Atividades
para estudo – 2ª Série – Ensino Fundamental – Química
Tema:
“Qualidade e Tratamento de Água”
Habilidades:
· Desenvolver
uma consciência socioambiental, buscando alternativas para resolver problemas e
criar soluções individuais e coletivas para pensar/repensar na utilização de
água em âmbito local, regional e global;
· Fazer
uso da linguagem química para expressar conceitos relativos à pureza das
soluções e à concentração de solutos em sistemas líquidos;
· Aplicar
o conceito de concentração para avaliar a qualidade de diferentes águas;
· Reconhecer
como a solubilidade e o calor específico da água possibilitam a vida no
planeta;
· Refletir
sobre o significado do senso comum de água “pura” e água potável;
· Avaliar
a necessidade do uso consciente da água, interpretando informações sobre o seu
tratamento e consumo;
· Identificar
e explicar os procedimentos envolvidos no tratamento da água;
· Exercitar
a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências,
incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a
criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e
resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos nas diferentes áreas;
Observe o esquema
das etapas do tratamento de água:
Atividade 1:
Com o auxílio de pesquisas em livros didáticos e internet, descreva as etapas do tratamento de água que são realizadas nas Estações de Tratamento de Água – ETA.
Vídeo “Sabesp –
Processos de tratamento de água”.
Atividade 2:
Após
assistir o vídeo reflita sobre as etapas do tratamento, o consumo e o uso
consciente da água. Escreva as principais ideias do vídeo no quadro abaixo
Atividade 3:
Utilize o Simulador “Preciso de Oxigênio” disponível
em:
selecione
o item 2 (vermelho) “Despejo de Esgotos”. Efetue a leitura do texto do lado
esquerdo da tela, manuseie o simulador para observar as consequências no
despejo do esgoto no lago e responda às perguntas sugeridas.
Além
de utilizar e explorar o simulador realize pesquisas mais específicas para
responder as perguntas abaixo sobre a Qualidade e Tratamento de Água.
1.
Qual
a diferença entre água pura e potável?
2.
Por
que há a adição de cloro numa das etapas do tratamento da água?
3.
Por
que se adiciona o hidróxido de cálcio e o sulfato de alumínio para que ocorra a
etapa da floculação, no tratamento de água?
4.
Qual
a função da filtração após a floculação?
Fonte: São Paulo faz escola – Ciências da
Natureza – Ensino Médio – Química – Vol.1- 2ª Série
Comentários
Postar um comentário