SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO –
REGIÃO DE TAQUARITINGA
PCNP: Rogério Tadeu Fernandes
COMPONENTE CURRICULAR: Biologia
ATIVIDADES
SUGERIDAS PARA 3ª Série do Ensino Médio
ATIVIDADE 1
Habilidade: Relacionar nome comum de
um ser vivo ao nome científico correspondente.
|
Lineu, em 1735, publicou um trabalho,
no qual apresentava um plano para classificação de seres vivos. Nele
estavam propostos o emprego de palavras latinas e o uso de categorias de
classificação hierarquizadas. Deve-se também a Lineu a regra de nomenclatura
binominal para identificar cada organismo. Nesta regra, entre outras
recomendações, fica estabelecido que devemos escrever:
a) em primeiro lugar o gênero, depois
a família.
b) em primeiro lugar
o gênero, depois a espécie.
c) em primeiro lugar a espécie, depois
o gênero.
d) em primeiro lugar a espécie,
depois o filo.
e) em qualquer sequência, gênero e filo
ATIVIDADE 2
Habilidade: Reconhecer características
gerais dos principais representantes dos reinos Monera, Protista, Fungi,
Plantae e Animalia.
|
Assinale a alternativa em que a classificação do
ser vivo e a justificativa estão corretas:
A) o ser vivo da figura 1 pertence ao reino dos fungos, porque é autótrofo e unicelular.
B) o ser vivo da figura 2 pertence ao reino das plantas, porque é heterótrofo e unicelular.
C) o ser vivo da figura 3 pertence ao reino das plantas, porque é autótrofo e pluricelular.
D) o ser vivo da figura 4 pertence ao reino dos animais, porque é heterótrofo e unicelular.
ATIVIDADE 3
Habilidade: Identificar os grandes grupos de seres vivos a partir de características distintivas.
Na divisão dos seres vivos em cinco reinos, qual deles é
o mais inferior por conter organismos dotados de organização mais simples?
a) Monera
b) Protista
c) Fungi
d) Metaphyta
e) Metazoa
ATIVIDADE 4
Habilidade: Entender as características Taxonômicas dos seres vivos.
Escolha a alternativa correta, considerando o nível
hierárquico dos taxa:
(A) Reino
- Filo - Ordem - Classe - Família - Espécie - Gênero
(B) Reino
- Filo - Classe - Ordem - Família - Gênero - Espécie
(C) Reino
- Família - Classe - Ordem - Filo - Gênero - Espécie
(D) Filo -
Reino - Classe - Ordem - Família - Gênero - Espécie
(E) Filo -
Reino - Classe - Ordem - Gênero - Família - Espécie
Fonte:
https://www.indagacao.com.br/2018/06/unirio-lineu-em-1735-publicou-um-trabalho-no-qual-apresentava-um-plano-para-classificacao.htmlhttp://ciencias-7ano.blogspot.com/2018/06/saresp-questoes-de-ciencias.html
https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-caracteristicas-dos-seres-vivos.htm
http://biologiacriativa10.blogspot.com/2017/03/exercicios-taxonomia-e-nomenclatura-1.html
Comentários
Postar um comentário