ARTE - DANÇA - 1º ANO EF



CURRÍCULO PAULISTA

Anos Iniciais - Dança - 1º Ano.

Situação de Aprendizagem I 
Habilidade: (EF01AR08) Experimentar, identificar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em seu cotidiano (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas), cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. 
Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas
• formas distintas de manifestações da dança presentes em seu cotidiano (rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas).

Sondagem.
Atividade é oferecer um referencial sobre o que o estudante já sabe a respeito das brincadeiras rítmicas e danças de roda.

Apreciação.
Apresente aos estudantes algumas imagens e/ou vídeos de cirandas, danças de roda e brincadeiras rítmicas e expressivas. No acervo de vários artistas (Milton Dacosta, Cândido Portinari, Orlando Teruz, Edward Potthast etc.) existem obras que retratam cenas de ciranda de roda. Como sugestão indicamos abaixo alguns links contendo imagens e vídeos de danças com temas de brincadeiras infantis.

Vamos fazer uma roda. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OCQ1WOxWpaw

Ciranda de Coco - Palavra Cantada. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T18tbTP2u_o

O Tal do Quintal - Cia. Balangandança. “Disponível em:

Brincadeiras rítmicas - Baila Mundo - Companhia Antonio Nóbrega. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hVs1x_3TcWI

Ação Expressiva I
As brincadeiras de roda desenvolvem a expressão corporal e o ritmo dos estudantes.
A garotada entra no ritmo com as danças de roda. “Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1267/a-garotada-entra-no-ritmo-com-as-dancas-de-roda 

Músicas infantis - Cantigas de Roda. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=V8JU4Q7hKe8

Ação Expressiva II
Primeira brincadeira (rítmica) - Pular corda ● Entregue uma corda para cada estudante orientando a realização de sequências de movimentos de saltos e giros acompanhados de uma música (livre escolha) cantada por todos ("Um homem bateu à sua porta...", "Com quem você pretende se casar...", "Rei, capitão, soldado, ladrão..." , "Salada, saladinha...!” etc.).
● Cada estudante deve pular corda individualmente, num ritmo lento, e contar qual o
número de repetições consegue realizar em sequência, sem errar.
● Cada estudante deve fazer a mesma contagem, agora com a corda sendo batida num ritmo rápido.
Segunda brincadeira (expressiva) - Cada macaco no seu galho
● Utilize o giz para fazer vários círculos no chão, dividindo os estudantes em grupos de seis componentes, cinco ficam em volta do círculo representando os macacos e um fica no centro, para ser o caçador;
● O estudante escolhido para ser o caçador cochila no centro da roda, enquanto os macacos giram de mãos dadas em sua volta, tomando cuidado para não fazer barulho;
● De repente, o caçador acorda e grita: cada macaco no seu galho! Todos devem correr pelo espaço e formar um novo círculo para não serem pegos;
● Quando o caçador achar que já está a bastante tempo num galho, vai dar novamente a ordem, para que todos procurem outro galho, tendo mais chance de pegar algum macaco;
● No término da brincadeira os caçadores devem contar quantos macacos foram pegos na brincadeira.

Situação de Aprendizagem II 
Habilidade: (EF01AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.
Objetos de Conhecimento: Elementos da Linguagem
● Formas de orientação no espaço - deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.
● Ritmos de movimento - lento, moderado e rápido.

Sondagem.
O seu corpo quando se fala de: orientação no espaço - (deslocamentos, planos, direções, caminhos), ritmos de movimento - (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.

Apreciação.
Música “Da abóbora faz melão”.
● orientação espacial - deslocamentos, planos, direções, caminhos
● Ritmos de movimento - lento, moderado e rápido.
● Construção do movimento dançado.

Letra da Música (Cantiga popular)
Da abóbora faz melão
Do melão faz melancia
Da abóbora faz melão
Do melão faz melancia
Faz doce, sinhá,
Faz doce, sinhá,
Faz doce, sinhá, Maria
Quem quiser aprender a dançar,
Vai na casa do seu Juquinha,
Quem quiser aprender a dançar,
Vai na casa do seu Juquinha.
Ele pula, ele roda.

Da Abobora faz Melão - CD Pandalelê - “Disponível em: 


De Abóbora Faz Melão - Bia Bedran - “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ppu19Mh6UOg

Ação Expressiva I 
Solicite aos estudantes que peguem o caderno com os registros (desenhos) realizados na avaliação da situação de aprendizagem anterior e sentem em roda. Oriente para que um a um coloque os desenhos no centro da roda formando uma sequência (formar 3 sequências de desenhos para facilitar a observação e leitura dos desenhos).

Ação Expressiva II
“Da Abóbora faz Melão”
Organize os estudantes em roda, ao som da música “Da Abóbora faz Melão”, inicie as orientações de movimentação explorando as várias ações corporais para propiciar a experimentação de (deslocamentos, planos, direções e caminhos).
● Deslocar a roda para a direita;
● Deslocar a roda para a esquerda;
● Parar a roda e bater palmas (enquanto todos batem palmas escolha 4 estudantes para caminhar dentro da roda no ritmo da música e quando chegar na parte da música (“Faz doce, sinhá. Faz doce, sinhá. Faz doce, sinhá, Maria”) devem parar e fazer a ação corporal (gestual) de mexer uma panela de doce;
● Deslocar a roda para a direita;
● Deslocar a roda para a esquerda;
● Parar a roda e bater palmas (enquanto todos batem palmas escolha 4 estudantes para caminhar dentro da roda no ritmo da música e quando chegar na parte da música ("ele pula, ele roda, ele faz requebradinha”), devem parar e fazer a ação pular, rodar, requebrar.
● Deslocar a roda para a direita;
● Deslocar a roda para a esquerda.
● Parar a roda e deixar livre para os estudantes criarem movimentos corporais.
● Deslocar a roda para a direita;
● Deslocar a roda para a esquerda.
● Parar a roda e fazer caminhada para dentro da roda até quase fechar.
● Deslocar a roda para a direita;
● Deslocar a roda para a esquerda.
● Parar a roda e? (Agora, é o momento de liberar a imaginação. Experimente diferentes movimentos, passos, sentidos. Faça isso com a colaboração dos estudantes.)

Ação Expressiva III
Frevo: É um ritmo musical que surgiu no Recife no final do século XIX, tem como origem a marcha, o maxixe e a capoeira. Seu ritmo acelerado é sua característica. Durante o carnaval aconteciam disputas entre os blocos de frevo, os capoeiristas assumiram a frente de seus blocos para confrontar os rivais e proteger seus estandartes, criando assim uma “batalha” dançada entre os blocos. O Frevo tem 120 passos catalogados por pesquisadores dessa dança. Ele é dançado/brincado tanto em blocos de carnaval como também como uma dança específica com seus passos e coreografias. Para saber um pouco mais sobre a dança do frevo, consulte sites e livros que citam danças da cultura popular brasileira.
O JC te ensina 12 passos de frevo. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A1aGURlQP6A

Frevo. In: Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra9257/frevo. Acesso em: 30 de jan. 2020. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

Frevo (painel da Revista O Cruzeiro). In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra3422/frevo-painel-da-revista-o-cruzeiro. Acesso em: 30 de jan. 2020. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

FREVO de Olinda. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra19819/frevo-de-olinda. Acesso em: 30 de jan. 2020. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

Atividade 6 – Ação expressiva IV
Para esta atividade é necessário solicitar anteriormente que os estudantes tragam uma sombrinha pequena. (Professor, verifique antecipadamente, se esta ação pode ser aplicada à sua turma).
Selecione músicas instrumentais com estruturas rítmicas cujos andamentos variem do lento ao rápido, até chegar ao desenvolvimento do frevo, de fato. Oriente os estudantes a mergulharem na investigação dos movimentos e ações corporais indicados abaixo. Uma sugestão para explorar a dança do frevo é confeccionar com os estudantes uma sombrinha em miniatura de papel e incorporá-la na dança para que experimentem outras possibilidades de movimentos conforme modelo:
● Deslocar no espaço somente pelos calcanhares;
● Deslocar somente pelas pontas dos pés;
● Se deslocar rapidamente em pequenos passos e pequenos pulos;
● Alternar os tempos entre rápido e lento;
● Deslocar cruzando as pernas ou como se estivesse pulando amarelinha;
● Deslocar pulando com uma perna só;
● Experimentar os deslocamentos com a sombrinha na mão;
● Dançar ocupando todo o espaço,
● Troca de uma mão para a outra sem deixar cair;
● Desenhar com o objeto no espaço criando desenhos espaciais;

Ação Expressiva V
Boneco Palito.

Ação expressiva VII
Frase coreográfica.

Situação de Aprendizagem III 
Habilidade: (EF01AR12) Dialogar, com respeito e sem preconceito, sobre as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
Objetos de Conhecimento: Processos criativos
● Experiências pessoais e coletivas em dança

Sondagem
Orientação espacial, deslocamentos, planos, direções, caminhos, ritmos de movimento - lento, moderado e rápido e construção do movimento dançado, ações
corporais, coreografia, ciranda, brincadeiras rítmica ou expressiva, formas da dança.

Apreciação
Análise dos registros - roda de conversa.

Situação de Aprendizagem IV 
Habilidade Articuladora: (EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
Objetos de Conhecimento:
● Relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

Elaboração e execução de um Projeto integrado entre as Linguagens da Arte.

Sondagem.
Elaboração e execução de um projeto de Arte envolvendo a dança, música, teatro e artes visuais (desenho).

Apreciação.

“Linda Rosa Juvenil”

Letra da Canção: A Linda Rosa Juvenil. “Disponível em: http://www.vagalume.com.br/os-pequerruchos/a-linda-rosa-juvenil.html#ixzz2YvBtE4pr

Vídeo animação da Canção: A Linda Rosa Juvenil - Os Pequerruchos. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=q30ryHS3d1s


Vídeo da brincadeira de roda: A Linda Rosa Juvenil.  https://www.youtube.com/watch?v=30Sojp4fj2o


Ação Expressiva I











Comentários