Atividade para estudo - Química - 2ª Série - Ensino Médio


Atividades para estudo – 2ª Série – Ensino Fundamental – Química

Tema: “Qualidade e Tratamento de Água”

Habilidades:



· Desenvolver uma consciência socioambiental, buscando alternativas para resolver problemas e criar soluções individuais e coletivas para pensar/repensar na utilização de água em âmbito local, regional e global;
· Fazer uso da linguagem química para expressar conceitos relativos à pureza das soluções e à concentração de solutos em sistemas líquidos;
·    Aplicar o conceito de concentração para avaliar a qualidade de diferentes águas;
·   Reconhecer como a solubilidade e o calor específico da água possibilitam a vida no planeta;
·      Refletir sobre o significado do senso comum de água “pura” e água potável;
·    Avaliar a necessidade do uso consciente da água, interpretando informações sobre o seu tratamento e consumo;
·       Identificar e explicar os procedimentos envolvidos no tratamento da água;
·  Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos nas diferentes áreas; 


Observe o esquema das etapas do tratamento de água:

Atividade 1:

Com o auxílio de pesquisas em livros didáticos e internet, descreva as etapas do tratamento de água que são realizadas nas Estações de Tratamento de Água – ETA.



Vídeo “Sabesp – Processos de tratamento de água”.   


                                         https://www.youtube.com/watch?v=P2ShcHsEGts


Atividade 2:

Após assistir o vídeo reflita sobre as etapas do tratamento, o consumo e o uso consciente da água. Escreva as principais ideias do vídeo no quadro abaixo


Atividade 3:


Utilize o Simulador “Preciso de Oxigênio” disponível em:
selecione o item 2 (vermelho) “Despejo de Esgotos”. Efetue a leitura do texto do lado esquerdo da tela, manuseie o simulador para observar as consequências no despejo do esgoto no lago e responda às perguntas sugeridas.
Além de utilizar e explorar o simulador realize pesquisas mais específicas para responder as perguntas abaixo sobre a Qualidade e Tratamento de Água.

1.      Qual a diferença entre água pura e potável?
2.      Por que há a adição de cloro numa das etapas do tratamento da água?
3.      Por que se adiciona o hidróxido de cálcio e o sulfato de alumínio para que ocorra a etapa da floculação, no tratamento de água?

4.      Qual a função da filtração após a floculação?


Fonte: São Paulo faz escola – Ciências da Natureza – Ensino Médio – Química – Vol.1- 2ª Série 

Comentários