Roteiro de Atividades - História - Profa. Alexandra - O imperialismo e a Primeira Guerra Mundial


Prezados docentes e estudantes, apresentamos o Roteiro de Atividades da Profa. Alexandra da EE Profa. Iracema de Oliveira Carlos de Ibitinga. 
Posteriormente, alguns vídeos com depoimentos de alunos acerca da GOBINEAU. 

 Roteiro de Atividades - História - Profa. Alexandra - O imperialismo e a Primeira Guerra Mundial


             SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE TAQUARITINGA
ESCOLA ESTADUAL “PROFa. IRACEMA DE OLIVEIRA CARLOS”
IBITINGA – S.P.

Disciplina: História

Professora: Alexandra

Série/ Ano: 3ª. Série A

Unidade Temática:            O Imperialismo e a Primeira Guerra Mundial.

Habilidade: Analisar criticamente as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta (sistemas modernos de colonização, imperialismo, conflitos atuais).

Objetos de Conhecimento: Imperialismo e Primeira Guerra Mundial.

ROTEIRO DE ATIVIDADES - (2 AULAS)
ATIVIDADE 1 - Pierre A. Renoir, artista francês, ao realizar seu trabalho, Baile no Moulin de la Galete, em 1876, registrou a alegria, otimismo e a intensa movimentação em Paris, no final do século XIX: a Belle Époque. Esse período, marcado por um intenso progresso científico e tecnológico que, de forma acelerada, apontava para um período de prosperidade e paz. Todavia, sob a aparente tranquilidade e segurança desse cenário, desenrolavam-se inúmeros fatores de insatisfação, que acabaram por levar à Grande Guerra de 1914.
A respeito dos precedentes que levaram ao conflito mundial, é incorreto afirmar que:

a) a Alemanha, para combater a concorrência comercial, adotou uma política de expansão pelo uso da força militar, fechando-se perante qualquer solução diplomática, provocando inúmeros atritos com os demais países, que só foram solucionados por meio da guerra.
b) apesar de persistirem antigas rugas, entre Inglaterra e França, os mesmos se aliaram, junto com a Rússia, em 1907, formando a Tríplice Entente, com o objetivo de combater os interesses imperialistas alemães, sobre os mercados chineses e africanos.
c) mesmo apresentando um cenário tranquilo, várias nações europeias se dedicaram em fortalecer o exército, marinha, e adotar o serviço militar obrigatório. Esse período, de corrida armamentista e ausência de guerras, ficou conhecido como Paz Armada (1870-1914).
d) os países europeus tinham necessidade de expandirem seus mercados consumidores e, na disputa pelos mesmos, fizeram surgir diversas zonas de tensão, além de despertarem o sentimento cívico e patriótico, nas regiões sob o domínio estrangeiro.
e) o atentado de Sarajevo acabou se tornando o estopim para o início da guerra, não tanto pela gravidade do fato em si, mas, sobretudo, devido à série de acordos e alianças, que foram estabelecidos entre vários países, que se comprometiam a se auxiliarem mutuamente.

ATIVIDADE 2 - Pesquise sobre  as  fases da Primeira Guerra Mundial .
Observação: não se esqueça de explicar como eram as trincheiras.

ATIVIDADE 3 Caro estudante, a Figura a seguir refere-se ao Arthur de Gobineau. Leia atentamente as afirmações posteriores sobre ele.

Fonte: https://www.google.com/search?q=gobineau. Acesso em 19/06/2020.


*Era um dos mais importantes teóricos do racismo no século XIX ;
*Para ele a mistura de raças era inevitável e levaria a raça humana a graus sempre maiores de degenerescência física e intelectual.
*O Brasil não tinha futuro, país marcado pela presença de raças que julgava inferiores. A mistura racial daria origem a mestiços e pardos degenerados e estéreis. Esta característica Esta característica já teria selado a sorte do país: a degeneração levaria ao desaparecimento da população.
*A única saída para os brasileiros, seria o incentivo à imigração de “raças” europeias, consideradas superiores.
Opinião sobre o Brasil “Salvo o imperador, não há ninguém neste deserto povoado de malandros.’ (...) ‘Uma população toda mulata, com sangue viciado, espírito viciado e feia de meter medo...’ (...) ‘Nenhum brasileiro é de sangue puro; as combinações dos casamentos entre brancos, indígenas e negros multiplicaram-se a tal ponto que os matizes da carnação são inúmeros, e tudo isso produziu, nas classes baixas e nas altas, uma degenerescência do mais triste aspecto. (...)‘Já não existe nenhuma família brasileira que não tenha sangue negro e índio nas veias; o resultado são compleições raquíticas que, se nem sempre são repugnantes, são sempre desagradáveis aos olhos.”
Fonte: RAEDERS, Georges. O Conde de Gobineau no Brasil. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1997.

MÃOS À OBRA!!!!!

Em seu ensaio L’émigration au Brésil (A emigração ao Brasil), escrito em 1873, Gobineuau incentivava os franceses a vir pra cá. Com vários argumentos racistas, usou a diminuição gradual da população brasileira miscigenada’.  Segundo os cálculos de Gobineau, o Brasil “desapareceria ”em um período de 270 anos.

DESAFIO


Agora caro estudante, imagine que você pode neste momento atual conversar com Gobineau sobre o supostoDESAPARECIMENTO DO BRASIL” e grave um vídeo realizando um depoimento pra ele.


BOM TRABALHO!!!!!




ACOMPANHE OS VÍDEOS 


Aluna Maria Fernanda

Aluna Isabella

Aluna Ananda

Aluna Camile

Aluna Letícia

Aluna Bianca






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