Prezados docentes e estudantes, apresentamos o Roteiro de Atividades da Profa. Alexandra da EE Profa. Iracema de Oliveira Carlos de Ibitinga.
Posteriormente, alguns vídeos com depoimentos de alunos acerca da GOBINEAU.
Roteiro de Atividades - História - Profa. Alexandra - O imperialismo e a Primeira Guerra Mundial
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE TAQUARITINGA
ESCOLA ESTADUAL “PROFa. IRACEMA DE OLIVEIRA CARLOS”
IBITINGA – S.P.
Disciplina: História
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Professora: Alexandra
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Série/ Ano: 3ª. Série A
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Unidade Temática: O
Imperialismo e a Primeira Guerra Mundial.
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Habilidade:
Analisar
criticamente as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes
potências para interferir nas várias regiões do planeta (sistemas modernos de
colonização, imperialismo, conflitos atuais).
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Objetos de Conhecimento: Imperialismo e Primeira Guerra Mundial.
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ROTEIRO DE ATIVIDADES - (2 AULAS)
ATIVIDADE 1 - Pierre A. Renoir, artista francês, ao realizar seu
trabalho, Baile no Moulin de la Galete, em 1876, registrou a
alegria, otimismo e a intensa movimentação em Paris, no final
do século XIX: a Belle Époque. Esse período, marcado por um intenso
progresso científico e tecnológico que, de forma acelerada, apontava para
um período de prosperidade e paz. Todavia, sob a aparente tranquilidade e
segurança desse cenário, desenrolavam-se inúmeros fatores de
insatisfação, que acabaram por levar à Grande Guerra de 1914.
A respeito dos
precedentes que levaram ao conflito mundial, é incorreto afirmar que:
a) a Alemanha, para combater a
concorrência comercial, adotou uma política de expansão pelo uso da
força militar, fechando-se perante qualquer solução diplomática,
provocando inúmeros atritos com os demais países, que só foram solucionados
por meio da guerra.
b) apesar de persistirem antigas
rugas, entre Inglaterra e França, os mesmos se aliaram, junto com a
Rússia, em 1907, formando a Tríplice Entente, com o objetivo
de combater os interesses imperialistas alemães, sobre os mercados
chineses e africanos.
c) mesmo apresentando um cenário
tranquilo, várias nações europeias se dedicaram em fortalecer o
exército, marinha, e adotar o serviço militar obrigatório.
Esse período, de corrida armamentista e ausência de guerras, ficou
conhecido como Paz Armada (1870-1914).
d) os países europeus tinham
necessidade de expandirem seus mercados consumidores e, na disputa
pelos mesmos, fizeram surgir diversas zonas de tensão, além
de despertarem o sentimento cívico e patriótico, nas regiões sob o
domínio estrangeiro.
e) o atentado de Sarajevo acabou
se tornando o estopim para o início da guerra, não tanto pela gravidade do
fato em si, mas, sobretudo, devido à série de acordos e alianças, que
foram estabelecidos entre vários países, que se comprometiam a se auxiliarem
mutuamente.
ATIVIDADE 2 - Pesquise sobre as fases da Primeira Guerra Mundial
.
Observação: não se esqueça de explicar como eram as trincheiras.
ATIVIDADE 3 – Caro estudante, a
Figura a seguir refere-se ao Arthur de Gobineau. Leia atentamente as afirmações posteriores sobre ele.
Fonte:
https://www.google.com/search?q=gobineau.
Acesso em 19/06/2020.
*Era um dos mais
importantes teóricos do racismo no século XIX ;
*Para ele a mistura de
raças era inevitável e levaria a raça humana a graus sempre maiores de
degenerescência física e intelectual.
*O Brasil não tinha
futuro, país marcado pela presença de raças que julgava inferiores. A mistura
racial daria origem a mestiços e pardos degenerados e estéreis. Esta
característica Esta característica já teria selado a sorte do país: a
degeneração levaria ao desaparecimento da população.
*A única saída para os
brasileiros, seria o incentivo à imigração de “raças” europeias, consideradas
superiores.
Opinião sobre o
Brasil “Salvo o imperador, não há ninguém
neste deserto povoado de malandros.’ (...) ‘Uma população toda mulata, com
sangue viciado, espírito viciado e feia de meter medo...’ (...) ‘Nenhum
brasileiro é de sangue puro; as combinações dos casamentos entre brancos,
indígenas e negros multiplicaram-se a tal ponto que os matizes da carnação
são inúmeros, e tudo isso produziu, nas classes baixas e nas altas, uma
degenerescência do mais triste aspecto. (...)‘Já não existe nenhuma família
brasileira que não tenha sangue negro e índio nas veias; o resultado são
compleições raquíticas que, se nem sempre são repugnantes, são sempre
desagradáveis aos olhos.”
Fonte: RAEDERS, Georges. O Conde de
Gobineau no Brasil. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1997.
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MÃOS
À OBRA!!!!!
Em
seu ensaio L’émigration au Brésil (A emigração ao Brasil), escrito em 1873,
Gobineuau incentivava os franceses a vir pra cá. Com vários argumentos racistas,
usou a diminuição gradual da população brasileira miscigenada’. Segundo os cálculos de Gobineau, o Brasil
“desapareceria ”em um período de 270 anos.
DESAFIO
Agora
caro estudante, imagine
que você pode neste momento atual conversar com Gobineau sobre o suposto “DESAPARECIMENTO DO BRASIL” e
grave um vídeo realizando um depoimento pra ele.
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BOM TRABALHO!!!!!
ACOMPANHE OS VÍDEOS
Aluna Maria Fernanda
Aluna Isabella
Aluna Ananda
Aluna Camile
Aluna Letícia
Aluna Bianca
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