Atividades
para estudo – 3ª Série – Ensino Fundamental – Química
Tema:
“Atmosfera como fonte de materiais para uso humano”
Habilidades:
Reconhecer que o
ar atmosférico é uma mistura de gases;
Reconhecer que o
ar atmosférico pode ser utilizado como matéria-prima para a indústria;
Compreender que
para o ar ser utilizado, deve passar pelo processo de destilação fracionada;
Compreender o
funcionamento de uma coluna de destilação.
Atividade 1:
Para subsidiar a
construção das ideias, a Atividade 1 propõe a leitura do Texto 1 “Qualidade do
Ar” disponível em:
A umidade do ar e as
recomendações e cuidados em relação a atividade física.
Importante: Ao final do texto 2 existe a recomendação de usar
colírio de soro fisiológico ou água boricada para os olhos e narinas. Porém, a
utilização de qualquer substância em mucosas (olhos e narinas) deve ser
prescrita por médicos.
Destaque os pontos
importantes do texto e contextualize os conceitos apresentados, para facilitar a
compreensão e por meio dos questionamentos norteadores realize o preenchimento das
questões propostas.
Atividade 2:
Texto como apoio para
a realização da atividade: Texto - Composição
do ar.
Disponível em:
Acesso em: 08 jan.
2020.
Destaque os pontos
importantes do texto e contextualize os conceitos apresentados, para facilitar a
compreensão e por meio dos questionamentos norteadores realize o preenchimento das
questões propostas.
Funcionamento da
coluna de destilação:
Vídeo 1
“Criogenia” - Como funcionam as colunas de destilação fracionada do ar. Disponível em:
Acesso em:
08 jan. 2020.
Destaque os pontos
importantes do vídeo e contextualize os conceitos apresentados, para facilitar a
compreensão e por meio dos questionamentos norteadores realize o preenchimento das
questões propostas.
Textos complementares para estudo:
“Histórico da medição da qualidade do ar em São Paulo”.
Disponível em:
(acesso
em: 08 jan.
2020)
Atividade 4:
“Mudanças climáticas”.
Disponível em:
Destaque os pontos
importantes do vídeo e contextualize os conceitos apresentados, para facilitar a
compreensão e por meio dos questionamentos norteadores realize o preenchimento das
questões propostas.
Assista também:
“Mudanças ambientais
globais”
Fonte: São Paulo faz escola – Ciências da Natureza – Ensino Médio – Química – Vol.1- 3ª Série
Comentários
Postar um comentário