Caros alunos e professores,
Para colaborar na retomada inicial do Objeto de conhecimento: A hegemonia europeia na economia, na política e ma cultura; Integração mundial e suas interpretações: glocalização e mundialização e das Habilidades EF09GE01 e EF09GE06, anteriormente descritas, disponibilizamos alguns materiais selecionados pela Equipe Curricular de Geografia- SEDUC, para apoiá-los nesse processo e através deles rever alguns pontos essenciais para o desenvolvimento dessas habilidades.
![]() |
| Imagem 1: Integração Fonte:https://pixabay.com/pt/photos/migra%C3%A7%C3%A3o-integra%C3%A7%C3%A3o-migrantes-3129340/ Acesso em: 27 mar 2020 |
Material 1:Síntese da série “ocidente e oriente em diálogo”.(vídeo de longa extensão)
Descrição dos site da TV Cultura: Este programa, os filósofos Antonio Florentino Neto e Oswaldo Giacoia Jr., o doutor em filosofia indiana Dilip Loundo, a cientista social Rosana Pinheiro Machado e o monge budista Joaquim Shaku Shoshin Monteiro trazem uma visão geral da série que discutiu as proximidades e distâncias entre nosso mundo e o oriental, e nos convida a olhar um pouco mais de perto para estas culturas. Se por muito tempo Ocidente e Oriente se mantiveram como dois universos distintos e, inclusive, em alguns períodos da história, com suas relações rompidas, no século XX, com a retomada das relações comerciais e diplomáticas, países como China e Japão se apropriaram, de forma rápida e eficaz, do legado técnico-teórico produzido pelo Ocidente até então. A Índia passou também a desempenhar um papel decisivo na reorganização geopolítica na passagem para este milênio. Mas será que é possível falar que o Oriente está se ocidentalizando? Suas tradições milenares - cultural, filosófica e religiosa - foram preservadas ou estão se transformando? O que podemos aprender com elas? Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades! Fonte: TV Cultura – Café
Filosófico. Disponível em: https://tvcultura.com.br/videos/71714_sintese-da-serie-ocidente-e-oriente-em-dialogo.htmlacesso em: 27 mar. 2020.
Material 2: Migrar: experiências, memórias e identidades. (material educativo da exposição)
] Descrição no site Museu: Aborda o processo migratório como um fenômeno permanente na história da humanidade, perpassando contextos mais específicos, como a grande imigração ocorrida nos séculos 19 e 20, as políticas voltadas ao tema, o cotidiano da Hospedaria de Imigrantes do Brás e as contribuições desse processo para a formação do estado e da cidade de São Paulo. Fonte: Museu da Imigração do Estado de São Paulo.
Disponível em: http://museudaimigracao.org.br/exposicoes/longa-duracao/migrar-experiencias-memorias-e-identidades acesso em: 27 mar. 2020.
Material 3: Para manter influência chinesa, Europa aceita devolver arte que tirou da África. (reportagem)
Descrição: Na reportagem é possível verificar o alinhamento entre o atual processo de globalização, a influência econômica, os processos de migração e integração mundial. Fonte: Estado de Minas Internacional,2018. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/12/23/interna_internacional,1015738/para-conter-influencia-chinesa-europa-aceita-devolver-arte-que-tirou.shtml acesso em: 27 mar. 2020.



Comentários
Postar um comentário