ARTE - 1ª SÉRIE EM - 4º BIMESTRE
TEMA: IN[TER]VENÇÃO: INSTANTÂNEOS POÉTICOS NA ESCOLA.
ARTES VISUAIS
Conteúdos:
• A intervenção e seu registro como documentação.
• Modos de documentação em Arte.
• Conceitos, procedimentos e conteúdos investigados durante o ano.
• A performance contemporânea brasileira e o trabalho de Hélio Oiticica.
Habilidades do Currículo do Estado de São Paulo.
● Identificar, com base em registros escritos ou imagens, os processos já realizados para dar continuidade aos projetos individuais ou colaborativos.
● Compreender a relação entre o projeto e a realização artística e entre a obra e seu registro.
● Elaborar, realizar e documentar intervenções na escola.
● Reconhecer o desenvolvimento das poéticas pessoais em intervenções cênicas, coreográficas, sonoras e visuais.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo.
2. Colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital – bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
As atividades propostas abaixo estão alinhadas com as habilidades do quadro acima e da Matriz de Referência de Língua Portuguesa, do SAEB:
D1 – Localizar informações explícitas em um texto.
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
D6 – Identificar o tema de um texto.
Intervenção artística: Modalidade artística que surge com a finalidade de trazer questionamentos e mudanças no cotidiano da sociedade, partindo do pressuposto da transformação de espaços públicos e da reflexão e discussão acerca de questões sociais, políticas, ideológicas e estéticas. Por meio da provocação ou do incentivo à reflexão. A participação por parte do público pode ser pequena, citando como meio a adoção dos “stickers”, ou por intermédio de obras de maior porte como as instalações.
Modos de documentação em Arte: A Arte pode ser documentada por meio de registros em documentos em papel, impressões, fotocópias, digitalização das obras, textos, desenhos, fotografias, vídeos, além da inscrição das obras junto à Biblioteca Nacional.
Performance: Tem como principal característica a atuação performática de seu autor, geralmente utilizando o próprio corpo em criativas evoluções e possibilitando fundir elementos das diversas linguagens (música, dança, teatro e artes visuais).
Parangolé: São objetos artísticos (capas coloridas) produzidas pelo artista plástico Hélio Oiticica, a partir da experiência de exploração de cores, formas, sons e movimentos. Este conjunto de obras nasceu, como diz o artista, de uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão, afirmando a importância da cor e do movimento na obra do artista, incorporando a obra ao participador dançarino. Dissolvendo, assim, as fronteiras entre a arte e o corpo, entre o artista e o espectador, entre a obra e o espectador, provocando o hibridismo entre as linguagens da dança, música e artes visuais.
Metaesquemas: são a célula original da obra do artista plástico Hélio Oiticica. Pinturas produzidas do final dos anos 50, como uma obra concretista, de forma que representou uma evolução do abstracionismo, definidas pelo autor como uma “obsessiva dissecação do espaço”, para o qual ele utilizou técnicas de pintura 3D. Elas representam um período de pesquisa radical, que levou o artista a invadir com a pintura, o espaço tridimensional.
Atividade 1: Apreciação
Registro e a documentação de intervenções, performances e outras manifestações artísticas.
Apreciação e reflexão sobre a obra de Hélio Oiticica – brasileiro, artista plástico, pintor, escultor, performático e revolucionário no mundo da Arte.
Vídeo do “Programa - Ciência e Letras - Hélio Oiticica” https://www.youtube.com/watch?v=cj6RlziPiZ4
Frase de Hélio Oiticica citada no vídeo. Programa “Ciência e Letras - Hélio Oiticica”.
[...] a sucessão de obras é para fazer inteligível o que sou, eu passo a me conhecer através do que faço, na realidade eu não sei o que eu sou, porque se é invenção eu não posso saber. Se eu já soubesse o que seria essas coisas, elas já não seriam mais invenção. Se elas são invenção, a existência delas é que possibilita a concreção da invenção.
Link: Os vídeos do Programa Start da Globo News apresentam relatos sobre a obra de Hélio Oiticica e a importância da preservação de acervos, restauros e registros.
Hélio Oiticica - Primeira Parte. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=crgDm3ycMww
Hélio Oiticica - Segunda parte. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jEL18USbJbM.
A História de Hélio Oiticica. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=2pK8dKy-6b8
As obras de Hélio Oiticica. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=RCEC8Rn8N8U
Museu Vivo: Hélio Oiticica (Parte 1). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ok7Xsj-TwvQ
Museu Vivo: Hélio Oiticica (Parte 2). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t_IkBL1Rmwo
Para saber mais:
Hélio Oiticica realizou uma série de instalações e deixou como referência suas anotações e seus desenhos. Esses registros são importantes para o entendimento das obras e a remontagem das exposições, sem a presença do artista.
A performance contemporânea brasileira vem criando paradigmas para o sistema da Arte, como a questão da aquisição da obra apresentada. No passado, seria impensável comprar uma performance. Hoje, essa questão começa a mudar. O Museu de Arte Moderna de São Paulo, por exemplo, por intermédio do Núcleo de Arte Contemporânea, adquiriu duas performances de Laura Lima. Em outras palavras, é o mesmo que dizer que hoje não se compra apenas o registro da performance – em vídeo ou fotografia – como era comum desde os anos de 1960. Adquire-se também o roteiro dela, a possibilidade de fazê-la novamente.
Quando um museu adquire os direitos de uma performance, pode atualizá-la quantas vezes quiser, dando caráter de permanência àquela proposta efêmera. Fotografias, filmes, vídeos e textos começaram a compor o acervo de muitos museus especializados em arte contemporânea após 1950, como é o caso do Museu de Arte Contemporânea de San Diego, nos Estados Unidos. No Brasil, o Centro de Arte Contemporânea (Inhotim) é um museu a céu aberto que integra meio ambiente, fauna, flora e arte contemporânea. Localizado no município de Brumadinho, em Minas Gerais, tem um acervo formado por obras de renomados artistas brasileiros e estrangeiros criadas depois de 1960.
A relação entre o projeto e a performance, a instalação ou a intervenção – ou entre a obra e seu registro – é central para as poéticas contemporâneas e sugere o desenvolvimento de novas formas de documentar, catalogar, preservar e expor obras de arte. A obra toma a forma de registros, documentos, livros, vídeos, discos, mapas, diagramas, projetos, cartas e cartõespostais: (retirado do material da 1ª série - Caderno do professor. São Paulo Faz Escola, 2009, p 39)
Instituto Inhotim. Disponível em: https://www.inhotim.org.br/blog/
Atividade 2: Ação Expressiva I
Após assistir aos vídeos e conhecer as obras e o processo de criação de Hélio Oiticica, é o momento de os estudantes iniciarem o seu processo de produção artística e do registro documental dessas ações, tendo como referência a poética desse artista. Para organizar a turma e o trabalho a ser desenvolvido, utilize o roteiro indicado a seguir.
Roteiro
1. Organize a turma em grupos e/ou duplas e esclareça que todo o processo de criação pode ser registrado no caderno com textos, imagens, desenhos, colagens etc.
2. Oriente para que o ponto de partida do trabalho seja a observação dos “metaesquemas” (célula original da obra de Oiticica) ou, também, os alunos podem pensar no processo de criação dos Parangolés.
3. Explique que eles precisam pensar sobre os processos vivenciados nos bimestres anteriores, buscando referências do que foi mais significativo na produção artística;
4. O planejamento de trabalho pode ser feito por meio da produção de um mapa conceitual, que precisa conter:
➢ Escolhas das manifestações artísticas (intervenção, instalação e/ou performance);
➢ Detalhamento da divisão de responsabilidades e tarefas;
5. Converse sobre a necessidade de explorar cores, formas, movimentos e a tridimensionalidade no processo criativo e na ocupação dos espaços da escola.
Mapa conceitual: diagrama ou ferramenta gráfica que representa visualmente as relações entre conceitos e ideias, estruturando hierarquicamente caixas ou círculos conectados por linhas ou setas explicando com palavras ou frases as conexões entre eles.
Como reconhecer um “Metaesquema”. Disponível em:
➢ Reconhecimento do espaço escolar e possibilidades de utilização;
➢ Esquemas de utilização de luz (iluminação) e som (aparelhos, equipamentos);serão usados;
➢ Descrição de materiais plásticos que serão necessários (papel, tecido, tinta etc.)
➢ Croqui para confecção de cenários e figurinos;
➢ Indicação de equipamentos disponíveis para o registro/documentação (espaciais, cênicos(as) ou sonoros(as));
https://istoe.com.br/48878_COMO+RECONHECER+UM+METAESQUEMA+/.
Metaesquema. Disponível em:
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra4866/metaesquema
Metaesquema, metaforma, metaobra. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202017000200063
Parangolé. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3653/parangole.
O que foram os Parangolés? Disponível em: https://arteref.com/gente-de-arte/o-queforam-os-parangoles/
DANÇA
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