Atividades de Biologia- 3ª Série




GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE TAQUARITINGA
Telefone: 16 3253-8900 E-mail: detaqnpe@educacao.sp.gov.br


PCNP: Rogério Tadeu Fernandes

COMPONENTE CURRICULAR: Biologia



ATIVIDADES SUGERIDAS PARA 3ª Série do Ensino Médio



ATIVIDADE 1

Habilidade: Relacionar nome comum de um ser vivo ao nome científico correspondente.



Lineu, em 1735, publicou um trabalho, no qual apresentava um plano para classificação de seres vivos. Nele estavam propostos o emprego de palavras latinas e o uso de categorias de classificação hierarquizadas. Deve-se também a Lineu a regra de nomenclatura binominal para identificar cada organismo. Nesta regra, entre outras recomendações, fica estabelecido que devemos escrever:
a) em primeiro lugar o gênero, depois a família.
b) em primeiro lugar o gênero, depois a espécie.
c) em primeiro lugar a espécie, depois o gênero.
d) em primeiro lugar a espécie, depois o filo.
e) em qualquer sequência, gênero e filo




ATIVIDADE 2



Habilidade: Reconhecer características gerais dos principais representantes dos reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.

A tarefa numa aula de Biologia era classificar e justificar a classificação dos quatro seres vivos mostrados abaixo:


                                                                 


Assinale a alternativa em que a classificação do ser vivo e a justificativa estão corretas:



A) o ser vivo da figura 1 pertence ao reino dos fungos, porque é autótrofo e unicelular.
B) o ser vivo da figura 2 pertence ao reino das plantas, porque é heterótrofo e unicelular.
C) o ser vivo da figura 3 pertence ao reino das plantas, porque é autótrofo e pluricelular.
D) o ser vivo da figura 4 pertence ao reino dos animais, porque é heterótrofo e unicelular.



                                                       ATIVIDADE 3

Habilidade:    Identificar os grandes grupos de seres vivos a partir de características distintivas.




 Na divisão dos seres vivos em cinco reinos, qual deles é o mais inferior por conter organismos dotados de organização mais simples?
a) Monera
b) Protista
c) Fungi
d) Metaphyta
e) Metazoa
                                                        ATIVIDADE 4


Habilidade: Entender as características Taxonômicas dos seres vivos.

 Escolha a alternativa correta, considerando o nível hierárquico dos taxa:
(A) Reino -  Filo -  Ordem - Classe - Família - Espécie - Gênero
(B) Reino - Filo  - Classe  - Ordem - Família - Gênero - Espécie
(C) Reino - Família - Classe - Ordem -  Filo  - Gênero  - Espécie
(D) Filo - Reino - Classe - Ordem - Família - Gênero - Espécie
(E) Filo - Reino - Classe - Ordem - Gênero - Família - Espécie 




 Fonte:
https://www.indagacao.com.br/2018/06/unirio-lineu-em-1735-publicou-um-trabalho-no-qual-apresentava-um-plano-para-classificacao.html
http://ciencias-7ano.blogspot.com/2018/06/saresp-questoes-de-ciencias.html
https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-caracteristicas-dos-seres-vivos.htm
http://biologiacriativa10.blogspot.com/2017/03/exercicios-taxonomia-e-nomenclatura-1.html










Comentários