ARTE - DANÇA - 9º ANO

Currículo Paulista - São Paulo faz Escola
https://drive.google.com/file/d/11baCAMtvxEWuckQwrW1JRPo8n1i-uce9/view?usp=sharing


A Linguagem da Dança


A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção, e criação em dança nos âmbitos artístico e estético. A dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão. As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar.
Se por um lado cada contexto de ensino e aprendizagem da dança tem contornos diferenciados, poderíamos dizer que existe algo comum e importante a ser destacado para o professor que irá percorrer as situações de aprendizagem aqui propostas. Dançar implica em aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes.
O ensino da arte na escola não tem a função de oferecer uma formação profissional, mas proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer, apreciar, criar e viver a dança no ambiente escolar, tendo experiências com sentido e ligadas ao mundo dessa linguagem, expandindo as possibilidades de formação e de participação social.
Estamos então convidando os professores de Arte a enfrentar um desafio: aproximar-se da Dança como uma linguagem artística, procurando pontes com as demais linguagens de seu conhecimento, com suas histórias pessoais de corpo e movimento, e com suas memórias e desejos dançantes, por vezes não manifestos.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM I


Habilidade: (EF09AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado nas diferentes manifestações da dança contemporânea, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.

Objetos de Conhecimento: Elementos da Linguagem.
● Elementos constitutivos do movimento cotidiano;
● Elementos constitutivos do movimento dançado;
● História da Dança tradicional e contemporânea.

Habilidade: (EF09AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança contemporânea, incluindo aquelas que envolvem recursos de tecnologias digitais, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas.
● Formas de expressão, representação e encenação de dança contemporânea;
● Tecnologias digitais na dança;
● Composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.


Dança tradicional: Também conhecida como dança folclórica, são danças típicas e tradicionais da cultura de um povo. A dança folclórica pode ser realizada por qualquer homem, mulher, criança e/ou idoso, não se limitando aos bailarinos ou dançarinos profissionais, embora existam grupos profissionais de dança folclórica.


Dança contemporânea: A partir das décadas de 60 e 70, as coreografias e estruturas formais do balé
deram espaço a um novo contexto de produção artística. Uma nova geração de coreógrafos experimenta e apresenta diferentes formas de expressão corporal se apropriando de elementos de outros gêneros da dança, de outras linguagens artísticas e de recursos tecnológicos.


Elementos constitutivos do movimento cotidiano:
1. Movimento corporal – quando um corpo ou parte dele se movimenta em um determinado tempo e espaço;


2. Percepção do tempo - velocidade do movimento corporal (ritmo e duração), contrastes (rápido, médio, lento), contratempo;


3. Exploração do espaço - direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), dimensões (pequeno, médio e grande), níveis (baixo, médio e alto) e extensões (perto, médio e longe).

RENGEL, L. P. et al. Elementos do movimento na Dança. Salvador: UFBA, 2017.
Disponível em:
<https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/174968/2/eBook_Elementos_do_mo
vimento_na_Danca-Licenciatura_em_Danca_UFBA.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2020.

Elementos constitutivos do movimento dançado: Rudolf Laban foi um dançarino, coreógrafo e artista que se dedicou ao estudo e sistematização da linguagem do movimento.
Por meio de seus estudos e notações, ele dividiu os fatores do movimento em 4 categorias.
1. Espaço - forma direta ou flexível;
2. Tempo – rápido, lento ou moderado;
3. Peso - leve ou forte;
4. Fluência (fluxo) – livre ou controlado.

RAMON, M. Rudolf von Laban. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/tollens/rudolf-vonlaban>.
Acesso em: 11 mar. 2020.

Tecnologias digitais na dança: A intervenção da tecnologia na produção artística é um conceito ainda muito recente em termos históricos, estando ainda em construção. Existem, no entanto, diversas maneiras de detectar a relação da tecnologia com a dança, como são os casos da videodança, dança telemática, dança-computador, etc.

Correio Braziliense. Uso dos computadores leva a dança a uma transformação quase inimaginável. Disponível em:
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2011/01/05/interna_tecnol ogia,230942/uso-dos-computadores-leva-a-danca-a-uma-transformacao-quaseinimaginavel. shtml .Acesso em: 11 mar. 2020.

DANÇA E TECNOLOGIA: UM ENCONTRO DE CORPOS REAIS E VIRTUAIS. Estadão, 2019.
Disponível em: https://patrocinados.estadao.com.br/mozarteum/2019/08/08/danca-etecnologia-

https://patrocinados.estadao.com.br/mozarteum/2019/08/08/danca-etecnologia- um-encontro-de-corpos-reais-e-virtuais/. Acesso em: 11 mar. 2020.

Links:
1. O vídeo do Balé Lago dos Cisnes apresenta um exemplo de dança tradicional, na qual os bailarinos usam sapatilhas, malhas e tutu. Os movimentos do balé são determinados e obedecem a regras rígidas, como dançar na ponta dos pés e fazer “pas de deux” (passo de dois).
Ensaio pré-geral do Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Fonte: Theatro Municipal do Rio de Janeiro Oficial. Lago dos Cisnes II. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=zrrj7ImQziw>. Acesso em: 06 nov. 2019.

2. O vídeo mostra recortes do espetáculo “Céu na Boca”, da companhia de dança contemporânea goiana Quasar. O espetáculo traz humor, drama, movimento e não movimento, música eletrônica atual e música instrumental dos anos 50. Os fragmentos do espetáculo são um bom exemplo de características comuns de movimentos e temas na dança contemporânea. Estas características não aparecem rigorosamente em todas as ações expressivas de dança, mas são comuns na maioria delas.
Fonte: Auditório Ibirapuera. Céu na Boca -- Quasar Cia de Dança no Auditório Ibirapuera.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=h090fjzI-o0>. Acesso em: 06 nov. 2019.

3. Neste vídeo sobre o processo de criação coreográfica do canadense Edouard Lock, para a São Paulo Companhia de Dança, entre 01min5s a 01min56s os bailarinos utilizam tablets para registrar os movimentos ensaiados. Este é um exemplo da utilização dos recursos digitais.
Fonte: São Paulo Companhia de Dança. ARTE 1 em São Paulo Companhia de Dança 10 anos |Pílula nº 03. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=3NSKZeRGuDk>. Acesso em: 11 nov. 2019.

4. Outro exemplo da utilização de recursos digitais, de maneira mais sofisticada, é o trabalho do bailarino e coreógrafo sueco Fredrik Rydman. Ele criou uma coreografia de interação entre bailarinos contemporâneos e a inteligência artificial dos robôs industriais.
Fonte: Melodifestivalen. Man vs machine | Epic dance battle in Eurovision Song Contest 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JYuOFhFrEMw>. Acesso em: 11 nov. 2019.


Para saber mais:
Para conhecer mais sobre a Companhia de Dança Quasar, acesse o seu site, disponível em:
<http://www.quasarciadedanca.com.br/>. Acesso em: 06 nov. 2019.








E MUITO MAIS....

Para conhecer a São Paulo Companhia de Dança, acesse o link disponível em:
<http://spcd.com.br/>. Acesso em: 11 nov. 2019.









E MUITO MAIS .......



Links:

Espetáculo “Amelia”. Fonte: Wassim Arfa. La La La Human Steps – Amelia. Disponível
em: <https://www.youtube.com/watch?v=X8rmRjmVne4>. Acesso em: 11 nov. 2019.

Espetáculo “Casa”. Fonte: MrPouicapoil. Ela / Casa (FIN) Komische Open Berlin 2003
Choreography: Deborah Colker. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=IcTPb4z8Nys>. Acesso em: 07 nov. 2019.

Espetáculo “Dínamo”. Fonte: Cia de Dança Deborah Colker. Dínamo. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=gZiLhrFSolI>. Acesso em: 07 nov. 2019.

Espetáculo “Nosotros, os lirismos do cotidiano. Fonte: NOSOTROS – Segundo ensaio aberto no Centro Coreográfico do Ri ode Janeiro - RJ. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=MpN6XRLfHsw>. Acesso em: 07 nov. 2019.

Espetáculo “VeRo”. Fonte: Cia de Dança Deborah Colker. VeRo. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=nuN2YLfcb7Y>. Acesso em: 07 nov. 2019.

Para saber mais sobre a Companhia de Dança La La La Human Steps, acesse o site.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rT3JD2HrEVQ>. Acesso em: 30
jan. 2020.


Para saber mais sobre o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, acesse o site,
disponível em: https://centrocoreografico.wordpress.com/. Acesso em: 07 nov. 2019.




E MUITO MAIS ....

- Para saber mais sobre a Cia de Dança Deborah Colker, acesse o site, disponível em:
https://www.ciadeborahcolker.com.br/. Acesso em: 07 nov. 2019.







E MUITO MAIS ....


Para saber mais:

Loie Fuller. Wikipédia. Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Loie_Fuller#/media/Ficheiro:Loie_Fuller.jpg Acesso em: 11 nov. 2019.

Para saber mais, acesse o link disponível em:
<http://www.wikidanca.net/wiki/index.php/Dan%C3%A7a_e_Tecnologia>Acesso em: 11 nov. 2019.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM II

Habilidade: (EF09AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e
criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios
próprios.
Objetos de Conhecimento: Processos de Criação.
● Improvisação de movimentos.

Habilidade: (EF09AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras
manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais, como
também fatos, notícias, temáticas e situações atuais, como referência para a criação e a
composição de danças autorais, individualmente e em grupo.
Objetos de Conhecimento: Processos de Criação.
• Brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações da dança
contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Habilidade: (EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre
diversas linguagens artísticas.
Objetos de Conhecimento: Processos de criação.

● Relações processuais entre as diversas linguagens artísticas.

Apreciação


1. Vídeo Espetáculo “Samwaad - Rua do Encontro”. Fonte: Ivaldobertazzo. Samwaad – Rua
do Encontro. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7sSan704qAc>.
Acesso em: 03 dez. 2019.

2. O vídeo “Benguelê”
foi criado a partir de matriz estética e cultural africana, e suas raízes

plantadas na cultura brasileira. O espetáculo faz menção a ritmos como o maracatu e o
congado. Peça aos estudantes que observem os movimentos abertos e remelexos dos
bailarinos, que nos remetem às danças tribais africanas, dançadas nas pontas dos pés.
Vídeo Espetáculo “Benguelê”. Fonte: GrupoCorpoOficial. Grupo Corpo –
Benguelê|1998. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=9M8iVW3RGf0>. Acesso em: 03 dez. 2019.

3. Grupo Corpo. Disponível em: <http://www.grupocorpo.com.br/pt-br>. Acesso em: 03 dez. 2019.






E MUITO MAIS ....

4. Todos os espetáculos de dança são apresentados em espaços convencionais, como teatros e outros ambientes fechados, mas nem sempre os dançarinos reproduzem rigidamente as coreografias criadas para eles.a Cia Nova Dança 4 propõe um rompimento entre palco e plateia. O palco na rua torna-se delimitado pelo “estado cênico”, onde o espaço é determinado naturalmente pela ação dos artistas, numa cumplicidade com os espectadores.

Fonte: Cia. Nova Dança 4. Disponível em: https://novadanca4.wordpress.com/Acesso em: 03 dez. 2019.



E MUITO MAIS ....

Vídeo Interferênciasestéticas na vida pública “Passeios Noite”. Fonte: Cia. Nova Dança 4. Cia. Nova Dança 4 – Passeios Noite. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x3o_B-kBpqY>. Acesso em: 04 dez. 2019.


Links que podem ajudar na atividade:

Vídeo de interferências estéticas na vida pública “Passeios - Manhã”. Fonte: Cia. Nova

Dança 4. Cia. Nova Dança 4 – Passeios Manhã. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=KHBH0inLFDw>. Acesso em: 04 dez. 2019.

Para saber mais sobre a Cia. Nova Dança 4, acesse o site disponível em:
<https://novadanca4.wordpress.com/>. Acesso em: 03 dez. 2019.
E MUITO MAIS ....

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM III

Habilidade: (EF09AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos da dança contemporânea (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc., incluindo o recurso a tecnologias digitais) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.

Objetos de Conhecimento: Processos de criação.
• Elementos da dança contemporânea - coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação.

Habilidade: (EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
Objeto de Conhecimento: Arte e Tecnologia.
● Tecnologias digitais.
Professor, nesta Situação de Aprendizagem estão previstas quatro atividades. Nelas, você conversará com os estudantes para levantar seus conhecimentos prévios e colocá-los em contato com elementos da dança contemporânea - coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação e tecnologias digitais. É importante que você realize registros durante o desenvolvimento das atividades, que serão úteis aos momentos de avaliação e recuperação

O espetáculo “Oroboro”, apresentado pelo núcleo de criações Mov’oLA (lê-se “moviola”), de São Paulo. Neste.

Espetáculo - OroborO 2min. Fonte: Alex Soares.. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=oiQutlhWZdA>. Acesso em: 26 nov. 2019.

O Mov’oLA é um projeto de criação multimídia em dança contemporânea, criado em 2008 pelo bailarino, coreógrafo e videomaker Alex Soares. “Oroboro”, palavra de origem grega, tem como símbolo uma serpente que morde a própria cauda e revela uma imagem cíclica, sem começo ou fim. O trabalho trata a infância e a velhice como dois lugares distantes e, ao mesmo tempo, próximos. Segundo o coreógrafo Alex Soares, que assina a direção e coreografia do espetáculo, a obra trata sobre a forma como a sociedade atual trata as crianças e os idosos, muitas vezes marginalizando-os.
Como o tema é bastante atemporal, a equipe deixou de lado as novas mídias que marcaram os trabalhos anteriores do Mov’oLA. Desse modo, sobra espaço para projeções de vídeos feitas por slides, música analógica e figurino retrô. Apesar do clima de tempo passado, não há referências a uma época específica. Esses recursos visam provocar no público a sensação de deslocamento.

Links:
-Fonte: Rudolf von Laban. Wikidança. Disponível em:
<http://www.wikidanca.net/wiki/index.php/Rudolf_von_Laban>. Acesso em: 26 nov.
2019.

-Fonte: Rengel, L. P. DICIONÁRIO LABAN. 2001. Dissertação (Mestrado em Artes) –
Instituto de Artes, Universidade de Campinas, Campinas, São Paulo, 2001. Disponível em:
<http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/284892/1/Rengel_LeniraPeral_M
.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2019.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM IV

Habilidade: (EF09AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos.

Objetos de Conhecimento: Processos de Criação.
• Experiências pessoais e coletivas em dança;
• Estereótipos e preconceitos.

Habilidade: (EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
Objetos de Conhecimento: Processos de Criação.
• Processo de criação em projetos temáticos.

Estereótipo: significa definir e limitar pessoas quanto à aparência, à naturalidade e ao comportamento, tendo um conceito ou imagem preconcebida, padronizada e generalizada estabelecida pelo senso comum, sem conhecimento profundo sobre algo ou alguém.

Preconceito: significa ter uma ideia ou conceito formado antecipadamente, sem fundamento sério ou imparcial. Esta opinião desfavorável não é baseada em dados objetivos, mas unicamente em um sentimento hostil motivado por hábitos de julgamento ou generalizações apressadas.

Apreciação.

O encontro com o outro pode abrir caminhos para novas possibilidades de aprender, viver e conviver distintos dos que cada um está acostumado. Esse encontro com as diferenças amplia possibilidades de convivência, empatia e respeito, e propõe que os estudantes repensem as relações entre as pessoas em sociedade. Para iniciar esta atividade, apresente os vídeos indicados para uma apreciação e explique aos alunos que a promoção da igualdade e da diversidade dos corpos é um grande desafio nos tempos atuais.

Os procedimentos estéticos, produtos e dietas milagrosos, apresentados na mídia geram uma perseguição de corpos perfeitos sob um custo extraordinário, envolvendo exercícios e, muitas vezes, um arsenal de drogas e de cirurgias. Fale sobre o trabalho desenvolvido pela Companhia Gira Dança (RN), que aborda esta temática de uma forma diferenciada, e finalize propondo uma reflexão sobre o tema abordado e solicitando aos estudantes que respondam no caderno as questões a seguir.

Links:
A dança sem limites da Gira Dança. Fonte: Dydyo Refrigerantes. A dança sem limites da Gira Dança. Disponível em: <https://dydyo.com.br/a-danca-sem-limites-da-giradanca/>. Acesso em: 13 abr. 2020.

Gira Dança bloco 03. Fonte: Centro Cultural de São Paulo. Gira Dança bloco 3. Disponível
em: <https://www.youtube.com/watch?v=aR2ESNU8__8>. Acesso em: 04 dez. 2019.

Fonte: Companhia Giradança. Disponível em:
<https://www.youtube.com/channel/UCj0h8KFL0BkMbXTZUzv4sOg>. Acesso em: 04 dez. 2019.



E MUITO MAIS ....

Para saber mais:
Arte e Estética no Enem: O que é feio? O que é belo? – Revisão de Filosofia. Fonte: Blog do Enem. Arte e Estética no Enem: O que é feio? O que é belo? – Revisão de Filosofia.
Disponível em: <https://blogdoenem.com.br/filosofia-enem-arte-estetica/>. Acesso em: 13 abr. 2020.



E MUITO MAIS ....

Belo. Fonte: Enciclopédia – Itaú Cultural. Belo. Disponível em:
<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo402/belo>. Acesso em: 13 abr. 2020.

Estética. Fonte: InfoEscola. Estética. Disponível em:
<https://www.infoescola.com/artes/estetica/>. Acesso em: 13 abr. 2020.







ESTÉTICA: ORIGEM E HISTÓRIA, O BELO E A ATITUDE ESTÉTICA. Fonte; SaBer com FoCo. ESTÉTICA: ORIGEM E HISTÓRIA, O BELO E A ATITUDE ESTÉTICA. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=C1RFRRj9UWY>. Acesso em: 12 abr. 2020.

História da beleza, de Umberto Eco: um estudo entre a história e a arte. Fonte: Carlos, D. P. História da beleza, de Umberto Eco: um estudo entre a história e a arte. ASR (São Paulo), v. 10, n. 19, São Paulo, 2012. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202012000100010 Acesso em: 13 abr. 2020.

Como o conceito de beleza se transformou ao longo dos séculos? Fonte: Como o conceito de beleza se transformou ao longo dos séculos? Nova Escola. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/3414/como-o-conceito-de-beleza-setransformou- ao-longo-dos-seculos Acesso em: 12 abr. 2020.                           

Referências Bibliográficas:                                                                                                                                                                                                                                        

Sobrenome, nome dos autores. Janelas da Arte – 9º ano. Ensino Fundamental – Anos Finais. Cidade de publicação: IBEP, 2018. Disponível em: <link de acesso>. Acesso em: 05 dez. 2019.

Secretaria da Educação (SÃO PAULO). Caderno do professor: arte - anos finais. São Paulo: Secretaria de Educação-SEE, 2009.

Secretaria da Educação (SÃO PAULO). Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias. São Paulo: Secretaria da Educação -SEE, 2010




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