionar as informações do projeto. Caso queira mudar a cor de fundo, letra ou fonte, também é possível… No ícone Ferramentas de vídeo, é possível marcar o tempo de passagem da foto, assim como a forma como o texto vai aparecer – tanto no início, legenda ou créditos – se vai surgir pela lateral, vai deslizar na tela etc. (eu uso o tempo entre 3 a 4 segundos… depende do que se quer mostrar). Caso tenha texto, a imagem e o texto devem ter o mesmo tempo; para isso, no ícone Ferramentas de texto, você terá as opções para adequar o tempo também.
4. Para colocar música, clicar em adicionar uma música e escolher um arquivo de música da sua pasta. No ícone Ferramentas de música, você encontra opções de definição de quando a música começa ou termina, por exemplo, ou mesmo de adicionar fade in ou fade out para definir como a música começa ou termina.
5. No ícone Animações, é possível adicionar como um slide passa para o outro – tipo cascata, por exemplo. Escolher o que mais agrada e clicar em “aplicar a todos”.
6. No ícone Efeitos Visuais é possível brincar com as cores e o brilho das fotos.
7. No ícone Projeto, é possível realçar música, narração, entre outras coisas.
8. No ícone Exibir, são apresentadas formas de zoom da tela e layout das ondas da música.
9. Ao iniciar um projeto, clicar em Salvar projeto – dessa forma você pode mexer no vídeo à vontade.
10. Ao terminar, clicar em Salvar filme. A partir desse momento, não será possível mexer nesse novo arquivo, pois ele será gravado em formato de vídeo, para depois postar no YouTube, por exemplo. Porém, como você terá o arquivo no formato Movie Maker, esse sim, você poderá mudar quantas vezes quiser.
11. Após o filme pronto, salvo na sua pasta do computador, entrar na sua conta do Gmail e clicar em Google Apps, depois em YouTube – Meu canal – Enviar ou Upload.
12. Selecione o arquivo de vídeo do filme (obs.: cuidado para não confundir com o arquivo salvo em formato Movie Maker).
13. Faça o upload, coloque nome e descrição e aguarde o processamento. Após isso, é só clicar em “Publicar” e divulgar seu vídeo para que todos vejam sua produção.
Texto elaborado especialmente para este material.
O resultado dessa edição será um único vídeo por grupo, que será utilizado para o momento da projeção, criando a cenografia virtual. Esta será a experiência dos videoartistas.
Em um dia determinado, será realizada uma apresentação a partir da cenografia virtual composta pela projeção do vídeo criado pelos grupos de alunos. O vídeo produzido por um grupo será a cenografia virtual do outro grupo e vice-versa. Assim, os alunos atores, sem preparação nem conhecimento prévio das imagens escolhidas pelo grupo oposto, devem improvisar e se movimentar livremente, de acordo com o que sentirem diante das imagens projetadas, se relacionando de alguma forma entre si ou com as imagens, sem qualquer motivo racional, barreiras ou juízo de valor.
Lembre os estudantes-atores que eles possuem todos os instrumentos possíveis em seu próprio corpo para improvisar. Deste modo, podem usar a voz, a expressão facial, os
braços, podem se movimentar, pular, deitar-se, realizar cenas inteiras ou momentos e expressões, trabalhar movimentos em concordância ou não com o ritmo das imagens e dos
sons apresentados. Podem trabalhar num ritmo lentíssimo, refazendo gestos do cotidiano em câmera lenta, entendendo cada gesto que normalmente fazem automaticamente. Estimule a criatividade de seus alunos!
Depois deixe-os livres para liberar a imaginação.
Após alguns minutos de interação, encerre a improvisação e promova uma roda de conversa em que todos os alunos possam debater. Peça-lhes que comentem o que sentiram ao verem as projeções e/ou os movimentos realizados pelos colegas.
Peça-lhes que escolham, justifiquem e comentem quais as cenas que surgiram na interação entre os atores com as imagens que consideraram mais significativas, isto é, melhor atenderam ao tema proposto no início da atividade. Reitere que é desta forma que se cria em um processo colaborativo e que neste exercício foram testadas duas variáveis: a escolha das imagens e o repertório dos atores. Conclua mostrando que todas as escolhas estéticas da Manifestação Artística poderiam ser feitas sob a forma de outras apresentações, cujos resultados podem gerar novas camadas estéticas, e a soma de todas elas comporia o espetáculo final.
Professor, atente aqui para a riqueza da contribuição que cada indivíduo e cada profissional traz ao teatro. Lembre os alunos de que o teatro é uma arte coletiva, e a sua qualidade está na sinergia de cada um dos profissionais que nela atuam. Apresente aos estudantes o quadro a seguir, que mostra algumas profissões que estão diretamente envolvidas com o meio teatral.
Questione os estudantes sobre o que eles sabem a respeito de profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à linguagem do teatro, e como o uso da tecnologia e das mídias digitais modificou a produção teatral. Finalizada a conversa, solicite aos estudantes que respondam às questões indicadas no caderno.
1. Considerando a preparação de um espetáculo teatral (espaço, figurino, iluminação, adereços, cenários, textos, encenação, atores, recursos tecnológicos, entre outros), quantos e quais são os profissionais necessários para planejar e executar esse espetáculo?
2. Você conhece profissionais em seu bairro ou região que trabalham diretamente ligados ao teatro, seja produzindo ou executando algo? Justifique a sua resposta.
3. O que mudou nas produções teatrais com o avanço tecnológico e as mídias digitais?
4. Você tem habilidade para encenar ou escrever textos dramáticos? Comente suas vivências.
5. Você já fez algum curso de teatro ou participou de algum projeto social ligado a encenação teatral?
6. Você já pensou em seguir alguma carreira teatral? Qual?
7. Existe em seu bairro, cidade ou região Escolas, Projetos Sociais ou Faculdades que
ofereçam cursos de Teatro? Escreva aqui alguns exemplos.
Apresente a lista de profissões e profissionais que atuam no campo do Teatro indicada abaixo. Divida a sala em grupos pequenos por afinidades de profissões e solicite
uma pesquisa de textos e imagens que apresentem estas profissões e como o uso da tecnologia modificou a maneira de produzir arte, mapeando as transformações provocadas pela tecnologia no modo como cada profissional das artes atua no meio artístico. Pesquisa esta que servirá de suporte para o início da elaboração do projeto de uma obra plástica, na qual o público possa interagir. O projeto precisa pensar em como envolver os colegas da própria escola, ou mesmo do seu entorno no momento da exposição, e o que pretende provocar no público, sem esquecer os colegas com necessidades especiais.
Atividade 4: Apresentação
Durante todo esse ano letivo, as propostas apresentadas nas aulas de Arte transitaram pelo conceito do hibridismo, enfatizando uma linguagem e envolvendo outras. As proposições desse bimestre não são diferentes, tendo o teatro como linguagem principal, mas perpassando pelas linguagens das artes visuais e música. Em teatro, foi possível conhecer um pouco os processos colaborativos, jogos teatrais e teatro digital. Isso tudo serviu para aquecer seus estudantes para a elaboração da apresentação final.
Diante de todo esse cenário e desses conhecimentos adquiridos, converse com os alunos sobre como poderá ser essa apresentação final, de forma a incluir esses conhecimentos na produção. Para ficar mais claro sobre esse tipo de apresentação, sugerimos que você assista aos vídeos dos links abaixo para ter mais subsídios na conversa com os estudantes:
Teatro da Vertigem: 26 anos de história. Disponível em:
Peça Bom Retiro 958 metros propõem caminhada pelo bairro paulistano. Disponível em:
Bom Retiro 958 metros – Teatro da Vertigem – Sobe o Pano – Sinopse em Vídeo. Disponível
Como demonstrado nos vídeos, o espaço cênico não se limita apenas ao teatro com a estrutura que conhecemos (ambiente com palco – público). Portanto, o espaço para apresentação da sua turma de alunos deverá ser inusitado, ou seja, em locais dentro da própria escola, onde, a princípio, não se pensaria em realizar uma apresentação teatral. A proposta, portanto, é que o público acompanhe os atores. Lembre-os de que o projeto de utilização dos espaços da escola, tanto para ensaios quanto para a apresentação final, deve ser encaminhado aos gestores para que sejam aprovados e agendados. Semelhante ao processo de criação citado no segundo vídeo, peça aos alunos que pensem num tema referente aos espaços existentes na escola para que as locações possam servir de cenários. O tema, que vai gerar a história ou sequências de ações, deve envolver questões que sejam importantes tanto para os alunos criadores quanto para os alunos que compõem o público. Encontrar um tema que tenha potencial para um espetáculo interessante é papel fundamental dos alunos criadores. Uma vez definido o tema, lembre-os de que as escolhas dos espaços serão feitas por todos, no processo colaborativo, porém a ordem das sequências será definida pelo aluno que assumir a direção, assim como os elementos a mais que forem necessários para complementação das cenas será de responsabilidade do(s) aluno(s) responsável(is) pela cenografia e pelos figurinos.
Converse com os estudantes sobre como será realizada essa apresentação e como será conduzido cada detalhe das cenas. É interessante lembrá-los da possibilidade de participação do público, que poderá ser feita por meio do aplicativo Telegram, que possibilita aos alunos criarem um grupo com outros alunos de outras séries para interagirem e definirem o destino dos personagens e da própria história do espetáculo. O aplicativo Telegram é muito parecido com o WhatsApp; a diferença é que nele podem-se criar enquetes que, ao serem respondidas pelo público, já aparece qual o item mais votado, ou seja, enquanto a cena acontece, o público define a cena seguinte ou qual final os atores apresentarão.
Por exemplo, se os alunos encenassem “Romeu e Julieta”, o aplicativo poderia questionar:
1. Romeu não morre no final, Julieta sim;
2. Romeu morre, mas Julieta, não;
3. Eles não morrem, e ambos vivem felizes para sempre.
Para utilizar o aplicativo, segue a ficha de apoio:
Tutorial do Aplicativo Telegram.
FICHA DE APOIO: TUTORIAL DO APLICATIVO TELEGRAM
Por ser um aplicativo de conversa, ele é muito parecido com o WhatsApp. Devido a isso, você rapidamente se habituará a trabalhar com ele.
Primeiramente instale o aplicativo no celular e crie sua conta.
Ao abrir o aplicativo, clicar em “Começar a conversar”, digitar seu número e aguardar o recebimento do código de acesso. Após o recebimento do código, preencha seus dados e encontre seus amigos por meio do ícone localizado no canto superior esquerdo. Nele você poderá criar o grupo para interagir com sua apresentação teatral. Esse grupo pode contar com até 200 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da escola. Texto elaborado especialmente para esse material...pág. 25 e 26 do Prof.
DER TAQUARITINGA
COMO BAIXAR E INSTALAR O TELEGRAM NO CELULAR
Caso a escola ou os alunos não consigam trabalhar com esse aplicativo, vale utilizar outros recursos, sejam cartões coloridos ou outro material, de forma que o público interaja
com os atores, dando sua opinião para o andamento da cena. O importante é essa interação entre público e atores.
Vale lembrar que, para todas as opções que o público escolher, o grupo de atores já terá um roteiro a ser seguido e previamente ensaiado. Sendo assim, o espetáculo poderá ter
dois ou mais finais alternativos. Isso fará com que cada caminho tomado, cena após cena,tenha que estar alinhado ao próximo, para que a história mantenha uma lógica, com começo, meio e fim.
Agora decida com sua turma qual apresentação eles realizarão, tendo como espaço a escola. Questione-os sobre qual será o foco da apresentação e como ela se desenrolará.
Combine com os alunos quais serão as funções de cada um nesse trabalho. Lembre-se de que já comentamos que a produção teatral é feita com a colaboração de várias pessoas, assim como uma gestão democrática, em que cada um, dentro do seu perfil, dá a sua contribuição
para a construção do projeto, no nosso caso, da peça teatral.
Após o planejamento do que será feito, peça aos alunos que preencham a Ficha de Registro de Manifestação Artística, relacionando todas as tarefas a serem cumpridas e os responsáveis pelas diferentes funções no grupo. É necessário que um aluno seja responsável pela mediação do público com os atores. Esse aluno será responsável por disparar as questões ao público, bem como o andamento da cena, ou seja, ele será o mestre de cerimônias, dando o feedback aos atores sobre o que o público escolheu, assim como conduzindo a plateia de um cenário para o outro, se necessário.
Professor, chegamos ao momento da apresentação, mas antes de ela acontecer, ainda é preciso conferir os últimos detalhes para que tudo ocorra como planejado.
É importante que os alunos escolham quem serão os responsáveis por divulgar e convidar o público para assistir à apresentação e explicar como será a participação deles nas
intervenções ao longo da peça. Deverão também combinar com a equipe escolar quando será a apresentação, locais utilizados e horário, além de organizar o público e auxiliar o mestre de cerimônias para disparar as perguntas sobre o andamento da apresentação no momento certo, seja via Telegram ou por cartões. É importante que um pequeno grupo fique responsável pelos registros da apresentação (fotos e vídeos).
Combine com os estudantes que, após a apresentação, eles devem realizar a desmontagem da apresentação e deixar tudo em ordem para a continuidade das atividades comuns da escola. Aproveite para reunir os estudantes com o objetivo de construírem a avaliação sobre o processo e refletirem sobre o que eles aprenderam.
O que eu aprendi? Peça aos estudantes que registrem em seus cadernos o que e como aprenderam, escrevendo o que foi mais significativo, revisitando portfólio, produção visual,
audiovisual e organizacional para a apresentação teatral etc. Reflita com sua turma sobre as expectativas para as aulas de Arte do próximo ano.
Referências Bibliográficas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 28 jul. 2020.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Arte: Caderno do professor. São Paulo:SEE, 2009.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
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