Atividades de Biologia- 2ª Série

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE TAQUARITINGA
Telefone: 16 3253-8900 E-mail: detaqnpe@educacao.sp.gov.br


PCNP: Rogério Tadeu Fernandes
COMPONENTE CURRICULAR: Biologia



ATIVIDADES SUGERIDAS PARA 2ª Série do Ensino Médio





ATIVIDADE 1


Habilidade: Diferenciar as células  de animais  e de  vegetais

Observe as figuras a seguir:







PEREIRA, Candido. Sob os nossos olhos. Microfotografias. Disponível em:
<www.candidopereira.net/sob_os_nossos_olhos/>. Acesso em: 1 nov. 2008.
Observando-se as duas figuras podemos concluir que:
a) as duas estruturas são formadas por células.
b) apenas a estrutura vegetal é formada por células.
c) apenas a estrutura animal é formada por células.
d) as duas estruturas são formadas por células de mesma aparência.



ATIVIDADE 2



Habilidade: Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes.


Todo organismo necessita de energia para sobreviver e se reproduzir, e a forma de obtê-la é por meio da captação da matéria orgânica disponível no meio. Para um organismo sobreviver, é imprescindível que as células que o compõem tenham energia disponível para a realização de suas funções básicas.
É correto afirmar que os componentes celulares responsáveis pela dinâmica energética das células são:
a) os lisossomos.
b) os centríolos.
c) os retículos endoplasmáticos rugoso e liso.
d) as mitocôndrias






 .ATIVIDADE 3


Habilidade: Diferenciar os tipos de  transportes que ocorrem entre as células.


O oxigênio e o gás carbônico são moléculas que atravessam a membrana plasmática da célula do local onde ocorrem em maior concentração para o local com menor concentração. Esse movimento é um tipo de transporte conhecido como:
a) Osmose.
b) Difusão facilitada.
c) Difusão simples.
d) Bomba de sódio e potássio.
e) Transporte ativo.



Fonte:













Comentários